CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

domingo, 23 de agosto de 2015

QUEM SE HABILITA? UMA "DUPLA FEMININA" SERIA MUITA PRETENSAO NA POLITICA CARAUBENSE?


Resultado de imagem para a participaçao da mulher na politica
                                                            AGENC GM-7


AGENC GM-7 * Caraubas/RN "Que nunca me falte o sorriso, que minha inquietude e ousadia sejam mais fortes que minhas emoções, e não desfaleça de meus sonhos" Com essa expressão elevo a uma discussão de alta relevancia que merece ser revista com bons olhos, não com preconceitos ou afirmando: 
"deixem para amanha, elas tem muito tempo para se prepararem".
Que tal uma mulher na chapa majoritária em nossa politica? Algumas cidades do RN, em especial do Oeste, tem valorizado a presença feminina em chapas majoritárias. Uma mulher participar na atual conjuntura não é facil, "será briga de titãs", como disse uma amiga.
Em escala global, regional e local, a liderança das mulheres e sua participação política estão comprometidas. As mulheres estão sub-representadas como eleitoras e em posições de liderança , seja em cargos eletivos , de serviços públicos, no setor privado ou na academia. Isso ocorre apesar de suas habilidades comprovadas como líderes e agentes de mudança, e de seu direito de participar igualmente na governança democrática.
As mulheres enfrentam dois tipos de obstáculos à participação na vida política. Os obstáculos estruturais, por meio de leis e instituições discriminatórias, ainda limitam as opções das mulheres de votar ou concorrer a um cargo. Em linhas gerais, o imaginário determina lacunas de capacidade que significam que as mulheres são menos prováveis ​​do que homens de ter a educação, os contatos e os recursos necessários para se tornarem líderes eficazes.
A nossa politica tem traços de monopólio, onde apenas o homem é visto como o capacitado, o mais preparado, e esquece que um nome feminino pode ser colocado no páreo, quebrando alguns preconceitos e barreiras, despertando assim, o interesse por parte delas, galgarem subir um degrau, tão dificil em nossa politica sucessória.
Olho de um prisma que duas chapas com seus prés, despontam como possiveis a disputarem a corrida sucessora ano que vem. 
E as mulheres onde ficam? 
Em nossa historia quantas mulheres disputaram a prefeitura na cabeça ou como vice? 
Esta na hora de se rever essas posições, e colocar nomes que possam apontar futuras pretensas ao cargo mais cobiçado, sentar na de gestor no Palacio Jonas Gurgel.
Alguns nomes já foram cogitados e que quase emplacava em outras campanhas, mas devido a conjuntura e estrategias de partido, as retiraram do páreo com reais chances de conquista. Cada uma querendo ou não, foram  e poderão ser lembradas. 
Caraubas sempre teve participação de mulheres na composição da Câmara de Vereadores, Amelia Fernandes, Alzenira Oliveira, Neuman Gurgel, Denise Alves, Socorro Melo. 
Desperta tu, ó cidade, para escolheres dentre as mil, uma mulher no futuro bem proximo a ser uma representante maior do municipio.
"Uma mulher só entra como vice em uma dessas chapas propostas como vice, se enfrentar a guerra de titãs" 
"Voce muda por dois motivos: ou por ter aprendido de mais, ou por ter sofrido mais ainda. E digo mais: que nós mulheres não olhemos para traz, não é pra lá que iremos, não olhem, repito".
"Seria muita pretensão nossa sonhar, sonhar por uma dupla feminina na atual conjuntura".!!!???
# Não sou polemico, mas um descobridor de tesouros. Digo  de talentos"
                                                                                  AGENC GM-7




Nenhum comentário:

Postar um comentário