CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

"ROTA DA SECA" E "REPORTER GM-7" MOSTRAM QUADRO DOS RESERVATORIOS NO INTERIOR DO RN

Reporter GM-7
dourado_currais

A Expedição Rota da Seca, promovida pela Aphoto (Associação Potiguar de Fotografia), percorreu o interior do estado para mostrar a realidade dos reservatórios. 

"Viajar e fotografar, é desdobra a vida em duas vidas em tela e fotos como artes que retrata uma panorama do real em nosso Sertão nordestino" (Gilmar Marques - Poeta e Escritor).

Idealizador do projeto, o fotógrafo Alex Gurgel define uma das cenas captadas: Açude Dourado, em Currais Novos, completamente seco, com seus tons ocre no final de tarde”.



AGENC GM-7 * Caraubas/RN - Esse Repórter GM-7 * Caraubas/RN - Gilmar Marques, na trilha da seca, em um final de tarde e de manhã cedo, tenho feito uma pesquisa de campo sobre os nossos reservatorios de nossa urbe amada. É uma lastima. Calor forte e sol escaldante comprometem criar o que resta, vindo de um ano passado (2014) de dificuldades, que prenunciava um 2015 catastrófico. Qual o papel do poder publico nesse momento? Assorear os secos e criar mais reservatorios, pois dispomos de máquinas, o que dantes não tinhamos.

Fico a pensar... estamos no ultimo de agosto, 31, segunda-feira. Meio dia, Setembro Negro já deu as caras no seu tom amarronzado, sombrio, seco e desesperador. As arvores já balançam aos ventos que ainda temos com abundância porque não há mais folhas. Até lá, são cinco meses à espera, se Deus permitir, com as esperanças de um bom inverno. "Abras as comportas do céu, Senhor".

Pobres dos criadores. A quem clamar? Aos politicos insensíveis, insensatos, sem compromisso, que vivem as mesmices de outros governos? Não!!! Só há um apelo: "Olhar para os céus  e rogar ao dono da seara, das chuvas seródias de tempo, e pedir com o coração ao Supremo Senhor que derrame bênçãos de águas. O momento exige fé e volta-se para Ele".
Temos dois reservatórios na cidade que já não tem o liquido 100% oxigenada. Peixes mortos mostram as cores do cenário esverdeado.

Neste domingo(30), na Chácara do Tenente Maia deitei meus olhos e pude vislumbrar sobre o açudinho, e vi o desespero gritante que está para ocorrer. O gado, a ovelha, o cavalo, o porco, as galinhas, guinés, os pássaros e o jumentinho, sentirão a falta do precioso liquido. Preocupações para os seus donatários e empregados.

"Viajar e fotografar, é desdobra a vida em duas vidas em tela e fotos como artes que retrata uma panorama do real em nosso Sertão nordestino" (Gilmar Marques - Poeta e Escritor).






Nenhum comentário:

Postar um comentário