Cometa: em termos de distância no universo, o astro passou muito perto da Terra © Thinkstock Cometa: em termos de distância no universo, o astro passou muito perto da Terra
São Paulo – Um cometa passou de “raspão” pela Terra hoje (22) às 11:30, segundo a Nasa. Chamado de P/2016 BA14, o astro ficou a apenas 3,5 milhões de quilômetros do planeta – nove vezes a distância até a Lua

Os cientistas da agência espacial acreditam que o pequeno tamanho do astro se deve ao seu possível despreendimento de outro cometa, o 252P / LINEAR, que passou ontem (21) perto da Terra.

"Talvez durante uma passagem pelo sistema solar ou durante uma aproximação por Júpiter, um pedaço possa ter se desmembrado do 252P e originado o BA14", comenta a Nasa em um comunicado

Isso pode ter acontecido, pois cometas são feitos, basicamente, de pedaços de gelo, rocha e compostos orgânicos. "Nós descobrimos que os cometas são coisas relativamente frágeis em 1993, quando o cometa Shoemaker-Levy 9 foi encontrado e seus pedaços foram ligados a um sobrevoo de Júpiter”.

Tudo na ordem e comando de Deus...

       Os seres humanos deste planeta são criaturas complexas, desequilibradas, das quais existe uma desordem na sua maneira de viver, seu corpo não obedece a sua alma, sua razão está em conflito com suas paixões, para se chegar ao Deus Uno, o ser humano passa por uma existência de luta, de vontade e desejo, que se concretiza com suas ações.
         O universo conhecido, segundo estudos tem aproximadamente 14 bilhões de anos, surgiu do nada, segundo os sábios, de uma grande explosão. Pelo ato puro, a tentativa de provar a existência de Deus com o uso da lógica. Onde suponha-se que uma semente é um carvalho em estado de potência e que o carvalho é a mesma semente em estado de ato. O desenvolvimento de potência em ato é chamado de atualização. Entretanto, um carvalho não se atualiza sozinho, ele necessita de um carvalho anterior a ele, que gera a semente a se desenvolver no processo de atualização.
 
A vida humana surge como uma semente, que nasce, cresce e morre?
 
Dessa forma, cada ser em potência necessita de um ser em ato anterior a ele para se atualizar. Cada carvalho necessita de um carvalho mais antigo de modo a se recuar numa série de seres em potência e ato, cada ser em ato gerando um novo ser em potência, que se atualiza e gera outro ser em potência. Essa regressão não pode ser infinita porque uma série de causas que se estende infinitamente nunca vai produzir um efeito, é impossível atravessar um tempo infinito entre a causa e o efeito.
 
Qual ser em ato anterior deu potência ao “Ser-humano”?
 
Então, para que o Universo faça sentido, deve haver um ser em estado de puro ato, aquele que não possui potência alguma, logo não precisa se atualizar e não depende de um ser preexistente. Esse ser, a quem se pode chamar Deus Uno, sempre existiu porque nunca teve um estado de potência, não possui uma origem e um processo de desenvolvimento. Nessa condição, ele pode dar início a toda a cadeia de atualizações que culmina na semente proposta inicialmente.
 
A partir da existência de Deus a existência do “Ser-humano” adquiriu sentido?
 
O argumento se fundamenta na causalidade e na finitude do tempo, as mesmas premissas do argumento da causa primeira e, de fato, os dois argumentos estão intimamente ligados.
Para a busca de respostas para as prováveis perguntas, recomenda-se aplicar a Lógica Dialética, e não aplicar a Lógica Matemática, pois a questão é ampla e imprecisa ao longo de um diálogo direcionado a compreensão e entendimento.
A vida a qual percebemos e visualizamos conforme nossa representação é a manifestação de algo que existe e é o princípio de tudo, capaz de atualizar o tempo e espaço a nossa volta.
 
Em que medida o “Ser-humano” pode acreditar no Ato Puro?