CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quarta-feira, 20 de abril de 2016

21 DE ABRIL DIA DE TIRADENTES, UM ATIVISTA POLITICO COM IDEIAS



Em 21 de abril, comemoramos o Dia de Tiradentes, um mártir da história brasileira.

Joaquim José da Silva Xavier foi um ativista político com notória atuação na época do Brasil Colonial. Nasceu no distrito de Pombal em Minas Gerais, sua data de nascimento é desconhecida, porém, foi batizado em 12 de novembro de 1746. 

Os pais de Joaquim José morreram quando ele ainda era pequeno, então o menino ficara sob tutela de um primo dentista que morava nas Minas Gerais, onde mais tarde, aprenderia a profissão que lhe rende o apelido pelo qual foi imortalizado. 

Trabalhou ainda como mascate, minerador, tropeiro e foi militar. Já morando nas Minas Gerais, Tiradentes via um cenário de declínio da economia local.

A cana de açúcar já não rendia tanto lucro para o então governo de D.João V, então o mesmo intituiu que o povo das Minas Gerais deveria pagar, semestralmente, cem arrobas de prata, destinadas à Real Fazenda. 

Um valor considerado fora dos padrões pela maioria. 

Sem aceitar as imposições de D. João, Tirandentes se une ao grupo dos Inconfidentes Mineiros, que logo ganhariam o apoio popular. 

Os principais planos dos inconfidentes eram: estabelecer um governo republicano independente de Portugal, criar industrias no país que surgiria, uma universidade em Vila Rica e fazer de São João del-Rei a capital. 

Logo o governo descobriria os planos do inconfidentes e grupo dos homens que lutavam por condições melhores fora preso. inicialmente, Tiradentes negou sua participação na revolta, porém, assumiria a responsabilidade de tudo, inocentando seus companheiros. 

Em 21 de abril de 1792, foi enforcado como punição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário