CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sábado, 25 de junho de 2016

PESQUISA DE SATISFAÇÃO SOBRE SERVIÇOS PUBLICOS SERÁ FEITA PELO FACEBOOK

facebook 

O governo brasileiro vai participar de uma pesquisa de satisfação dos cidadãos sobre serviços públicos prestados pelo Estado. 

Financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a pesquisa compreende cinco serviços nacionais: marcação de consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), emissão de carteira de trabalho, de motorista, de identidade e segunda via de registro de nascimento.

A ação é a segunda etapa de projeto do BID chamado “Simplificando Vidas”. A rede social Facebook servirá de plataforma para a pesquisa de satisfação.

De acordo com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), responsável por acompanhar a ação no País, a primeira avaliação – sobre emissão de carteiras de trabalho – deve ocorrer até o primeiro semestre de 2017. Após diagnóstico, o BID disponibilizará método de simplificação dos serviços, abordando pontos-chave para o aprimoramento das iniciativas avaliadas.

TCU DÁ 15 DIAS PARA EMPREITEIRAS EXPLICAREM CARTEL


As 16 maiores empreiteiras do país, acusadas de formação de cartel em licitações da Petrobras, têm prazo de 15 dias para entregar sua defesa ao Tribunal de Contas da União (TCU). As licitações foram para a construção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco.

Os ministros do TCU, reunidos na última quarta-feira, decidiram que caso elas não apresentem as explicações poderão ser consideradas inidôneas ficando impedidas durante cinco anos de participar de licitações do governo. O relator do processo, ministro Benjamin Zymler, disse que o tribunal poderá considerar a colaboração das empresas para determinar as penas.

O início do julgamento do TCU contra as grandes construtoras acontece em mais uma semana de muita agitação nas áreas criminal e política em Brasília. Um dos desmembramentos das investigações da Operação Lava-Jato, a Operação “Custo Brasil”, identificou esquemas de pagamento de propina que levaram a prisão do ex-ministro do Planejamento no governo Lula, e das Comunicações, governo Dilma Rousseff, Paulo Bernardo. Ele é marido da senadora Gleisi Hoffman (PT-PR).


HERANÇA MALDITA: BRASIL PERDE 72.615 EMPREGOS FORMAIS EM MAIO

 

 O Brasil perdeu 72.615 vagas formais de emprego em maio deste ano, informou nesta sexta-feira, o Ministério do Trabalho. Segundo balanço publicado n’O Globo, o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é fruto de 1.209.991 contratações e 1.282.606 demissões no período.

Trata-se do décimo quarto mês seguido de fechamento de vagas com carteira assinada. O saldo divulgado ficou dentro das estimativas de analistas do mercado financeiro consultados pelaAgência Estado, que esperavam volume de empregos fechados em maio entre 40 mil e 120 mil. Com isso, a mediana ficou negativa em 88 mil postos.

O número de postos fechados em maio deste ano foi menos intenso do que em igual mês do ano passado, quando foram extintas 115.599 vagas. Porém, superou o fechamento de 62.844 vagas formais de emprego em abril de 2016.

No acumulado deste ano até maio, o saldo de postos fechados é de 448.101 pela série com ajuste, a mais intensa para o período desde o início da série histórica, em 2002. No acumulado dos últimos 12 meses, o país encerrou maio sem 1.781.906 vagas, também com ajuste.

SEPARAÇÃO DO REINO UNIDO PREOCUPA GOVERNO TEMER

índice 

Nos bastidores, há uma avaliação do governo Michel Temer de que a decisão do Reino Unido de se separar da União Europeia criará mais turbulência econômica no cenário internacional por meses até que o divórcio seja concluído. Isso é ruim para o Brasil, que enfrenta dois anos seguidos de recessão e que ensaiava uma recuperação a partir do segundo semestre. Ou seja, pode complicar a retomada do crescimento.

Também poderá dificultar as negociações para o Mercosul fechar um acordo comercial com a União Europeia. Essas tratativas deverão ter de aguardar uma estabilização das relações entre o Reino Unido e a Europa. A separação pode ter influência no debate a respeito da flexibilização de regras do Mercosul. Temer disse hoje que o Brasil avalia propor uma mudança na norma que dificulta o fechamento de acordos bilaterais.

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, é um crítico antigo do Mercosul. Ele avalia que o bloco emperra o fechamento de acordos bilaterais. Hoje, o próprio Serra admitiu a possibilidade de o Brasil se aproximar mais do Reino Unido após a decisão de separação da União Europeia.

INFLAÇÃO PREVÊ ALTA NOS PROXIMOS 12 MESES


Os consumidores brasileiros preveem uma inflação de 10,5% nos próximos 12 meses. A estimativa, da pesquisa Expectativa de Inflação dos Consumidores, realizada neste mês pela Fundação Getulio Vargas (FGV), é 0,2 ponto percentual superior à registrada no levantamento de maio (10,3%) e interrompe uma trajetória de três meses de queda.


A maior elevação da expectativa de inflação ocorreu entre os consumidores da faixa de renda mais baixa. Entre eles, a taxa cresceu 0,6 ponto percentual e chegou a 11,3%.

MORRE DE CÂNCER AOS 22 ANOS EX-MISS MUNDO DA NICARAGUA 2014



A modelo Yumara López, 22 anos, que foi Miss Mundo da Nicarágua em 2014, morreu nesta quinta-feira (23) em decorrência de um câncer no cérebro. Yumara representou o país no concurso de beleza meses após descobrir que tinha câncer.

Segundo o jornal ‘El Nuevo Diario’, Yumara lutava contra a doença há dois anos. Em abril deste ano, a modelo afirmou ao jornal que os médicos não conseguiram detectar o tumor no começo,

Yumara foi internada por uma bactéria no estômago e, após a realização de vários exames, foi para El Salvador fazer uma biopsia no cérebro. López chegou a perder os movimentos por causa da doença.
Nas redes sociais, o representante do Miss Mundo na Nicarágua, Denis Dávila, prestou uma homenagem à miss. 

“Sua luz brilhará sempre nos corações de quem te amamos, guardaremos tua lembrança como uma inspiração de valentia, coragem e luta”, disse ele.