CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quinta-feira, 21 de julho de 2016

PESQUISA DATAFOLHA SOBE TEMER E DILMA PROVOCA POLEMICA; JORNAL NEGA QUE TENHA HAVIDO ERRO

Consulta é criticada por blogs pró-Dilma; jornal nega que tenha havido erro.  
© Foto: André Coelho/Agência O Globo 
Consulta é criticada por blogs pró-Dilma; jornal nega que tenha havido erro. 
 
Agência O Globo  - Uma polêmica sobre pesquisa Datafolha divulgada no domingo passado pelo jornal “Folha de S.Paulo” levou a direção do jornal a publicar esclarecimento em seu site na quarta-feira.
Blogs que apoiam a presidente afastada, Dilma Rousseff, acusaram o jornal de ter manipulado a pesquisa a favor do presidente interino, Michel Temer. A direção da “Folha”, porém, negou equívoco e reafirmou a reportagem sobre a consulta.
O centro do imbróglio é uma pergunta sobre a permanência de Temer ou a volta de Dilma. “Na sua opinião, o que seria melhor para o país: que Dilma voltasse à Presidência ou que Michel Temer continuasse no mandato até 2018?” foi a questão feita aos entrevistados em 14 e 15 de julho. Para 50%, Temer deve ficar, enquanto 32% responderam que Dilma deve reassumir e 3% disseram que preferiam nova eleição.
Os críticos afirmaram que teria havido erro na pesquisa porque a opção sobre novas eleições não teria sido oferecida aos entrevistados.
Em seu site, na quarta-feira, o jornal publicou: “Não há erro, e tanto a ‘Folha’ quanto o Datafolha agiram com transparência”, afirma Alessandro Janoni, diretor de pesquisa do instituto.
O Datafolha informou que a opção “novas eleições” foram mencionadas espontaneamente por 3% dos entrevistados e, portanto, ela foi incluída na pesquisa.
“Se uma alternativa é citada espontaneamente por mais de 1% dos pesquisados, isso deve ser destacado”, afirmou Janoni na reportagem.
O Datafolha acrescentou que foi feita uma pergunta explícita sobre a realização de nova eleição e que 62% se disseram favoráveis. Essa questão não foi reproduzida na reportagem divulgada pela “Folha”.
Sobre a não publicação de algumas questões do relatório, Sérgio Dávila, editor-executivo da “Folha”, afirmou que é prerrogativa do jornal escolher o que acha jornalisticamente mais relevante no momento em que decide publicar a pesquisa.
“O resultado da questão sobre a dupla renúncia de Dilma e Temer não nos pareceu especialmente noticioso, por praticamente repetir a tendência de pesquisa anterior e pela mudança no atual cenário político, em que essa possibilidade não é mais levada em conta”, disse Dávila, no texto publicado no site do jornal paulista.
Dávila ressalta que não é incomum o Datafolha fazer mais perguntas do que as que acabam sendo utilizadas nas reportagens.
A realização de novas eleições é uma tese que passou a ser defendida por Dilma desde que foi afastada do cargo, após o Senado aceitar a abertura do processo de impeachment.
A pesquisa teve margem de erro de dois pontos percentuais e ouviu 2.792 pessoas em 171 cidades.

SAUDE REVELA QUE FORAM REGISTRADOS 354 MORTES POR SUSPEITA DE MICROCEFALIA NO BRASIL


microcefaleia

O Ministério da Saúde revelou ontem que o Brasil acumula 1.709 casos confirmados de microcefalia, dos quais 267 tiveram confirmação em laboratório para zika. 

O governo considera que houve infecção pelo vírus na maior parte das gestantes que tiveram bebês com a má-formação. Também foram registradas 354 mortes por suspeita de microcefalia e/ou outra alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gravidez. 

O número representa 4,1% do total de casos notificados.

PARTIDOS NÃO CONSEGUEM CONVENCER JUIZ SÉRGIO MORO A SE FILIAR


Vários partidos – menos PT e aliados, obviamente – têm enviado emissários para eventos em que o juiz federal Sérgio Moro, comandante da Operação Lava Jato, faz palestra ou prestigia.

Segundo a Coluna Esplanada, a intenção, vã até agora, parece provocação ou armadilha para um homem de perfil notoriamente pragmático: tentar persuadi-lo a entrar na disputa presidencial em 2018 ou a algum outro cargo eletivo.

Moro reafirma que é nula a chance de se candidatar a cargo “nas próximas ou em qualquer eleição”, mas a amigos não esconde regozijo quando é citado em pesquisas.

TSE DISPONIBILIZA SISTEMA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAIS



Já está disponível, desde ontem, o download, no site do TSE, do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). A ferramenta deve ser utilizada por candidatos e partidos para registrar a movimentação financeira da campanha e gerar a prestação de contas eleitoral. Quanto às enquetes referentes ao processo eleitoral estão proibidas.

Enquete é a simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem a utilização de método científico para sua realização. Já a pesquisa eleitoral, que está permitida e deve ser registrada, utiliza dados estatísticos realizados junto a uma parcela da população de eleitores.

CAROL FERNANDES "PR/PMDB" JUNIOR PRAXEDES(JP) TERÃO NOMES HOMOLOGADOS DIA 31

Carol Fernandes/Junior Praxedes (JP)

AGENC GM * Caraubas/RN - O Partido do Movimento Democratico Brasileiro - PMDB e o Partido Republicano - PR realizam sua Convenção no dia 31 (domingo), para homologar os nomes de Carol Fernandes prefeita e Junior Praxedes (JP) vice, PR/PMDB.

ReporterGM-7 * Gilmar Marques

PSD E DEM DE CARAUBAS/RN REALIZAM SUA CONVENÇÃO DIA 30

Paulo Brasil, Toinho Boêmio e Junior Alves

AGENC GM * Caraubas/RN - O Partido da Social Democracia, PSD realiza sua Convenção no dia 30 (sabado), na Maçonaria, para homologar os nomes de Junior Alves prefeito e Paulo Brasil vice, PSD/DEM.

ReporterGM-7 * Gilmar Marques



PROPOSTA ALTERA LEGISLAÇÃO PENAL E OBRIGA CONDENADO A REPARAR DANO CAUSADO À VITIMA


cena do crime

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 574/15, do deputado Capitão Fábio Abreu (PTB-PI), que altera o Código Penal (Decreto 2.848/40) e a Lei de Execução Penal (Lei 7.2010/84). A proposta estabelece a reparação do dano causado pelo crime como condição para que o condenado tenha direito à progressão de regime do cumprimento da pena, à suspensão condicional da pena e ao livramento condicional.

Pela legislação atual, somente os condenados por crime contra a Administração Pública podem ter a progressão condicionada à reparação do dano. “A reparação do dano causado à vítima está intimamente relacionada à finalidade da sanção penal, pois é preciso que o condenado assuma as consequências dos seus atos e a responsabilidade de atenuar ou compensar os danos causados à vítima”, justifica o autor.

Abreu acrescenta que para restaurar os laços sociais rompidos pelo crime é fundamental o compromisso com a reparação. “É elementar ao convívio social que as pessoas assumam as consequências de seus atos e respondam pelos danos causados”, completou. O projeto determina ainda que 100% da remuneração do preso seja utilizada na reparação do dano.