CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

terça-feira, 21 de março de 2017

DIAS TOFFOLI: "SISTEMA BRASILEIRO ESTÁ FALIDO"

STF / LAVA JATO
STF / LAVA JATO

Ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira, 20, que o sistema brasileiro “está falido” e defendeu a adoção do modelo de lista fechada como um “teste provisório”, não definitivo.
“Claramente esse (atual) sistema está falido. Ele leva à possibilidade de compra de votos, ele leva a uma fragmentação política cada vez maior no sentido de um maior número de partidos sendo criados, isso leva a um governo de cooptação, e não de coalização. Então o que temos é realmente repensar e mudar esse sistema o quanto antes”, disse o ministro a jornalistas, depois de participar do Seminário Internacional sobre Sistemas Eleitorais, na sede do TSE.

Na avaliação do ministro, cabe ao Congresso Nacional discutir o melhor modelo a ser adotado no Brasil. Para Toffoli, o sistema de lista fechada pode ser uma opção, mas não definitiva.

“Ela (a lista fechada) pode ser uma saída, um teste provisório para ver como é que funciona. Não definitivo, mas num momento de transição do atual sistema”, comentou Toffoli.
O ministro defendeu a adoção do modelo alemão, no qual se adota um sistema misto, em que os eleitores votam no partido e nos candidatos de cada distrito.
“Eu acho que o melhor sistema para se introduzir no Brasil seria o alemão, mas esse depende de mudança constitucional. Você vota metade do parlamento no partido, metade no distrito, então você aproxima as pessoas”, disse Toffoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário