CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

terça-feira, 18 de abril de 2017

Cúpula de segurança do estado discutiu “madrugada segura” em Caraubas/RN na Ufersa com a sociedade.


AgencGM-7 * Caraubas/RN – Parabéns aos três poderes e a cúpula da policia militar do estado. “Segurança é um dever do estado, não do município”. O auditório da UFERSA foi palco de um momento histórico nesta terça(18/04) para o município de Caraubas, cidade cravada no meio do Sertão potiguar.. Presentes, todos os comandantes em todas as áreas de segurança estadual.
Com a sociedade presente foi debatido o tema de insegurança (”Madrugada Segura”) que ora vive o solo norteriograndense, especialmente em Caraubas/RN e região que passa por momentos criticos com roubos, furtos e assaltos.
Preocupado com a proporção da onda de assaltos que tomou de conta na terra das caraubeiras, o prefeito Junior Alves(PSD),  em reunião com a cúpula de segurança do estado, com sua equipe e o Poder Legislativo conseguiram uma solução de combate com o “Madrugada Segura”. 

As diligencias do “Madrugada Segura” é uma ação continua da politica estadual da PM que visa coibir as frequentes ondas de assaltos e roubos a bancos nas regiões do estado. A sede do contingente será em Caraubas, a base será numa residência patrocinada pela gestão com que ajuda com alimentação. Quem ganha é Caraubas, quem ganha é a população.
O prefeito Junior Alves deu as boas vindas depois que os cerimonialistas (Vivian Cristina e Paulo Walter) passaram o microfone. Assim se expressou o gestor:


 

“Vivemos um momento impar na nossa historia, conseguimos reuni a cúpula da Policia Militar em nosso município para debatermos sobre a segurança, que com essas ações irá mudar um pouco do que vivemos”, disse o prefeito.  Ele ainda adiantou: “A politica passou, vamos nos unir, todos os poderes em prol do nosso município”, enfatizou Junior Alves em aplausos.
O Coronel Mendonça que é subcomandante fez uma abordagem das ações:
“Segurança Publica é dever do estado”, falou Mendonça. “Falando dos desafios, e que contará com o apoio da população” asseverou:
“Agradecemos o apoio do prefeito e a disposição de montar essa parceria. São três equipes de 12 homens reversando de seis em seis dias coibindo ações tais como combate a drogas, furtos, assaltos e menores no volante”, enfatizou o comandante. E adiantou: “São ações pontuais com operações continuas, e Isto nos dar dará uma sensação de segurança”, disse.
O vice prefeito Paulo Brasil começou sua fala dando ênfase a fala do prefeito: “Como já falou o prefeito, é uma necessidade urgente, nosso apoio a este projeto nos trará mais segurança”, disse Paulo.
O presidente da Câmara vereador Josean Fernandes de Amorim fez uma abordagem através de pesquisas os dados dos últimos 10 anos no estado até hoje, discorrendo especialmente que o Presidio Provisorio local dispõe de 40 PM’s. “Temos dados que o presidio local tem disponível quarenta policiais e apenas três PM’s nas ruas e mais dois na Policia Civil. A missão da policia não é fácil, não devemos só culpar as autoridades politicas local e estadual, cada um de nós temos que contribuir de uma forma que possa ajudar o efetivo”, comentou o presidente. Sobre o encontro com o secretario de segurança: “Não foi muito bom, não atendeu a nossa expectativa”, criticou o edil.
Um dos momentos mais esperado foi a fala do meritíssimo senhor juiz Dr. Pedro Paulo. O que ele teria a comentar? “A questão da segurança não é papel do município, é um deve do estado, ele que deve aparelhar e dar suporte aos trabalhos ostensivos da PM no combate em busca de eliminar a criminalidade”, iniciou o juiz. Sobre o seu papel como juiz assim explanou: “Hoje temos 215 presos confinados no presidio, não existe nenhum atraso nos processos com seus 18 presos caraubenses”, disse. Sobre seu bom relacionamento com a policia ele citou seu avô: “Sou neto do Tem. Antonio Olegário dos Santos”. O juiz conclamou a comunidade a ajudar os policiais: “A sociedade também tem que desempenhar o seu papel, contribuir, ela também tem sua culpa”, finalizou. “Parabenizo mais uma vez a ação que não é obrigação sua, é do estado do prefeito dispor com sua atitude por esta ação, a PM e o legislativo” ponderou o titular da Comarca.
Facultada a palavra à mesa, ninguém se opôs. Em seguida foram abertas três falas ao auditório. Falaram a presidente do SINDSPMC Wésia Sena que citou a necessidade do bairro Leandro Bezerra, o mais populoso com ações eficazes que surtam efeitos: “Pedimos que olhem para o mais populoso bairro da cidade, o bairro que tem como morada fixa do refeito. E parabenizo o prefeito por este ato, ao juiz pelo seu honroso oficio”, disse.
Junior do Sindicato explicitou sua fala com uma indagação apropriada: “A falta de segurança é generalizada, é em todo o país”, indagou. Cobrando e reivindicando ele falou: “Quero propor: tirar daqui uma agenda que surta efeito, que não fique distante dos três poderes e das PM’s , que realizem encontros para reavaliarem de três em três meses, se a gente não dialogar, nos distanciamos dos nossos objetivos. Mão podemos nos afastar, temos que nos aproximar, avançar”, propôs Junior do Sindicato.
Representando a imprensa, o Reporter/blogueiro Leysson Carlos indagou: “Estas ações para se tornar de fato eficazes tem que ser preventiva, se não tudo feito poderá se perder, ficar no meio do caminho”, disse.
Respondendo a Leysson, o Coronel Mendonça fez uso da palavra: “Se o filho não ensinado, educado em casa, não é apenas a escola que cumprirá o seu papel a educa-lo, os valores não melhoram. Somos multiplicadores de opiniões”. Reforçando o desempenho com amor do efetivo policial, ele falou: “Todos esses homens aqui são heróis, são eles que trabalham de manhã, tarde e madrugada”. Sobre o caduco Código Penal ele afirmou que tem que ser revisado, o que foi feito foi pouco, melhorou, mas poderá melhorar ainda mais. Ele é de 1941, tem que ser reformado.
O radialista Lopes Vieira como sempre opinou da sua forma. “A PM, ao judiciário peço que devam combater os adolescentes que empinam motos, que ficam até tarde da noite com os motores roncando acordando idosos, crianças e roubando o sono da população”, comentou.
O vereador Edu Licurgo usou da palavra afirmando que teve com o secretario e ele afirmou que o mesmo quis transferir a responsabilidade para o município: “Vamos ficar com os mesmos três policiais, até porque esse trabalho que será bom, e quero agradecer o prefeito pela a atitude desse momento”. “Mas volto a dizer é pouco pra Caraubas os policiais efetivos no municipio, essa base é para as ações”, disse Edu.  O juiz usou da replica de Edu em um aparte: “Ia até esquecendo, há uma escola que tem o maior índice de prisões entre alunos adolescentes”, revelou dados chocantes. Dr Pedro Paulo irá participar de um debate numa escola a discorrer sobre o tema: “Adolescentes e a violência”. “Nós, prefeitura e Câmara temos que fazer acontecer”. “A guarda municipal (que Edu mencionou) é legal com poder de policia, que é uma saída”, replicou.
O Capitão Medeiros reportou a fala do Edil edu Licurgo: “O promotor nos ajudou e muito nos ajudando. Teve um caso em Angicos que o prefeito queira mandar servidores para ajudar. O guarda municipal pode ajudar sim, mas tem coisas que tem que ter cuidados porque eles não sabem atender pelo 190 e outras coisas”, afirmou e muito aplaudido.
O tenente Almeida responsável pelo comando em Caraubas revelou dados nos seus três meses de estadia no municipio. Demonstrando o empenho na combatividade da criminalidade.
No final o prefeito Junior Alves contestou a fala de Edu que disse afirmar, na visão do gestor que não seria agora só três PM’s, mas sim 12 por dia e uma casa como base de apoio.
Elevaldo Pimentel fez uma abordagem do seu desempenho no municipio, aproveitou a oportunidade e parabenizou a todos, empenhado nesse projeto. No final ele concedeu entrevista a TV Caraubas pedindo a colaboração da população fornecendo um numero de telefone que será divulgado posteriormente pela TV que os nomes serão mantidos em sigilos.
Ainda depois de tudo todo o efetivo participou de uma reunião de estratégias e em seguida iriam almoçar nos restaurantes, Panorama e Portal.

FOTOS: ReporterGM-7 * Gilmar Marques




 Os blogueiros/Reporteres Gidel Morais (Icem), Lopes Vieira "o cajaca de Couro" e Leysson Carlos (Caraubasnews) 
FOTO: ReporterGM-7 * Gilmar Marques

 Cerimonialistas Vivian Cristina e o jornalista Paulo Walter



 Orquestra sinfônica Cleto de Oliveira









 Capião Brilhante, futuro Major (21/04)



 Prefeito Junior Alves

 Comandante Mendonça
 Vice Prefeito Paulo Brasil
Presidente d Câmara  Josean Amorim
 Juiz Dr Pedro Paulo

 Wésia Sena, presidente do SINSPUMC

 Junior do Sindicato

 Blogueiro/Reporter Leysson Carlos representando a imprensa

 Coronel Mendonça

 Radialista Lopes Vieira do "O Cajaca e Couro"


 Vereador Edu Licurgo


 Capitão Medeiros
 Vereador Josean Amorim e Tenente Almeida Comandante em Caraubas









 
 Texto e edição: ReporterGM-7 * Gilmar Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário