CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

APRESENTADOR DE AFILIADA DA GLOBO É DEMITIDO APÓS CRITICAR GOVERNADOR

clayton_pascarelli_rede_amazonica_free_big_fixed_big

Apresentador do Bom Dia Amazonas, da afiliada da Globo em Manaus, o jornalista Clayton Pascarelli foi demitido na quarta-feira (4), um dia depois de fazer um comentário crítico ao governador do Estado do Amazonas, José Melo, do Pros, por causa da morte de 56 presos em uma guerra de facções no Complexo Penitenciário Anísio Jobim.

No telejornal de terça-feira, foi ao ar uma reportagem sobre a visita do ministro da Justiça ao Amazonas. No final, em uma entrevista coletiva, o governador dizia que avaliava conceder um pacote de regalias aos presos do Estado. Coapresentadora do Bom Dia Amazonas, Luana Borba questionou que era “no mínimo curioso” o governador dar privilégios a detentos que cometeram uma “barbárie”. “Bom, deste governo nada mais me assusta”, questionou Pascarelli em seguida.

Embora o comentário de Pascarelli tenha sido mais leve, somente ele foi punido. Ainda na terça, foi avisado de que não apresentaria o telejornal no dia seguinte. Um diretor da emissora entrou na Redação da emissora gritando que seu telefone não parava de tocar por causa da crítica do jornalista.
Uol

FAB JÁ FEZ TRES TRANSPORTES DE ORGÃOS NOS CINCO PRIMEIROS DIAS DO ANO

fab

Apenas nos cinco primeiros dias de 2017, a Força Aérea Brasileira (FAB) já realizou três transportes de órgãos para transplantes. No dia 1º de janeiro, um coração foi transportado de Blumenau (SC) para um paciente em Curitiba (PR); no dia 2, uma aeronave da FAB transportou um fígado de Porto Seguro (BA) para o Rio de Janeiro (RJ); e outro fígado foi levado de Maceió (AL) para Fortaleza (CE) no dia 4.

A assinatura do decreto 8.783, da Presidência da República, em junho do ano passado, determina que uma aeronave esteja sempre à disposição na capital federal para essas missões. Além disso, a Força Aérea utiliza outros aviões lotados por todo o País, dependendo do trajeto a ser atendido.

QUE FAÇAM COMO OS CUBANOS, DEDIQUEM-SE: MAIS DE 10 MIL MEDICOS BRASILEIROS SE INSCREVEM NAS VAGAS DO "MAIS MEDICOS"

Mais médicos

Mais de 10,5 mil brasileiros se inscreveram para concorrer a cerca de 1,2 mil vagas do Mais Médicos. Entre as vagas ofertadas nesta etapa, 708 estão atualmente ocupadas por médicos cubanos e as demais referem-se a reposições de rotina do programa para substituir profissionais que deixaram os postos. 

O edital foi lançado em novembro de 2016.

O resultado das inscrições validadas deve sair no dia 9 de janeiro e a seleção das localidades de preferência dos médicos ocorrerá nos dias 10 e 11.

Robson Pires

MEDO DO TERRORISMO FAZ MUSEU LOUVRE PERDER MAIS DE UM MILHÃO DE TURISTAS

 
© Fornecido por New adVentures, Lda.


 
O Museu do Louvre, em Paris, instituição do tipo mais visitada do mundo, teve em 2016 menos 1,3 milhão de visitantes do que no ano anterior -uma queda de 15% atribuída pela administração do local ao medo do terrorismo que os turistas passaram e ter. No total, o museu teve 7,3 milhões de visitantes em 2016, contra 8,6 milhões em 2015.

Cerca de 70% das pessoas que vão ao Louvre são de fora da França, em especial turistas vindo dos Estados Unidos, China, Reino Unido, Espanha e Itália.

Jean-Luc Martinez, diretor do museu, disse em entrevista a uma rádio francesa que o número de americanos caiu 18%; o de chineses, 31%; e o de japoneses, 61%.

O número de franceses continuou estável entre 2015 e 2016, contudo, e ficou em torno de dois milhões. Isso mesmo havendo a diminuição das visitas escolares, por conta do endurecimento das medidas contra o terrorismo (em 2016, foram 365 mil estudantes ao museu, contra 510 mil em 2015).
Com números assim, o museu francês vê sua liderança ameaçada por instituições como o Museu Nacional da China, que teve precisamente 7,3 milhões de visitantes em 2015. Com informações da Folhapress.

MASSACRE EM MANAUS FAZ GESTÃO TEMER LANÇAR PLANO DE SEGURANÇA; CONSTRUÇÃO DE CINCO PRESIDIOS

O ministro da Justiça Alexandre de Moraes.  
© ANDRESSA ANHOLETE O ministro da Justiça Alexandre de Moraes. 


 

Pressionado pelo massacre de 56 detentos em uma penitenciária de Manaus, o governo Michel Temer (PMDB) lançou nesta quinta-feira o seu Plano Nacional de Segurança e responsabilizou a empresa terceirizada que administra o Complexo Prisional Anísio Jardim (Compaj) pela maior chacina do país desde o episódio do presídio do Carandiru, em São Paulo, há 25 anos.
O anúncio sobre o programa que orientará as ações dos Estados e da União para essa área ocorreu às pressas. Até as 17h desta quinta-feira nenhum documento havia sido divulgado detalhando como ele funcionará. Mas essa foi a estratégia de comunicação encontrada pela gestão peemedebista para se manifestar. As informações foram repassadas após uma reunião ministerial de última hora em que Temer chamou a série de homicídios cometidos por facções rivais de “acidente pavoroso”.
Neste encontro, o presidente disse que ainda não era possível responsabilizar as autoridades amazonenses pela carnificina que acabou com presos decapitados e mutilados por rivais de dentro da própria prisão. O discurso dele foi repetido pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que, ao contrário de suas primeiras declarações, disse que a responsabilidade imediata seria da Ummanizare, a empresa terceirizada que administra o Compaj. “A responsabilidade vai ser analisada pela força-tarefa que realiza a investigação, mas o presídio é terceirizado. De cara, basta verificar que houve falha da empresa”, afirmou. “Quem tem a responsabilidade imediata e quem tinha de verificar a entrada das armas é a empresa que fazia a segurança”.
A argumentação das autoridades nacionais e do Amazonas contrasta com os alertas que receberam a respeito da situação do sistema prisional em Manaus e da crise no Compaj especificamente. Em 2015, integrantes do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura – órgão então vinculado ao extinto Ministério dos Direitos Humanos e que agora está sob o guarda-chuva do Ministério da Justiça – estiveram no Compaj e em outras três presídios do Estado para concluir que “a ação da administração penitenciária é limitada e omissa diante da ação das facções criminosas” (íntegra aqui). Reportagem da TV Globo exibiu, nesta quarta, que a empresa Ummanizare também fez alertas à Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas sobre riscos durante as visitas de fim de ano.

Detalhes do plano

Na apresentado do Plano Nacional de Segurança nesta quinta, os porta-voz do anúncio que vinha sendo discutido há sete meses foram os ministros da Justiça, Alexandre de Moraes, da Defesa, Raul Jungmann, e do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen. Inicialmente o plano seria lançado no fim deste mês em um ato com a participação de todos os secretários de Segurança Pública das 27 Unidades da Federação. Algo que acabou antecipado.
Conforme a explanação de Moraes, o plano prevê a atuação principalmente em três frentes: na redução dos homicídios, feminicídios e violência contra as mulheres; na do combate integrado à criminalidade organizada; e na modernização e racionalização do sistema penitenciário.
O ministro afirmou que nos próximos meses 27 centros integrados de inteligência serão instalados nas capitais brasileiras para que as polícias se conversem e melhorem as investigações a prevenções de crimes. Nesses locais, estarão representantes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil e da Força Nacional de cada Estado. Nas regiões fronteiriças é possível que membros das Forças Armadas também participem dos diálogos.
Em princípio, os projetos voltados para reduzir os homicídios e crimes contra as mulheres se concentrarão nas capitais. Depois, serão estendidos para suas regiões metropolitanas. São nesses locais que concentraram 54% dos 52.000 homicídios dolosos (intencionais) no último ano em todo o país, de acordo com o ministro.
Na área do combate à criminalidade organizada, o Governo contará com acordos de colaboração com as polícias dos países vizinhos para intensificar o combate a crimes como contrabando e tráfico de drogas e armas nos 17.000 quilômetros de fronteira do Brasil. Já há termos assinados com os Governos da Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Outros com o Chile, Peru e Colômbia estão em vias de serem firmados.
O ministro Jungmann afirmou que, ainda nesta seara, mudará o foco da operação Ágatha, que até agora era uma ação esporádica de treinamento e combate ao crime na fronteira, passará a ser permanente e ocorrerá sem aviso prévio. “Notamos que quando a operação ocorria, os crimes diminuíam, mas depois voltavam”, afirmou o ministro da Defesa.
No terceiro tópico do plano, o Governo decidiu que incentivará a realização de mutirões carcerários e de audiências de custódias para esvaziar as penitenciárias. Hoje, cerca de 42% dos presos do país não foram julgados _são os presos provisórios. O objetivo é reduzir esse número para perto da média mundial, que é de 20%. Para que isso ocorra, a União conta que o Conselho Nacional de Justiça e outros órgãos judiciais encampem a proposta. Um incentivo para isso é uma decisão da gestão Temer de liberar recursos para a compra de 10.000 tornozeleiras de monitoramento eletrônico.
Dentro do plano estão previstas a construção de cinco noves presídios federais de segurança máxima (um em cada região do país) e a destinação de 430 milhões de reais para auxiliar os Estados a instalarem bloqueadores de sinais de telefone celular em suas prisões e a modernizá-las. Ainda não há prazo para a liberação desses recursos ou para o início das obras.

SERVIDOR FEDERAL APOSENTADO CUSTA 13 VEZES UM BENEFICIARIO DO INSS, MOSTRA TESOURO NACIONAL

 Resultado de imagem para Servidor federal aposentado custa 13 vezes um beneficiário do INSS, mostra Tesouro Nacional

Dados divulgados pelo Tesouro Nacional mostram que o Regime Próprio dos Servidores Federais (RPPS) registrou, em 2016, deficit de R$ 71,8 bilhões.

Esse rombo garantiu aposentadorias e pensões de 973.707 pessoas. Em média, cada um dos aposentados e pensionistas do serviço público federal custou R$ 73,7 mil por ano.

POUPANÇA GANHA RECURSOS EM DEZEMBRO, MAS FECHA 2016 COM BAIXA DE R$ 40,7 BI

Resultado de imagem para Poupança ganha recursos em dezembro, mas fecha 2016 com fuga de R$ 40,7 bi

Em meio à crise econômica e ao desemprego, os brasileiros retiraram da caderneta de poupança R$ 40,701 bilhões líquidos em 2016. O número, divulgado pelo Banco Central, é o resultado da diferença entre saques e depósitos ao longo do ano. Foi a segunda maior saída líquida em 21 anos, ficando atrás apenas de 2015, quando R$ 53,568 bilhões deixaram a caderneta.

O desempenho da poupança em dezembro, quando houve captação líquida de R$ 10,668 bilhões, reduziu um pouco o total de saídas acumulado em 2016. Ainda assim, o ano foi marcado pela fuga da aplicação, com as famílias recorrendo aos recursos da poupança para fechar as contas de cada mês. 

O acumulado de 2016 foi resultado de saques de R$ 1,990 trilhão e depósitos de R$ 1,949 trilhão.

MEC AUMENTA OPÇÕES PARA USO DE NOTAS DO ENEM

Resultado de imagem para MEC AUMENTA OPÇÕES PARA USO DE NOTAS DO ENEM

As universidades públicas que adotam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o preenchimento de vagas terão maior flexibilidade para usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma nova portaria do Ministério da Educação (MEC) confere três possibilidades para que os estudantes sejam escolhidos pelas instituições — a aprovação a partir de uma média mínima geral, ou para cada prova, ou através de uma combinação de ambos os critérios.

De acordo com o MEC, a medida atende a uma demanda das universidades, que reivindicavam maior autonomia para conferir um peso a cada disciplina do Enem, especialmente para as notas mínimas. A mudança pode beneficiar estudantes que conseguem média considerada adequada pela instituição superior, mas que têm desempenho inferior em algumas provas.

O calendário para inscrição do primeiro semestre do Sisu ainda não foi divulgado. Já a nota dos candidatos do Enem será divulgada no dia 19 de janeiro.