CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sábado, 2 de dezembro de 2017

PIB cresce 0,1% no trimestre e atinge a R$ 1,641 trilhão

 Resultado de imagem para pib 2017 grafico

O Produto Interno Bruto (PIB) variou 0,1% no 3º trimestre de 2017 frente ao 2º trimestre de 2017, na série com ajuste sazonal.

Em relação a igual período de 2016, o crescimento foi de 1,4%.

No acumulado em quatro trimestres terminados no 3º trimestre de 2017, o PIB registrou queda de 0,2%, frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Já acumulado do ano até o mês de setembro, o PIB cresceu 0,6%, em relação a igual período de 2016.
Os números são do IBGE divulgados hoje, 1.

Reforma não é bicho-papão, tenta dizer o Planalto. Lula que o diga quando a defendeu pró Dilma

 Resultado de imagem para lula defende reforma da previdencia

O Planalto vai tentar convencer a base aliada de que a reforma da Previdência já não é mais um bicho-papão com dados do Departamento de Pesquisa e Opinião do governo. Em abril, diz estudo da área, 6 em cada 10 pessoas eram contra a proposta. Apenas 14% eram a favor.

Agora, diz o texto, o percentual de contrários às novas regras de aposentadoria caiu de 61% para 46%. O de favoráveis subiu de 14% para 18%. Os que não sabem opinar saltaram de 24% para 33%. Informados sobre o que muda e o que fica como está, os que aprovam o projeto chegam a 26%.

Mais flechadas em cima de Alckmin

Resultado de imagem para geraldo alckmin

Chegou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) um pedido de abertura de sindicância que cita o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Trata-se de investigação sobre escutas ilegais em celas de penitenciárias de SP.

O processo foi remetido pela Polícia Federal à corte por conter menção ao tucano, que tem foro privilegiado.

CNJ: contenção de pagamentos milionários a juízes

 Resultado de imagem para corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha,

O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, assinou norma nesta sexta-feira (1º) que condiciona o pagamento de verbas indenizatórias extraordinárias a magistrados de todos os tribunais do país a um aval do CNJ. Com isso, tenta barrar a farra do desembolso de auxílios retroativos milionários a juízes.

O ato estabelece que as cortes devem encaminhar os pedidos “devidamente instruídos”, com cópia do processo que reconheceu os valores como devidos.

Houve reação imediata ao texto do CNJ. Cortes como o TJ de São Paulo temem que o pagamento de auxílios já autorizados e reconhecidos há anos seja interrompido. Algumas verbas indenizatórias são tão altas que o desembolso é feito em várias parcelas.

FHC admite coligação com PMDB: Por que não?


A prioridade do eleitor para 2018 é —ou deveria ser— acomodar no Palácio do Planalto um político capaz de compor um governo eticamente sustentável. Uma entrevista de Fernando Henrique Cardoso à Veja dá uma ideia do tamanho do desafio.

“Está faltando organizar um centro democrático, progressista, que olhe para o povo”, disse FHC. O tucano Geraldo Alckmin seria o candidato do meio. Cabe o PMDB nesse centro democrático?, perguntou-se a FHC. E ele: “Por que não?”

Ai, ai, ai. Vamos lá:
Por que não? No passado, quando queria humilhar o Congresso, o Executivo fechava-o. A partir de 1985, com a redemocratização, o Executivo passou a comprar o Congresso. No modelo do suborno, o dinheiro não é tudo. Há também as emendas orçamentárias, os cargos públicos.

Expectativa de vida do brasileiro é de 75,8 anos, aponta IBGE. Por isso Lula defendeu a reforma da Previdencia de Dilma

Resultado de imagem para lula se aposentou

A expectativa de vida do brasileiro passou de 75,5 anos para 75,8 anos, de 2015 a 2016, divulgou nesta sexta-feira, dia 1º, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os dois anos, houve um acréscimo de três meses e 11 dias. A tábua completa da mortalidade para o Brasil é usada como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do regime geral de Previdência Social.

A população de Santa Catarina é a que apresenta mais esperança de vida, de 79,1 anos. Em seguida aparecem o Espírito Santo (78,2 anos), Distrito Federal (78,1 anos) e São Paulo (78,1 anos).
 
O IBGE destaca que, além desses, os únicos que possuem indicadores superiores à média nacional são o Rio Grande do Sul (77,8 anos), Minas Gerais (77,2 anos), Paraná (77,1 anos) e Rio de Janeiro (76,2 anos). Já as menores expectativas de vida estão no Maranhão (70,6 anos) e Piauí (71,1 anos).

PIB Brasileiro: “Nem Lá, Nem Cá”, afirma IBGE




O Produto Interno Bruto (PIB)  do Brasil ficou estável no 3º trimestre de 2017, com uma variação de 0,1% frente ao trimestre anterior. Os dados, divulgados hoje pelo IBGE, mostram que a agropecuária caiu 3,0%, enquanto indústria e serviços cresceram, respectivamente, 0,8% e 0,6%, puxados pela indústria de transformação (1,4%) e pelo comércio (1,6%).

O consumo das famílias cresceu 1,2% nesta comparação, enquanto os investimentos (formação bruta de capital fixo) cresceram 1,6%. Foi o primeiro crescimento dos investimentos após 15 trimestres seguidos de queda ou estabilidade. Já o consumo do governo caiu -0,2%.

Venda legal de maconha no Uruguai emperra por excesso de demanda e restrição bancária

 Resultado de imagem para maconha no uruguai

Falta maconha legal no Uruguai. A política criada em 2013 pelo governo do então presidente José Mujica avançou para sua etapa mais liberal em julho deste ano, quando a droga passou a ser vendida nas farmácias.

O processo de legalização é pioneiro na América Latina, mas ainda não funciona como esperado.  

A demanda dos usuários é maior do que a oferta e o sistema de produção e distribuição ainda é insuficiente.