CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Dossiê: A VERDADE SOBRE ANDRÉ JANONES – O rosto da paralisação dos caminhoneiros



Dossiê: A VERDADE SOBRE ANDRÉ JANONES – O rosto da paralisação dos caminhoneiros


O Brasil vive uma crise jamais vista toda nossa história! Nunca antes na história desse país um movimento conseguiu paralisar setores comerciais, serviços públicos, escolas, hospitais, mercados e até lazer em nossa nação.  E os responsáveis por esse momento são os caminhoneiros, que desde o dia 18 de Maio começaram com reivindicações ignoradas pelo governo, que não mostrou preocupação com a categoria. Pois o movimento cresceu, ganhou força  e adeptos e se tornou a maior crise político-econômica do governo Temer desde que assumiu interinamente a presidência da república.

O ROSTO DA CRISE: ANDRÉ JANONES 

Antes de falar sobre André Janones, é preciso entender o contexto do movimento em que o advogado/militante inseriu-se. É importante destacar que o fortalecimento da paralisação dos caminhoneiros, deu-se em grande parte devido aos virais que circularam via Whatsapp por todo o país. Talvez, sem o aplicativo de mensagens, a greve não teria o sucesso e força que conquistou! Visto que, a adesão da sociedade e empatia pelo movimento, em grande parte, se deu devido às mensagens patriotas, imagens, áudio acalorados e vídeos que circularam desde o dia 18/05 nos grupos convocando toda a sociedade a participar do movimento.
E no centro desse furacão de mensagens, vídeos, áudios e etc, sugiram rostos que de maneira autônoma se declararam ‘representantes’ do movimento. E é aí, entre os vídeos virais circulando nas redes sociais que aparece o rosto simpático de André Luís Gaspar Janones, nascido em Ituiutaba/MG, advogado, solteiro e muito famoso nas redes sociais por seu bordão: “vamos quebrar o sistema”
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, barba, texto e close-up

REDES SOCIAIS INFLAMADAS

Com discursos inflamados de energia e frases de efeito, André apareceu nas redes sociais com vídeos defendendo os manifestantes caminhoneiros. O primeiro vídeo que teria o tornado um viral da crise dos caminhoneiros fora gravado ainda em Ituiutaba/MG, cidade do advogado:
Ainda sem contato com os líderes que até então encabeçavam a paralisação, no vídeo acima André aparece cercado dos manifestantes em Ituiutaba/MG próximo de Uberlândia/MG onde André alcançaria um outro patamar enquanto ‘representante’ do movimento.  Em Uberlândia, acabaria acontecendo a concentração de importantes nomes do movimento, como Wallace “Chorão” Landim  e Claudio Honorato e consequentemente, aumentando a fama de André Janones.  A página do militante, em poucos dias se tornou a principal fonte de informações do movimento. Com divulgação de informes e boletins do movimento grevista, a página do mineiro chegou a 590 mil seguidores divulgando vídeos dos caminhoneiros nas estradas, informações das negociações com o governo e boletins da greve. Um vídeo divulgado neste domingo (27), entretanto, começou a mostrar uma outra face da greve: o “2° BOLETIM DA GREVE: Direto do comando nacional do Movimento FORA TEMER”. Veja:

HISTÓRIA POLÍTICA E CRISE EM ITUIUTABA

PERFIL: Advogado mineiro que se identificava como “militante petista” no Twitter até março de 2015 (a data coincide com o período em que André foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT): de 26 de setembro de 2003 a 14 de janeiro de 2015, de acordo com dados do TSE). Nesse período, André também foi membro da UNE.
Com pretensões políticas em sua cidade natal, Ituiutaba-MG, e no mesmo período em que houve a queda da aprovação popular de Dilma Rousseff, André criou um novo Twitter e mudou de partido, filiando-se ao PSC no dia 02 de setembro de 2015. Pelo novo partido André foi candidato a prefeito da cidade em 2016 – com o apoio de PT, PTC, REDE e PCdoB – ficando em segundo lugar com 24,4% dos votos. A Globo local registrou em vídeo a reunião do PT que selou o apoio à candidatura de André.
Após o insucesso eleitoral local, André saiu do PSC no último dia 14 de abril de 2018 e apareceu na política nacional pouco mais de um mês depois, atuando como principal divulgador e braço-direito dos porta-vozes da greve dos caminhoneiros. No último sábado (26), por exemplo, André divulgou um vídeo de “comunicação oficial da paralisação nacional dos caminhoneiros” feito no meio de um dos pontos da paralisação em Uberlândia/MG.
Nesse vídeo, Wallace “Chorão” informa (com André ao seu lado ditando a fala) os resultados da reunião que tiveram na última sexta-feira (25) com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), a fim de garantir a redução do PIS/Cofins sobre o diesel. O vídeo é encerrado com mais um discurso político, aos gritos, feito por André: “vamo (sic) tomar esse país (…), vamos pra cima deles”.

CRISE EM ITUIUTABA

André Janones é um nome conhecido em Ituiutaba! Pinta de galã, capa de revista e protagonista de várias polêmicas na cidade, André já esteve no meio de várias ocasiões ligadas à brigas, discussões acaloradas e até vídeo quebrando um computador o advogado já postou! Meio a tanta informação, fica claro que o comportamento agressivo e fala vocífera de seus vídeos é natural e faz parte do dia a dia do advogado. Acompanhe:

HERÓI OU OPORTUNISTA?

Fica difícil, depois de tanta informação sobre o sujeito, definir ou propor qual seria a real intenção de André Janones meio a liderança do movimento que parou o Brasil. Mas, as redes sociais estão aí pra isso, não é mesmo? E em um post em seu twitter, datado de 25 de abril, o advogado demonstra interesse em pleitear um cargo político e em outros posts evidencia:
A grande “acusação” que meus adversários terão contra mim durante as eleições é que eu tenho dívidas!

Só sei de uma coisa: se eu ganhar o voto somente daqueles que devem alguma coisa na crise atual, serei o deputado mais votado da história do Brasil! ☺️
Pois bem, diante dos fatos, resta a nós enquanto brasileiros acreditar que a intenção do rapaz é, assim como a dos outros manifestantes, defender a reivindicação da categoria e melhorar a situação do país. Além da redução do preço do combustivel, a categoria busca melhorias na rotina de trabalho, como impostos, taxas e pedágio.
Qual a relação de André Janones com caminhões e transportes? Só Deus sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário