CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 7 de maio de 2018

E Caraubas? Carlos Eduardo quer montar chapão


Sempre com votação expressiva em Natal e grande Natal, o afastado do cargo ex-prefeito quer votação no interior atraves de lideranças dos grandes partidos, unindo opositores e governos. 

Ao tentar atrair PSDB, PR e PP para o seu grupo, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), pretende montar um chapão, com coligações entre PDT, DEM, MDB, PSDB, PR e PP, tanto na proporcional quanto na majoritária.

Em Caraubas DEM, PP, PSDB, SOLIDARIEDADE e PDT fazem parte do governo municipal. MDB, PR. na oposição. O PCdoB na gestão municipal pode caminhar com o PT que está neutro e tem candidatura ao governo. PHS corre por fora.

Perguntaram ao povo se aceita? O perigo mora bem ali. 

Cidadão tem direito ao porte de arma, afirma Alvaro Dias

 Resultado de imagem para Cidadão tem direito ao porte de arma, afirma Alvaro Dias

O pré-candidato à Presidência Álvaro Dias (Podemos-PR), defende a flexibilização do desarmamento. O senador diz que não foi respeitada a vontade do cidadão na área de segurança pública após a votação do chamado Referendo do Desarma de 2005. Dias ressalta ainda que o porte de arma deve ser direito de qualquer cidadão, enquanto a polícia não estiver aparelhada de forma a cumprir seu trabalho. "Não houve respeito à decisão soberana do cidadão", afirmou o senador na sabatina promovida pelo UOL, Folha de S. Paulo e SBT nesta segunda-feira (7). 

Em outubro de 2005, o referendo não permitiu que o artigo 35 do Estatuto do Desarmamento entrasse em vigor

Previsto na Lei 10826 de 2003, o Artigo 35 diz que "é proibida a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, salvo para as entidades previstas no art. 6º desta Lei". "Eu sou favorável ao cumprimento do desejo da população do país, da que é a possibilidade de ter o porte de arma", declarou o senador.
"Eu não posso negar esse direito ao cidadão brasileiro. Até que o Estado seja aparelhado o suficiente. Esse desarmamento não sur tiu efeito. A violência aumentou. Não creio que [com o aumento do porte de arma] diminua, mas é um direito que o cidadão tem." Para o senador, é culpa do Estado essa vontade de segurança da população. "A incompetência e a corru jogam no chão a segurança pública do país", afirmou o pré-candidato. 
"O Estado tem que se armar. Se o cidadão se sentir seguro, não vai querer usar arma." "As polícias deveriam estar devidamente instrumentalizadas. A consequência é esse desejo da legítima defesa", argumentou o senador. 
Além disso, para Dias "não cabe ao Exército" fazer a segurança cotidiana. "Sou contra a intervenção. Isso não é honesto com o Exército Brasileiro. Não é assim que vamos resolver o problema da violência no país."

Sabatinas com pré-candidatos à Presidência começam nesta segunda(07)
No próximo dia 11 de maio, acontece a sabatina com a pré-candidata Marina Silva (Rede). 
No dia 21 de maio, será a vez de Ciro Gomes (PDT). 
Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL) ainda não confirmaram a data de participação.
Joaquim Barbosa (PSB) ainda não confirmou a pré-candidatura.
 
 

Câmara ignora ex-presidentes presidiários Cunha e Henrique Alves em galeria de fotos


No Salão Verde da Câmara dos Deputados, duas ausências chamam a atenção: na galeria dos ex-presidentes da Casa, faltam dois retratos.
O conjunto começa com pintura do deputado Pereira da Nóbrega (1760-1826), que exerceu o cargo em 1826, e termina em foto do petista Marco Maia (RS), que presidiu a Casa em 2011 e 2012.
À frente da Câmara entre 2013 e 2014 e entre 2015 e 2016, respectivamente, os ex-deputados Henrique Eduardo de Lira Alves (MDB-RN) e Eduardo Cunha (MDB-RJ) não estão na coleção de fotos.
Além de serem emedebistas, terem sido deputados e presidido a Câmara, Cunha e Alves acumulam outra semelhança: ambos foram presos.
Cunha foi detido em novembro de 2016 pela Operação Lava Jato. Hoje, está preso no Complexo Médico Penal de Pinhais, no Paraná.
Ele já havia sido afastado da presidência da Casa, renunciado ao posto e cassado no plenário. Meses antes, comandou a sessão de abertura do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).
Henrique Alves foi alvo da Operação Manus em junho de 2017. O ex-ministro nos governos Dilma e Michel Temer (MDB), cumpriu prisão preventiva em Natal, mas decisão do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) de quinta (3) transformou sua detenção em domiciliar.

Marcela Temer pula em lago do Palácio da Alvorada para salvar cachorro da família

Picoly (o cão menor na foto acima) está com a família Temer desde setembro de 2016

A primeira-dama Marcela Temer precisou se jogar em um lago interno do Palácio da Alvorada para salvar um dos cachorros de estimação do casal Temer, que estava se afogando. Uma funcionária que fazia a segurança pessoal da primeira foi afastada das suas funções em abril, logo após o episódio. 

O caso só se tornou conhecido nesta segunda-feira (7).

O episódio foi noticiado pela revista "Crusoé" e confirmado pela reportagem do UOL. De acordo com a assessoria de imprensa da primeira-dama, o caso ocorreu no dia 22 de abril, enquanto Marcela Temer passeava na área externa do palácio junto com o filho, conhecido como Michelzinho, e o cão Picoly, um cachorro da raça Jack Russell. 

O bicho está com a família desde setembro de 2016, pouco depois da chegada ao Alvorada.

“Rogério Marinho assegurou lugar de destaque na história”, diz ministro e ex-presidente do TST


O atual ministro e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins Filho, acredita que o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) “assegurou seu lugar de destaque em nossa história recente”. A afirmação faz parte de um texto de apresentação escrito pelo ministro e publicado no livro “Modernização das leis trabalhistas: o Brasil pronto para o futuro”, de autoria do próprio parlamentar e que será lançado nesta segunda-feira (07) em Natal, na sede da CDL, a partir das 18 horas.
De acordo com Ives Gandra, “essa verdadeira revolução legislativa só foi possível por encontrar no Congresso Nacional um parlamentar que conduzisse o processo de atualização da CLT da forma mais dinâmica e democrática possível, demonstrando, ao longo do tempo, cada vez conhecimento mais profundo e extenso da matéria, a ponto de hoje ser considerado um expert em questões trabalhistas. Esse parlamentar de talento invejável foi o deputado Rogério Marinho”.
Ainda na opinião do ministro, “se hoje o Brasil passa a ter uma legislação trabalhista moderna e detalhada, equilibrada e promotora dos direitos sociais, devemos muito ao deputado Rogério Marinho, que pelo trabalho realizado nessa empreitada de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico de nosso país, assegurou, só por isso, seu lugar de destaque em nossa história recente”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), também publica um artigo no livro de autoria do tucano potiguar. O democrata afirma que “o brilho intelectual e a habilidade política” de Rogério Marinho “foram indispensáveis para a negociação e aprovação” da modernização das leis trabalhistas. “Mais do que a qualquer outra pessoa, devemos ao deputado Rogério Marinho a aprovação desse texto, que conferiu ao nosso país uma legislação trabalhista moderna”.

Série as pérolas: Mais uma pérola de Dilma Rousseff


“Infelizmente assinei a lei que criou a delação premiada. Digo infelizmente porque ela foi assinada genericamente, sem tipificação exaustiva. E a vida mostrou que sem tipificação exaustiva ela poderia virar uma arma de arbítrio, de absoluta exceção”.
 Da ex-presidente Dilma Rousseff.

DEBATE "O Brasil começa aqui": O Brasil foi descoberto no RN?


Uma série de debates discutirá a teoria de que o Brasil foi descoberto pela esquadra de Pedro Álvares Cabral no Rio Grande do Norte e não em Porto Seguro, na Bahia, como os livros de história ainda contam. 

Os eventos, promovidos pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Turismo, reunirão historiadores e especialistas para debater o tema. 

O primeiro debate acontece às 19h desta terça-feira (8), no auditório Lavoisier Maia, no Centro de Convenções e será voltado aos guias de turismo, mas estará aberto à imprensa e interessados.

Gasto com servidores ativos e aposentados supera metade da arrecadação

 Resultado de imagem para Gasto com servidores ativos e aposentados supera metade da arrecadação

Quase a totalidade dos estados brasileiros gastou em 2017 mais da metade de sua arrecadação líquida com servidores públicos na ativa, aposentados e pensionistas, segundo dados fornecidos pelos governos estaduais e disponibilizados recentemente pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Somente três unidades da federação (Distrito Federal, Goiás e Sergipe) desembolsaram menos que 50% da receita líquida com esses servidores no ano passado. 

Em 2016, eram cinco: Distrito Federal, Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul e Sergipe.

Há casos de estados em que os gastos com os servidores ativos, inativos e pensionistas superaram a marca de 60% da receita corrente líquida em 2017, como Minas Gerais (60%), Rio de Janeiro (65%), Tocantins (66%) e Roraima (77%).

Programa de governo de Fátima Bezerra será inspirado nas administrações de Lula e Dilma


O diretório estadual do PT se reuniu neste sábado (5) para debater diretrizes do plano de Governo, que será apresentado pela senadora Fátima Bezerra para o registro de candidatura.

A proposta que recebeu o nome de “Programa ao povo do RN”, segundo a assessoria da parlamentar, terá inspiração nas gestões Lula e Dilma e ainda em administrações do PT nos estados da Bahia, Piauí e Ceará.

A pré-candidata ao governo, senadora Fátima Bezerra, destacou que a proposta deve ser pautada na seriedade, responsabilidade, “chamando a sociedade a contribuir junto às diretrizes já iniciadas”, e que já é um desdobramento dos seminários “O RN que queremos” promovido pelo partido.

“A grave crise financeira que atravessa o Rio Grande do Norte exige de nós um debate feito com muita seriedade e responsabilidade, sem bravatas e soluções simplistas. O desafio será grande, mas vamos à luta para vencer”, disse Fátima.

As diretrizes preveem que o próximo passo será aprofundar o debate interno com os aliados, academia, movimentos sociais, especialistas e a sociedade em geral para a construção do programa que apresentará à população.