CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Senadores reagem à proposta de aumento do salário de ministros do STF

Resultado de imagem para Senadores reagem à proposta de aumento do salário de ministros do STF

A possibilidade de reajuste de 16,38% no salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) repercutiu mal entre senadores nesta quinta-feira (9). 

Caso o reajuste seja aprovado, o salário dos ministros pode chegar a R$ 39 mil, valor que provocaria efeito cascata nos salários dos Três Poderes, já que o subsídio dos ministros é o valor máximo para pagamento de salários no serviço público

Por Bolsonaro, PSL lança 13 candidatos a governador

Resultado de imagem para Por Bolsonaro, PSL lança 13 candidatos a governador

Para reforçar a campanha presidencial de Jair Bolsonaro, o PSL lançou 13 candidatos próprios a governador nas eleições 2018, registra o Estadão.

O partido terá nomes no Acre, em Alagoas, no Amapá, no Ceará, no Espírito Santo, no Maranhão, no Paraná, no Piauí, em Rondônia, em Roraima, em Santa Catariana, em Sergipe e no Tocantins.

“A estratégia do PSL é aumentar a exposição de Bolsonaro não só em eventos nos estados, mas nos programas de TV e rádio durante o horário eleitoral. O partido, cujo registro foi obtido em 1998, não tem tradição de disputar governos estaduais e lançou apenas um candidato em 2014 – o advogado Araken Filho, derrotado com 0,9% dos votos no Rio Grande do Norte.

A falta de palanques regionais era uma fragilidade da candidatura do capitão da reserva do Exército. Ele recebe apoios informais de candidatos a governador de diferentes partidos no Distrito Federal, em Goiás, em Mato Grosso, em Roraima e no Pará.”

ORÇAMENTO 2019 DO GOVERNO: Principais gastos estimados

 Resultado de imagem para ORÇAMENTO 2019 DO GOVERNO: Principais gastos estimados
 
ReporterG7 * Gilmar Marques
A equipe economica do governo Tener anda preocupado co o possivel aumento decidido pelo STF. isso pode acarretar prejuizos aos cofres publicos, provocando um efeito cascata nos estados da federação.

Previdencia: 635 bi
Pessoal e Encargos: 322 bi
Outras Despesas: 350 bi
Gastos de Custeio e Investimento 98 bi
META DE DEFICIT EM 2019: 139 bilhões
 
AgencGM7 * Caraubas/RN

Comissão do Senado aprova correção monetária para repasses federais

 Resultado de imagem para Comissão do Senado aprova correção monetária para repasses federais

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou nesta quarta(8) o projeto de lei que obriga a União a repassar a estados e municípios valores corrigidos pela inflação para o financiamento de programas federais de infraestrutura e habitação. 

A proposta, de autoria do senador Elmano Férrer (Pode-PI), precisa agora ser aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para que seja analisada pela Câmara dos Deputados.

STJ volta a negar recurso da defesa pela liberdade de Lula



Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou por unanimidade um recurso do ex-presidente Silva para que tivesse garantido o direito de recorrer em liberdade contra sua condenação no caso do triplex em Guarujá (SP).

O pedido já havia sido negado pelo relator, ministro Felix Fischer, em 11 de junho. Em sessão realizada no início do mês, os ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik o acompanharam. O acórdão (decisão colegiada) do julgamento está previsto para ser publicado amanhã (10).

Na solicitação ao STJ, a defesa do preso destacou 17 pontos que teriam sido violados no processo que resultou na prisão do ex-presidente ou que atestam a ilegalidade da medida. Os advogados argumentaram ainda que os direitos de Silva estão sendo seriamente cerceados por ele estar impedido de participar do processo eleitoral.

TCE representa contra Rosalba por apropriação indébita de cerca de R$ 18 milhões

A Diretoria de Despesa com Pessoal do Tribunal de Contas do Estado representou no órgão contra a prefeita de Mossoró, através da gestora da cidade, Rosalba Ciarlini, pela falta de repasses previdenciários.

Na representação, pede-se o imediato pagamento de contribuições patronais e dos servidores, no período de setembro de 2017 a julho de 2018 mais multa diária a Rosalba para o caso de descumprimento. 

No mérito, é pedida ainda a aplicação do trecho da Constituição que impede o município de aumentar a despesa com pessoal, para que se cumpra a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Haddad poderá ir como convidado ao debate desta quinta(08) na BAND


Resultado de imagem para debate na band
Impossibilitado de protagonizar o debate entre presidenciáveis, na noite desta quinta-feira (9), o vice da chapa de Silva à Presidência, Fernando Haddad, não descarta a hipótese de ir como credenciado aos estúdios da Rede Bandeirantes.

Segundo petistas, a ideia é que Haddad e a futura vice da chapa, a deputada estadual Manuela D’Ávila (PC do B-RS), assistam da plateia ao embate entre seus adversários, concedendo entrevistas e comentando respostas durante os intervalos.

Ainda de acordo com petistas, o partido tem à disposição credenciais que dão acesso ao estúdio. Além de ocupar assentos na plateia, os petistas organizam manifestações nas ruas de acesso à emissora.

Aumento salarial para o STF é imoralidade chapada


Os 11 ministros do STF discutem proposta de aumento salarial de 16,38% para o Orçamento de 2019. O Supremo está em modo sindical, buscando formas de aumentar salários e de continuar a abocanhar o auxílio-moradia.

Num país em que a recessão comeu quase 8 pontos percentuais do PIB (Produto Interno Bruto), no qual doenças do século 20 voltaram a preocupar e com uma massa de desempregados, só o egoísmo de uma elite que já ganha muito bem explica a tentativa de reajustar salários no meio da enorme crise fiscal. É uma forma de subtrair dinheiro dos mais pobres.

O ministro Luiz Fux, sempre tão falante para antecipar julgamentos em relação a Lula, deveria ser o primeiro a defender o fim da sua decisão liminar, monocrática e precária que criou a farra do auxílio-moradia. Deveria também se posicionar contra aumento salarial nesta hora.

Homem é crucificado na cruz por matar mulher


A Arábia Saudita executou e crucificou nesta quarta-feira (08) Elias Jamaleddeen, de Mianmar, que  invadiu a casa de uma mulher e a esfaqueou até a morte. 

As informações são do “Daily Mail.”
Segundo a agência de notícias Saudi Press, sua condenação foi confirmada pelos tribunais e sua execução foi endossada pelo rei Salman.

Nos primeiros quatro meses deste ano, a Arábia Saudita executou 48 pessoas, das quais metade foram condenadas por crimes não-violentos relacionados a drogas, segundo a ONG Human Rights Watch.  Apesar de ser um dos  países com mais execuções no mundo,  são raras as crucificações.

PL que proíbe casamento antes dos 16 anos entra na fase final

 Resultado de imagem para PL que proíbe casamento antes dos 16 anos entra na fase final

A aprovação do casamento de menores de 16 anos, em qualquer hipótese, foi aprovada nesta quarta-feira (8) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Hoje o casamento de menores de 16 anos só é admitido em caso de gravidez ou para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal, já que ter relações sexuais com menores de 14 anos é crime, com pena que varia de 8 a 15 anos de reclusão.

16 candidatos disputam duas vagas ao Senado federal no RN; Garibaldi e Geraldo lideram

Resultado de imagem para 16 candidatos disputam duas vagas ao Senado federal no RN

Nas Eleições de 2018, os eleitores do Rio Grande do Norte terão 16 candidatos a senadores para escolher os dois que representarão o estado potiguar.

Os nomes que pleiteiam as vagas no Senado por cada uma das coligações foram definidos nas convenções dos partidos. Os registros das candidaturas devem ser feitos até o dia 15 de agosto. Veja a lista dos candidatos confirmados, em ordem alfabética:

Alexandre Motta (PT)
Ana Célia Siqueira (PSTU)
Antônio Jácome (PODE)
Bispo Levi Ferreira (PRTB)
Capitão Styvenson Valentim (REDE)
Douglas Azevedo (Patriota)
Droutor Joanilson de Paula Rêgo (DC)
Garibaldi Alves (MDB)
Geraldo Melo (PSDB)
João Morais (PSTU)
João Napoleão (REDE)
Jurandir Freire Marinho (PRTB)
Lailson de Almeida (PSOL)
Magnólia Figueiredo (Solidariedade)
Telma Gurgel (PSOL)
Zenaide Maia (PHS)