CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sábado, 22 de setembro de 2018

2º turno conforme XP/Ipespe: Bolsonaro empata tecnicamente com Haddad,com 42% e 40%

 Imagem relacionada

2º turno pela XP/IpespeAs simulações de segundo turno mostram o eleitorado bastante dividido.
Em todas elas há empate técnico, isto é, os candidatos têm o mesmo percentual dentro da margem de erro da pesquisa.
Ainda assim, Bolsonaro revela mais força neste momento porque, numericamente, ele aparece na frente dos adversários em todos os confrontos.

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro empata tecnicamente com Haddad,com 42% e 40% das intenções de voto, respectivamente.
Na disputa com Alckmin, o candidato do PSL tem 38% contra 35% do tucano.
Contra Ciro, Bolsonaro tem 40% ante 38% do concorrente.
Em simulação de Alckmin contra Haddad, o tucano marca 36% das intenção de voto contra 34% do petista, empatando tecnicamente.
Alckmin também empata com Ciro, com 34% e 32% das intenções de voto, respectivamente.
Outro empate técnico é marcado na simulação entre Haddad e Ciro, com 33% e 32% das intenções de voto, nesta ordem.



A preocupação petista: Eleitores de Ciro e Marina admitem "voto útil", diz XP/Ipespe

Ciro Gomes
Eleições 2018: Mais da metade dos eleitores de Ciro e Marina admitem "voto útil" contra candidato indesejado, contabilizou XP/Ipespe. Que é esse candidato? Que recebe ordens vinda de dentro de presidio? Dizem que o manco precisa de muletas... Cuidado, há um poste no meio do caminho.

Vote consciente: Recado ao povo brasileiro que vale a pena

Deltan Dallagnol Expert
  Deltan: Lava Jato terá novo gás se a população colaborar e não votar em políticos ficha suja

XP/Ipespe: 54% dos apoiadores de Ciro admitem a possibilidade de votar em outro candidato para evitar a ida ao segundo turno de um candidato indesejado

 Resultado de imagem para bolsonaro segue lider co haddad em segundo

Com o forte avanço, Haddad conseguiu abrir uma vantagem de 5 pontos sobre o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com quem aparecia tecnicamente empatado em levantamentos anteriores. O pedetista oscilou negativamente 1 p.p. e agora tem 11% das intenções de voto. 
Ele é o candidato mais bem visto pelos eleitores de adversários como segunda opção de voto ao longo deste processo eleitoral, embora também seja um dos que mais corre risco de ser negativamente afetado pelo chamado "voto útil". 
Segundo o levantamento, 54% dos apoiadores de Ciro admitem a possibilidade de votar em outro candidato para evitar a ida ao segundo turno de um candidato indesejado. 
A pesquisa também mostrou que Ciro é o único candidato que hoje supera Bolsonaro por diferença acima da margem de erro

Haddad salta 6 pontos e deixa Ciro para trás, mas vê rejeição chegar a 60%; Bolsonaro sobe para 28%, mostra XP/Ipespe

Resultado de imagem para bolsonaro segue lider co haddad em segundo
Quem está certo? 
Ibope, Datafolha, BTG Impactual Paraná Pesquisas, XP Ipespe, Vox Populi ou a Genial Investimentos?

SÃO PAULO - Duas semanas após ser vítima de um atentado a facada durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG), o deputado Jair Bolsonaro (PSL) continua crescendo nas pesquisas para a corrida presidencial. A 16 dias do primeiro turno, o parlamentar chegou a 28% das intenções de voto no cenário estimulado, segundo pesquisa XP/Ipespe realizada entre 17 e 19 de setembro.

Confira os cenários de primeiro turno para a corrida presidencial testados pela pesquisa:
Pesquisa espontânea: sem apresentação de nome dos candidatos
ipespe2109a


Cenário 1: pesquisa estimulada
ipespe2109b



Cenário 2: com Fernando Haddad, 'apoiado por Lula'*
ipespe2109c
*O cenário busca simular o potencial de transferência de votos de Lula a Haddad. Nesta situação, o nome de Haddad é apresentado pelo entrevistador juntamente com a informação de que é o candidato apoiado por Lula. O ex-presidente teve seu pedido de registro de candidatura indeferido pelo plenário do TSE, por 6 votos a 1, em 1º de setembro, o que fez com que o PT substituísse seu representante na disputa dez dias depois.


Rejeição aos candidatos

A pesquisa também perguntou aos entrevistados em quais candidatos não votariam em hipótese alguma. Marina Silva lidera o ranking da rejeição com taxa de 67%, em um crescimento de 3 pontos percentuais em comparação com a semana anterior e de 7 pontos em um intervalo de um mês. Foi a maior elevação em repúdio registrada entre os principais presidenciáveis.
No sentido oposto, Bolsonaro manteve os 57% apresentados na semana anterior, o que corresponde a um recuo de 5 pontos em relação ao seu maior patamar, registrado no início de setembro, antes do atentado sofrido em Juiz de Fora. O deputado encontra-se em condição de empate técnico neste quesito com Alckmin e Haddad, que hoje são rejeitados por 60% do eleitorado.
Já Ciro Gomes é repudiado por 54% dos eleitores, contra 51% de Álvaro Dias. O senador, porém, é desconhecido por 26%, contra 7% registrados do lado do pedetista. A trajetória dos índices de rejeição dos principais nomes nas últimas sete pesquisas está na tabela abaixo:
CANDIDATO DE 06 A 08/08 DE 13 A 15/08 DE 20 A 22/08 DE 27 A 29/08 DE 3 A 5/09 DE 10 A 12/09 DE 17 A 19/09
Jair Bolsonaro 57% 58% 59% 61% 62% 57% 57%
Marina Silva 59% 60% 60% 60% 62% 64% 67%
Ciro Gomes 60% 59% 59% 59% 59% 56% 54%
Geraldo Alckmin 57% 59% 60% 59% 59% 60% 60%
Álvaro Dias 46% 48% 48% 48% 48% 49% 51%
Fernando Haddad 56% 54% 54% 56% 57% 57% 60%
Fonte: XP/Ipespe


Bolsonaro lidera no 1º turno com 30% e com Haddad em 2º, diz pesquisa Genial Investimentos

 Resultado de imagem para bolsonaro segue lider co haddad em segundo

SÃO PAULO - O candidato Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança em mais uma sondagem eleitoral e Fernando Haddad (PT) ganha fôlego e se consolida no segundo lugar a 16 dias do primeiro turno. 

Se as eleições fossem hoje, 30% dos eleitores votariam em Bolsonaro, segundo a primeira pesquisa eleitoral contratada pela Genial Investimentos, realizada em parceria com o instituto Brasilis. Haddad aparece com 17%, patamar distante de Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), empatados numericamente com 7% das intenções de voto. 

Embolados no terceiro lugar aparecem ainda Marina Silva (Rede), João Amoêdo (Novo) e Alvaro Dias (Podemos), empatados tecnicamente com 6%, 5% e 4%, respectivamente. Henrique Meirelles (MDB) também tem empate técnico com 3% das intenções de voto. Pontuaram ainda os candidatos Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (Psol), João Goulart Filho (PPL) e Vera Lucia (PSTU), todos com 1%. Eymael (DC) não pontuou e 11% informaram ter a intenção de votar nulo ou branco, enquanto 7% não souberam ou não responderam.

Foram realizadas 1000 entrevistas em todas as regiões do país entre os dias 17 e 19 de setembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%.