CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

terça-feira, 30 de julho de 2019

Itamar Franco/Rúbens Recúpero/FHC: Plano Real completa 25 anos


O Plano Real completou 25 anos. 

Quem é o “pai” do Plano Real?

TEM um monte de gente que reivindica a “paternidade” do festejadíssimo “Plano Real” – esse plano econômico que está completando vinte anos e que, além de eleger e reeleger presidente, teria estabilizado a economia brasileira de modo definitivo, de uma vez por todas, erradicando a hiperinflação e todos os males dela decorrentes. Segundo muitos especialistas, esse plano é realmente admirável, daí por que compensaria saber quem foi ou quem foram os brasileiros que o conceberam e o implantaram com tanto afinco, com tanto sucesso.
Há quem diga que o “pai” do Plano Real foi o ex-presidente Itamar Franco, que encarregou seu então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, da hercúlea tarefa de acabar com a nossa persistente inflação e com as mazelas de uma economia estagnada, dependente do capital estrangeiro e incapaz de se desenvolver por suas próprias forças e méritos. Mas, há quem prefira atribuir a “paternidade” (e o sucesso) do Plano ao próprio Ministro de Itamar Franco – Fernando Henrique Cardoso, que então convocou uma renomada equipe de economistas para elaborar e implantar política monetária das mais austeras.
Márcio d'Ávila Ribeiro disse:
Dr. Machado, o meu filho, Felipe, seu ex-aluno, me apresentou o seu blog. Impressionante a sintonia do que penso com o que o sr. escreve. Nesse texto sobre o “pai” do Plano Real, faltou mencionar o Rubens Ricúpero, ministro da Fazenda de Itamar à época do lançamento do Real. Muito se fala em estelionato nesse caso, ou apropriação indébita, não sei qualificar tecnicamente.
Parabéns pelo seu blog. Tomei a liberdade de repassar no facebook o seu último texto, sobre o terrorismo econômico.
Obrigado.
Márcio


Nenhum comentário:

Postar um comentário