CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Atenção médicos cubanos: Senado e Câmara aprovam novas regras para revalidação de diplomas de médicos


Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa extraordinária. Ordem do dia.   Participam: senador Lucas Barreto (PSD-AP);  senador Luis Carlos Heinze (PP-RS); senador Marcos Rogério (DEM-RO);  ministro de Estado da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);  senador Eduardo Gomes (MDB-TO); senador Confúcio Moura (MDB-RO).  Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
 O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cumprimenta o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na sessão em que o Plenário aprovou regras do Revalida
Fonte: Agência Senado

Os Plenários do senado e câmara aprovaram novas regras para revalida, exames nacional de revalidação de diplomas de médicos nesta quarta(27), expedidos por universidades estrangeiras.
O projeto aprovado (PL 6.176/2019) agora vai para a sanção presidencial
Fonte: Agência Senado

Pela sistemática prevista no projeto, tanto faculdades de medicina privadas quanto públicas poderão revalidar os diplomas dos candidatos aprovados, e não somente as públicas, como é a regra geral para qualquer diploma expedido no exterior. Para participar do Revalida, contudo, as instituições precisarão ter curso de medicina com nota 4 ou 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Além disso, as provas de revalidação passarão a ser aplicadas duas vezes por ano. Atualmente, não há periodicidade fixa. A última vez que se aplicaram os exames foi em 2017.
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apoiou o projeto:
— A aprovação do projeto permitirá que milhares de brasileiros tenham acesso ao registro nos conselhos de medicina. E isso dará acesso aos serviços médicos a milhões de brasileiros das regiões Norte e Nordeste.
Os médicos formados no exterior que quiserem revalidar o diploma no Brasil passarão por uma prova teórica e um exame de habilidades clínicas. A mesma prova será aplicada por todas as escolas médicas participantes do Revalida.
Pelo sistema atual, os médicos formados no exterior que desejam revalidar seus diplomas no Brasil passam por um complexo processo que inclui a apresentação de currículos e históricos escolares e a participação em aulas de disciplinas consideradas faltantes. Só depois disso se submetem às provas.
As taxas do Revalida também terão regras. O valor da prova teórica a ser cobrado dos inscritos não poderá ser superior a 10% da bolsa mensal do médico residente. O valor do exame de habilidades clínicas será limitado a 100% da bolsa do residente.
De acordo com o projeto aprovado, o Revalida será implementado pelo governo federal e acompanhado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
O projeto aprovado é um substitutivo da Câmara dos Deputados ao texto inicial do Senado. Por causa das alterações feitas pelos deputados, teve de voltar para os senadores. O projeto foi para o Plenário em regime de urgência.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteve no Senado para assistir à votação no Plenário.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário