CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sábado, 1 de junho de 2019

Regras mais rígidas para concurso público entram em vigor


Estabelecidas por decreto editado em março, as novas regras para a realização de concursos públicos entram em vigor hoje (1º). Caberá ao Ministério da Economia analisar e autorizar todos os pedidos de concursos públicos na administração federal direta, nas autarquias e nas fundações.
Agora, o Ministério da Economia levará em conta 14 critérios para autorizar a realização de concursos. Um deles é a evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos pelo órgão solicitante, com um documento que deve listar movimentações, ingressos, desligamentos, aposentadorias consumadas e estimativa de aposentadorias para os próximos cinco anos.

Caixa prepara operação para saques do FGTS

Resultado de imagem para Caixa prepara operação para saques do FGTS
Anunciada por Paulo Guedes (Economia) como uma forma de reativar o consumo após a aprovação da reforma da Previdência, a operação para liberar recursos de contas inativas do FGTS já começou a ser desenhada pela Caixa.
Estimativa otimista indica que os saques podem alcançar até R$ 30 bilhões em prazo relativamente curto: três meses.
Se o calendário político se confirmar, e as novas regras de aposentadoria forem aprovadas em setembro, o dinheiro extra estaria na praça até o Natal.

Mais de 8 mil brasileiros buscam pílulas contra HIV no SUS

Se uma máquina do tempo levasse um infectologista ao início da epidemia de aids com uma PrEP na mão, talvez ninguém acreditasse nele.
PrEP é a sigla em inglês para Profilaxia Pré-Exposição, ou seja, uma medida preventiva para antes de se ter contato com o vírus.
Esse remedinho diário, testado desde 2010 e disponível para uso a partir de 2012, garante em quase 100% dos casos que um paciente exposto ao vírus não vai contraí-lo — desde que esteja fazendo o uso corretamente, é claro.

Corregedoria proíbe divórcio unilateral em todo País


O Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, determinou que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) revogue provimento editado pela corregedoria local que instituiu o chamado ‘divórcio impositivo’.
A corregedoria também expediu recomendação a todos os tribunais de Justiça do País para que se abstenham de editar atos normativos no mesmo sentido. 
TJ do Maranhão também aderiu ao divórcio unilateral.

Balcão do Cidadão: emissão de documentos pelos Correios poderá ser oferecida em todo o país

Resultado de imagem para Balcão do Cidadão: emissão de documentos pelos Correios poderá ser oferecida em todo o país
Emissão de CPF, carteira de identidade e de trabalho já pode ser oferecida pelo Balcão do Cidadão nas agências dos Correios em todo o Brasil. 
A iniciativa da estatal é uma forma de aproximar da população, serviços que são sempre procurados.
Os Correios são a única empresa pública que está em todos os 5.570 municípios do Brasil. E é por isso que o serviço pode ficar mais acessível para quem não tem acesso à internet, ou não se dá bem com as tecnologias, e até para quem mora longe das grandes cidades.

“O maior inimigo do governo Bolsonaro são os aliados de Bolsonaro”

Resultado de imagem para Bolsonaro e doria
Em entrevista ao Correio Braziliense, João Doria foi questionado sobre quem é o maior inimigo hoje do governo Jair Bolsonaro
Ele respondeu:
“O maior inimigo do governo Bolsonaro são os aliados de Bolsonaro. O maior adversário são os aliados que produzem tanta confusão, tantos confrontos desnecessários. Isso retarda processos; cria situações; provoca divisões; afasta o governo do seu foco primordial, que é a reforma da Previdência; estabelece uma pauta negativa, que não é a verdadeira do presidente Bolsonaro, de uma relação distante e conflituosa com o Legislativo e com o Judiciário.”