CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Cientistas identificam mecanismo que acelerar o envelhecimento do cérebro

O envelhecimento acelerado do cérebro pode dar origem às características biológicas mais devastadoras do Alzheimer. Ao estudar esse fenômeno, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Van Andel (VARI), nos Estados Unidos, detectaram um mecanismo genético que pode levar à morte celular no cérebro. Segundo eles, o processo é um caminho estratégico para o desenvolvimento de tratamentos mais diretivos contra a doença neurodegenerativa. Detalhes do trabalho foram apresentados recentemente na revista Nature Communications.
Os cientistas focaram a investigação em estruturas chamadas intensificadores. São trechos específicos de DNA considerados peça-chave na compreensão do Alzheimer por aumentarem ou diminuírem a atividade de genes a partir da influência de fatores como envelhecimento e condições ambientais. Os genes contêm instruções para proteínas, responsáveis por realizar as funções biológicas do corpo. Dessa forma, se um intensificador desativa um gene, a proteína para a qual ele codifica não será produzida, gerando consequências.

Maioria dos usuários do cheque especial é de baixa renda

A maioria dos usuários do cheque especial é da faixa renda mais baixa, de até dois salários mínimos, concluiu o Banco Central (BC) no Relatório de Economia Bancária, divulgado na última semana.

Segundo o BC, 44% dos usuários do cheque especial têm renda de até dois salários mínimos. Acima de dois salários mínimos até cinco, são 33,5% dos usuários dessa modalidade de crédito. Entre mais de cinco até 10 salários mínimos, 13,8%, e acima de 10 salários mínimos, 8,8%.

Da governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra sobre a greve dos policiais:



“Podem ficar parados dois anos, mas eu não vou enganar vocês com promessas que não posso cumprir”.

...e se Bolsonaro tivesse dito isso?...

Só foi Bolsonaro assumir as coisas mudaram

Agora tá certo!

Quase 25 anos depois, deve ser votado esta semana, na Câmara, o projeto que muda regras para licitações
Uma das principais novidades do novo texto é a exigência de “seguro-garantia” para grandes obras. 
É, só foi Bolsonaro ganhar e assumir que tudo está mudando.

Sistema do Cadastro Único para Programas Sociais ganha nova versão



O Sistema do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal vai ganhar uma nova versão. 
O novo sistema, disponibilizado pela CAIXA e pelo Ministério da Cidadania, traz melhorias relacionadas aos processos de consulta aos dados de pessoas e famílias cadastradas na base nacional.

A nova versão reformulou as telas de Buscar Família e a consulta ao Histórico da Família e Histórico da Pessoa. 
A Caixa Econômica Federal eu Ministério da Cidadania firmaram uma parceria para iniciar em em junho as capacitações do Sistema de Cadastro Único. 
O cronograma completo das turmas foi encaminhado para as Coordenações Estaduais do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família por e-mail  em maio.

Progressão de servidores estaduais deve estar prevista em dotação orçamentária

 
O Tribunal Pleno do TJRN, à unanimidade de votos, determinaram que o Governo do Estado efetive a progressão horizontal de uma professora da rede pública, para a classe “J”, nos termos da Lei Complementar Estadual nº 322/2006, com efeitos retroativos à data da impetração do mandado de segurança.
O julgamento, sob a relatoria do desembargador Ibanez Monteiro, considerou as promoções horizontais previstas nas Leis Complementares nº 322/06, nº 503/2014 e no Decreto Estadual nº 25.587/2015, deveria estar atualmente na Classe pleiteada na ação.

Projeto de lei no Senado propõe mudar dívida dos Estados


Um projeto de lei no Senado propõe a mudança, mais uma vez, do indexador das dívidas dos Estados. 
Em 2015, o índice foi alterado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou Selic — o que for menor —, mais 4%. 
A ideia agora,  propõe manter só o IPCA, retirando a correção.
O projeto preocupa a equipe econômica do ministro Paulo Guedes. O governo tenta fazer com que Amin desista da ideia, e acredita que ela não deve andar. 
A proposta resgata texto apresentado em 2015 pelos então senadores gaúchos Paulo Paim (PT), Ana Amélia (PP) e Lasier Martins (PDT). O Rio Grande do Sul é um dos estados que enfrentam uma das piores situações fiscais.

Militares decidem paralisar atividades no RN a partir do dia 17 de junho

Resultado de imagem para Militares decidem paralisar atividades no RN a partir do dia 17 de junho
O s policiais e bombeiros militares de Natal, praças e oficiais, deliberaram por unanimidade, em Assembleia Geral Unificada nesta sexta-feira, 31, a interrupção das atividades a partir do dia 17 de junho.
A reivindicação principal é a atualização salarial e os pagamentos das folhas salariais em atraso.