CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

terça-feira, 4 de junho de 2019

38% concordam com o fechamento do STF

O percentual de brasileiros que concordam com o fechamento do STF, segundo a pesquisa encomendada pela Universidade Vanderbilt, passou de 13%, em 2012, para 38%, em 2019.
Um pesquisador da FGV comentou com a Folha de São Paulo:
“O STF não está conseguindo agradar ninguém.”

Segundo maior avião do mundo pousou em Natal/RN nesta terça 04


Sindicato vai denunciar Fátima Bezerra por descumprir decisão judicial


O Governo do Rio Grande do Norte efetuou na última sexta-feira (31) o pagamento da primeira das duas parcelas da dívida do décimo terceiro salário de 2017. No entanto, cumpriu a decisão envolvendo a obrigação de fazer, em parte, porque deixou de pagar o acréscimo da correção monetária e dos juros.
A desembargadora Maria Zeneide Bezerra, do TJ, intimou o SINSP a se pronunciar sobre o assunto, já que existiam informações de que o poder executivo havia sinalizado sobre o pagamento de verba.
O sindicato vai denunciar à relatora o descumprimento da decisão judicial e pedir o cumprimento das providências jurídicas cabíveis acerca da ação.
“O sindicato exige que os direitos amparados pela decisão judicial do Tribunal sejam cumpridos. A Constituição estadual determina que os salários dos servidores sejam pagos até o último dia de cada mês”, diz o Sinsp em seu site oficial.
Entenda

Senado aprova MP do pente-fino no INSS após acordo para mudar Previdência depois de negociar com oposição


O Senado Federal aprovou hoje, por 55 votos a favor e 12 contra, a Medida Provisória (MP) que autoriza um pente-fino em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 
A MP 871 precisava ser votada até esta segunda-feira para não perder a validade. 
Em troca da votação do texto, o governo negociou com a oposição mudanças na reforma da Previdência.

Projeto cria cadastro nacional de condenados por crimes hediondos

 O Projeto de Lei 1969/19 cria um cadastro nacional de pessoas condenadas por crimes hediondos ou equiparados. 
São crimes considerados mais graves pela legislação, como: ação de grupos de extermínio, crimes contra a vida, estupro, exploração sexual de crianças e adolescentes, tortura, tráfico, entre outros.
O cadastro criado será administrado pelo governo federal com a cooperação dos estados, do Ministério Público e do Poder Judiciário, e terá dados cadastrais dos criminosos, além do perfil genético.

Ameaça de exclusão de estados da reforma amplia pressão sobre governadores do NE

O debate sobre a exclusão de estados e municípios da reforma da Previdência ampliou a pressão por um ato enfático de políticos do Nordeste a favor da proposta.
Há, porém, divergências entre expoentes da região. Enquanto governadores reivindicam a exclusão de alguns itens do projeto, ACM Neto, prefeito de Salvador e presidente do DEM, quer que o Congresso obrigue os que quiserem aderir ao novo regime a formalizar a decisão.

Presidente do SINSP chama Fátima de “preconceituosa”


“Ficamos tristes porque a governadora agiu de forma preconceituosa. 
Ela escolheu dar o reajuste salarial para quem ganha acima de R$ 31 mil. Foi uma decisão do governo”

De Janeayre Souto, presidente do SINSP.
    

Árbitra de futebol é agredida com socos por aluno da UFPI de Parnaíba

A árbitra de futebol Eliete acabou de ser agredida com socos enquanto apitava uma partida de futsal na quadra da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). De acordo com informações, tudo ocorria tranquilamente em uma partida de futsal entre os times dos cursos de Engenharia de Pesca e Ciências Contábeis, quando começou uma confusão seguida de pancadaria entre os jogadores dos dois times.
A briga teria sido iniciada por dois alunos de Engenharia de Pesca, quando o universitário por nome Rodrigo Quixaba, que veste a camisa 14 do time de Pesca, partiu para cima da árbitra Eliete após receber um cartão vermelho. Em um vídeo que circula no WhatsApp é possível ser o aluno desferindo vários socos contra a mulher que cai no chão da quadra. Ela teve ferimentos na boca.
 
O agressor teria sido perseguido por outros estudantes que assistiam ao jogo. Ele conseguiu fugir. O episódio gerou revolta e comoção nas redes sociais do litoral. A jovem Eliete já labuta há bastante tempo no esporte parnaibano e durante o dia trabalha vendendo salada de fruta nos mercados de Parnaíba.
  Por Luzia Paula

Qualidade do queijo potiguar é elogiada em Mundial da França

O Mundial de Queijos na França rendeu elogios aos produto originários do Rio Grande do Norte, informou o gestor do projeto Leite e Genética do Sebrae, Acácio Brito. 
O evento na cidade de Tours se iniciou no último domingo, 2, e tem fim nesta terça-feira, 4. É a primeira vez que o estado participa da experiência.

Brasil é o pais com mais casos de ansiedade

Vamos desacelerar, gente!
1 em cada 10 brasileiros possui transtorno de ansiedade
O país é recorde em transtorno de ansiedade.
Síndrome do pânico leva a depressão