CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sábado, 8 de junho de 2019

Governo já soma 318 votos para aprovar a reforma da previdência


O governo Jair Bolsonaro já contabiliza votos suficientes na Câmara dos Deputados favoráveis à reforma da Previdência. Por ser uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), são necessários ao menos 308 votos entre os 513 deputados, três quintos da Casa. 
Estimativas da equipe de articulação do governo dão conta de ao menos 320 votos, mas a contabilidade mais otimista já ultrapassa os 330 deputados.
O “eleitorado” da reforma vai do deputado governista fiel ao opositor consciente da necessidade da reforma, passando pelo “centrão light”.
O placar da reforma da Previdência na CCJ da Câmara deu 72% dos votos favoráveis (48 de 66) à proposta do governo Bolsonaro.
Dados do governo confirmam levantamento de consultorias: 
de 117 a 140 serão os votos contra reforma só porque é proposta de Bolsonaro.
Publicamente, ao menos 230 deputados federais já declararam votos favoráveis à reforma. Os demais fazem silêncio para driblar a patrulha.
DIÁRIO DO PODER

Justiça da Bahia manda MEC suspender bloqueio nas universidades, mas governo pode recorrer

A Justiça Federal da Bahia determinou, na noite desta sexta-feira (7), que o Ministério da Educação suspenda o bloqueio de verbas nas universidades federais. O governo pode recorrer.
A decisão foi tomada pela juíza Renata Almeida de Moura, da 7ª Vara Federal, em Salvador, em resposta a uma ação apresentada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (UnB).
bloqueio de 30% nos gastos não obrigatórios (chamados discricionários) foi anunciado em abril pelo Ministério da Educação. Desde então, ações têm sido apresentadas à Justiça contra a medida. Além disso, no mês passado, houve manifestações em todo o país contra o bloqueio. 
O contingenciamento representa, segundo o governo, 3,4% do orçamento total das universidades.
A juíza fixou multa de R$ 100 mil por dia, caso o MEC não cumpra a decisão dentro do prazo de 24 horas.
G 1

Mulheres são minoria nos homicídios, mas estão mais vulneráveis em casa



Entre 2007 e 2017, 619 mil brasileiros e brasileiras foram vítimas de homicídios de acordo com a nova edição do Atlas da Violência, divulgada nesta semana.
Os homens foram as maiores vítimas, representando 91,8% de todos os casos, enquanto as mulheres representaram apenas 8% dos assassinatos. Os 0,2% restantes não tiveram gênero identificado no registro da morte.
No entanto, o perfil dos assassinatos femininos mostra que elas estão particularmente vulneráveis a serem mortas dentro das suas próprias casas.
Ao longo da década, 39,2% dos assassinatos femininos foram praticados em domicílio, contra 15,9% dos masculinos. 
O maior local de morte dos homens (68,2%) é em ruas ou estradas.

MPRN também instaura inquérito para apurar contrato milionário da Funpec

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por intermédio da 27ª Promotoria de Natal, instaurou inquérito civil público para apurar as possíveis irregularidades na contratação, pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), do Grupo Fields 360, para a realização da campanha publicitária “Sífilis não”. 
A instauração do inquérito pelo MPRN foi publicada essa semana no Diário Oficial do Estado.
A Funpec já está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) por ter firmado contrato de R$ 50 milhões com uma agência de publicidade. 
Além do MPF, a Controladoria Geral da União (CGU) anunciou que irá fazer uma auditoria no contrato.

Mais Médicos: profissionais têm até segunda para indicar municípios de atuação

  
Os profissionais aptos a participar do Programa Mais Médicos já podem indicar os municípios onde têm interesse de trabalhar. 
De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (7) pelo Ministério da Saúde, os médicos têm até as 12h da próxima segunda-feira (10), para acessar o site do programa e fazer suas indicações.
São oferecidas 2.149 vagas em 1.130 municípios com os maiores índices de vulnerabilidade social do país nos 26 estados da Federação, exceto no Distrito Federal, além de 13 distritos sanitários especiais indígenas (DSEIS).

Entidade feminista expulsa advogada que aceitou defender Neymar

A seção brasileira do Cladem (Comitê da América Latina e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher) expulsou de seus quadros a advogada Maíra Fernandes, contratada para defender Neymar, registra Ancelmo Gois.
A OAB protestou contra a decisão do comitê e argumentou que, numa democracia, todos têm direito a defesa e a um advogado.
Em seu Facebook, Maíra disse ter sido procurada por Davi Tangerino e Salo de Carvalho, advogados do jogador e, segundo ela, “muito próximos da causa feminista”. Afirmou ter lido os autos e se convencido de que é uma “falsa acusação de estupro”.

Bancários do RN aderem à greve geral no dia 14 de junho

Os bancários do RN, reunidos em assembleia nesta quinta-feira (6), decidiram por aderir a Greve Geral de 14 de junho que vem sendo organizada por trabalhadores de todo o país para barrar a Reforma da Previdência. 
Na sexta, 14, nenhuma agência bancária deverá funcionar. será que gestores irão liberar escolas para sindicatos?

Os bancários potiguares entendem que o que está em jogo é o fim do direito a aposentadoria. “Assim como a Reforma Trabalhista não gerou empregos, a Reforma da Previdência não irá resolver os problemas econômicos do país”, diz o Sindicato. 
A luta, segundo os bancários, é ainda contra o desemprego, o desmonte do serviço público e da educação.

Senado propõe restringir decisão individual no Supremo

Senado pode votar nos próximos dias medida que propõe restringir a atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)
Um projeto que está pronto para análise no plenário da Casa proíbe as chamadas decisões monocráticas – tomadas individualmente – em ações que questionam leis aprovadas no Congresso e atos do Executivo.
O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ganhou caráter de urgência, o que garante uma tramitação acelerada.

Copa na França: presença de Marta ainda não é certa no jogo de estreia no domingo



A seleção feminina de futebol, que já está e Grenoble, na França, para disputar a Copa do Mundo, treina nesta quinta-feira (6) no Stade Paul Bourgeat, que fica perto do hotel onde a delegação brasileira está hospedada.
A atacante Marta permanece em tratamento na fisioterapia para se recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda. A atleta ainda não tem a sua presença garantida no jogo de estreia do Brasil na competição contra a Jamaica, no próximo domingo (9), às 10h30.
O time comandado pelo treinador Vadão (Oswaldo Fumeiro Alvarez) chegou no início da noite dessa quarta-feira(5), em Grenoble, procedente de Portimão, em Portugal, onde cumpriu um período de preparação.