CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

domingo, 14 de julho de 2019

Goleador e habilidoso, Nilson Dias (Botafogo) não precisou conquistar títulos importantes

Em pé: Miranda, Wendell, Mauro Cruz, Osmar, Marinho Chagas e Carbone. 
Agachados: Rogério, Carlos Roberto, Cremilson, Nilson Dias e Dirceu. 
Foto de Fernando Pimentel. Crédito: revista Placar – 50 times do Botafogo.

Goleador e habilidoso, Nilson Dias não precisou conquistar títulos importantes para seu nome ser lembrado até hoje pelos torcedores do Botafogo.
Nilson Severino Dias nasceu em 25 de janeiro de 1952, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Torcedor do Flamengo na infância, o franzino Nilson Dias tentou passar nas peneiras do clube da Gávea, mas foi reprovado. Decepcionado, nunca mais voltou ao Rubro Negro.
Em 1968 pisou pela primeira vez em General Severiano. Depois de brilhar nas categorias amadoras, sua primeira participação no time principal aconteceu no empate sem gols contra o Vasco, em 21 de abril de 1970, no Maracanã.
No mesmo ano de 1972, no mês de junho, Nilson Dias encarou seu primeiro grande desafio ao ser emprestado ao Deportivo Cali da Colômbia, lá permanecendo até fevereiro de 1973.
Conquistou de vez a condição de titular no Botafogo quando retornou da Colômbia. Foi o principal goleador do time no campeonato nacional. O sucesso foi repetido nas temporadas de 1974 e 1975, quando novamente foi o artilheiro da equipe. 
Jogando pelo Botafogo, Nilson Dias atravessou uma das maiores crises financeiras do clube em razão da venda de General Severiano.  
Ao todo, foram 302 participações com 127 gols marcados.
Nilson Dias participou do período em que foi registrado o recorde de 52 partidas invictas do Botafogo, entre 21 de setembro de 1977 e 16 de julho de 1978.
Os números apontam ainda outro grande feito do time da “Estrela Solitária”: 42 jogos sem derrota no campeonato brasileiro!