CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Debatedores confirmam viabilidade econômica e ambiental da hidrovia no São Francisco


A viabilidade econômica da reativação da hidrovia do São Francisco foi confirmada por especialistas ouvidos pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Dados apresentados durante a audiência pública mostram que uma barcaça, por exemplo, poderia levar 900 toneladas de carga; quantidade que se transportada por terra, exigiria 35 carretas. A viabilidade ambiental também foi confirmada pelos debatedores: a emissão de poluentes é quatro vezes maior nas rodovias do que nas hidrovias.

Caciques partidários vão dominar fundo eleitoral em 2020

Criado para ajudar a financiar as eleições de 2018, o fundo eleitoral ficará sujeito à lógica partidária que privilegia caciques e políticos que já têm mandato nas disputas municipais do ano que vem. 
As eleições de 2020 serão as primeiras escolhas de prefeitos e vereadores em todo país bancadas majoritariamente por dinheiro público.
Sem poder contar com recursos das doações empresariais, líderes partidários no Congresso Nacional já defenderam a ampliação do valor do fundo eleitoral com o argumento de que é preciso abranger disputas nos mais de cinco mil municípios brasileiros e democratizar a distribuição de recursos para os candidatos.

Navio suspeito de derramamento de óleo no Nordeste voltará ao litoral brasileiro esta semana

Um navio suspeito pelo vazamento do óleo que atinge praias do Nordeste e do Espírito Santo passará novamente pelo litoral brasileiro ainda esta semana, em uma viagem de retorno da Venezuela à Ásia, segundo pesquisa da Universidade Federal de Alagoas ( Ufal ). É possível que esteja transportando novamente óleo cru.
O petroleiro suspeito teria navegado entre a África do Sul e a costa norte da América do Sul em julho com o aparelhamento que indica sua localização desligado, violando o Direito Marítimo internacional. Uma imagem feita pelo satélite Sentinel 1-A no dia 19 de julho mostra uma mancha de óleo, até agora desconhecida, a 26 quilômetros do litoral da Paraíba. Teria, pelo menos, 25 quilômetros de extensão e 400 metros de largura.