CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Economista elogia MP de Bolsonaro e prevê reação positiva no mercado

O economista Hélio Zylberstajn, professor sênior da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP) elogiou nesta quinta-feira (2) a medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na noite desta quarta (1º) que impedirá a demissão de cerca de 12 milhões de trabalhadores.
Ele acha que essa MP deverá provocar forte impacto positivo no mercado financeiro já nesta quinta-feira, am razão do clima de confiança que estabelece na economia. 
A MP está entre as iniciativas para enfrentar a crise do coronavírus. O custo previsto da medida é de R$ 51 bilhões.
Sem essa medida, segundo explicou Zylberstanjn durante o programa “Gente”, da Rádio Bandeirantes, o Brasil dobraria o número de desempregados. Mas ele acha que a medida provisória demorou um pouco, deveria ter sido editada há um mês, logo no início da crise.
O programa atenderá a 24,5 milhões dos 35 milhões de trabalhadores do setor privado nio Brasil. Sem a medida, o governo projetava a demissão de 12 milhões de pessoas. Com a medida, essa projeção cai para 3,2 milhões de trabalhadores.
A redução poderá ser de 25%, 50% ou de 70% e vigorar por 90 dias, segundo explicou o secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, Bruno Bianco. A medida permite também a suspensão do contrato de trabalho por dois meses com o pagamento integral, pelo governo, do seguro-desemprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário