CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Câmara votará PEC que acaba com foro privilegiado


O fim do foro especial para crimes comuns cometidos por todas as autoridades do país, inclusive juízes e integrantes do Ministério Público, voltará à pauta do Congresso em 2020. Na tentativa de destravar o tema, que virou os últimos dois anos sem ser votado na Câmara, parlamentares negociam uma mudança na proposta inicial: incluir o impedimento ao juiz de primeira instância de decretar medidas cautelares contra políticos, como prisão, quebra de sigilo bancário e telefônico e ordem de busca e apreensão.
A opção seria uma forma de proteger os parlamentares dos novos responsáveis pelas investigações hoje supervisionadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Líderes argumentam que a restrição se justifica para evitar “ativismo” dos juízes de primeira instância.
Segundo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em debate na Câmara, que já foi aprovada pelo Senado em 2017, somente cinco autoridades teriam direito ao foro especial: presidente da República e vice, presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF).
No fim do ano passado, os deputados fecharam um acordo na tentativa de fazer a proposta avançar. Para votá-la, ficou acertada a alteração no texto, que será feita por emenda do deputado Luiz Flávio Gomes (PSB-SP), especificando que o juiz de primeira instância não pode decretar medidas cautelares contra políticos. De acordo com a emenda, essas medidas teriam de ser decididas por tribunais superiores.

Judiciário e Legislativo terão que reduzir despesas

Os poderes Judiciário e Legislativo vão precisar conter despesas para se enquadrar no teto de gastos este ano. A regra fiscal, que limita o crescimento das contas da União à inflação do ano anterior, prevê que o reajuste em 2020 será de 3,37%.
Considerando a evolução das despesas desses órgãos em 2019, fica claro que eles terão de fazer um esforço extra.
De janeiro a novembro do ano passado, os gastos do Legislativo cresceram 7,8% em relação ao mesmo período de 2018. Já os do Judiciário tiveram alta de 6,8%. Ou seja, na prática, esses poderes terão de reduzir à metade o ritmo de alta de gastos, já que o limite no ano que vem é de só 3,37%.

Ministro Marcos Pontes avisa que implementação do 5G só sai em 2022


Marcos Pontes, ministro de Ciência e Tecnologia, disse em entrevista à Folha que a implementação do 5G no Brasil não deve ocorrer antes do fim de 2021.
“A ideia é que até o final deste ano a gente faça o leilão. Essa é a minha estimativa, mas talvez fique só para 2021. Então, imagino que no final de 2021 e começo de 2022 comece a ter implementação de algum piloto”, afirmou.

Donos do DPVAT fizeram pagamentos a pessoas próximas a políticos e ao STF

Auditoria nas contas da Seguradora Líder, responsável pela gestão do seguro DPVAT, questionou uma série de procedimentos na gestão da empresa, incluindo pagamentos por prestação de serviços para pessoas próximas a políticos, a integrantes do governo federal ou ligadas a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), muitas vezes sem os devidos detalhamentos e controles. 
As informações são do Diário do Poder.
A auditoria foi realizada pela consultoria KPMG, a pedido da atual gestão da seguradora. 
A análise dos documentos e processos abarca o período que vai de 2008 a 2017. O documento, com cerca de mil páginas, foi obtido pela reportagem. Parte dele avalia o envolvimento da Líder com o que a KPMG chama de “pessoas politicamente expostas”.

Ministério da Economia confirma estudo para subsidiar conta de luz de igrejas

Ministério da Economia confirmou que a concessão de subsídio para a conta de luz de templos religiosos está em estudo nas áreas técnicas da pasta.
O Estadão trouxe a informação revelando que o presidente Jair Bolsonaro pediu ao Ministério de Minas e Energia (MME) que elaborasse uma minuta de decreto para permitir descontos nas tarifas de energia de igrejas de grande porte.
Caso aprovada, os evangélicos, principal base de sustentação do governo Bolsonaro, serão os principais beneficiados. A publicação lembra que o presidente vem atendendo as reivindicações desse segmento desde que assumiu o cargo.
Em contrapartida, muitos templos já anunciaram a disposição de ajudar Bolsonaro a coletar as quase 500 mil assinaturas necessárias para criar seu novo partido, o Aliança pelo Brasil.

Vice-presidente General Mourão reinaugura base brasileira na Antártica

O vice-presidente Hamilton Mourão embarca nesta segunda-feira (13) com destino à Antártica, onde será o principal representante do governo brasileiro na reinauguração da Estação Comandante Ferraz, base de pesquisa do país no continente.
O novo prédio, que fica na ilha Rei George, na Bahia do Almirantado, está sendo erguido ao lado da atual base, que tem estrutura provisória. A inauguração oficial será na terça-feira (14).

Prefeitos têm uma semana para aderir ao Município + Cidadão

Termina no próximo domingo (19) o prazo para as prefeituras municipais aderirem ao programa do governo federal “Município + Cidadão”, lançado em outubro passado pelo Ministério da Cidadania para áreas de cultura, desenvolvimento social e esporte.
O programa apoia os municípios a realizarem jogos escolares e competições municipais, festivais de música, dança e audiovisual, shows, cursos profissionalizantes, a promoverem atividades para idosos e para o desenvolvimento infantil, fomentar a agricultura familiar e prevenir o uso de drogas.
Ao participar do programa, as prefeituras receberão apoio técnico do Ministério da Cidadania para a formatação de ações. Os municípios que se destacarem na implementação das ações receberão “Prêmio Município + Cidadão – Edição 2019-2020”.

Estados podem ganhar Mega-sena mesmo sem terem feito a fezinha

Mesmo sem terem apostado, os Estados esperam ganhar uma mega-sena, este ano, com a manutenção da crise do petróleo.
Segundo o Diretor do Comitê de Secretários de Fazenda, o norte-rio-grandense André Horta, a estimativa é que a arrecadação do ICMS sobre a gasolina engorde em R$ 60 bilhões os cofres estaduais em 2020.
Trata-se – disse André Hora – de receita fundamental para a condução das administrações públicas estaduais.

Definida por votos criação da Liga Desportiva do Oeste Potiguar em Caraubas/RN


ReporterGM'7 * Gilmar Marques
Neste sabado(11), em Caraubas, na sede do Auditório do Palácio Jonas Gurgel foi escolhida e empossada a nova composição da diretoria da recém criada entidade (Liga Desportiva do Oeste Potiguar - LDOP) que em poucos dias será registrada em Cartório para obedecer as regras jurídicas do país.
Veja a composição:


Emerson Pinheiro - Presidente (2020/2021)
Vice-presidente - João Filho

1º Tesoureiro - Gilmar Marques
2ª Tesoureira - Brinna

1º Secretário - Pedro Henrique
2º Secretário - Antonio Francisco Rocha (Bukeirao Rocha)

Presidente do Conselho Fiscal - Calos Eduardo Alves
Membros - Elvis e  Murilo


Obs. Proxima reunião será e Apodi às 13h

AgencGM/Caraubas-RN