CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Segue mantido o calendário das eleições deste ano

A eventual necessidade de se adiar as eleições deste ano é um cenário monitorado de perto por um grupo de trabalho instituído em abril pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar da pandemia do novo coronavírus, o tribunal afirma que, por enquanto, tem dado conta de manter o seu cronograma de providências materiais e testes para que o calendário eleitoral não sofra alterações.
Como a constituição prevê que a eleição deve ser realizada “no primeiro domingo de outubro do ano anterior ao término do mandato dos que devam suceder”, qualquer mudança de data, por menor que seja, requer aprovação de uma proposta de emenda constitucional. Ou seja, precisa de duas votações na Câmara – com aprovação de ao menos 308 dos 513 deputados – e outras duas no Senado, com o aval de 49 dos 81 senadores

Caixa amplia pausa para pagamento de prestação habitacional


A Caixa vai permitir, a partir de hoje, a ampliação da pausa do pagamento de financiamentos habitacionais por um período de 120 dias para os clientes que já haviam solicitado o benefício de suspensão temporária.
Anteriormente, o período máximo era de 90 dias. Quem decidir solicitar a suspensão temporária das prestações a partir de agora já terá os 120 de pausa garantidos.
A ampliação do prazo vale para pessoas físicas e jurídicas, no caso de financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais – individual.

Ex-governador da Paraíba morre de Covid-19 em João Pessoa


Morreu por Covid-19 no fim da noite deste domingo (17) o ex-governador da Paraíba Wilson Braga, em João Pessoa. 
Ele tinha 88 anos e estava internado em um hospital particular da cidade desde o dia 1º de maio.
O exame para o coronavírus saiu um dia depois da confirmação que a esposa dele, a ex-deputada federal Lúcia Braga, também havia morrido com Covid-19. Wilson Braga foi casado com Lúcia e teve três filhos.

Respiradores comprados pela União atrasam, e só 3,6% chegam aos estados

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o aparelho mais requisitado do mundo encontra dificuldades para chegar aos hospitais públicos do país. 
Dos 15.300 respiradores comprados pelo governo brasileiro, só 557 foram entregues aos estados até o momento: 3,6% do total previsto.
Os contratos, disponíveis no site do Ministério da Saúde, mostram negociações fechadas com quatro empresas brasileiras. 
A maior compra, de 6.500 respiradores, a um custo de R$ 322 milhões, se deu com a Magnamed Tecnologia Médica, de São Paulo. 
Só em abril, o governo informou que a empresa entregaria dois mil aparelhos. Mas até agora, o governo informa que menos de 150 foram disponibilizados.

Estados dão reajustes para funcionalismo em meio à crise

A demora do presidente Jair Bolsonaro em sancionar a lei que congela os salários dos servidores tem dado tempo para a aprovação de novos reajustes pelos governos estaduais ao funcionalismo.
O congelamento é uma exigência da equipe econômica para o repasse de R$ 60 bilhões para Estados e municípios enfrentarem a Covid-19.
Depois de reajustes das polícias do Distrito Federal, os Estados de Mato Grosso e Paraíba também aprovaram reajustes e gratificações. 
Em outros Estados, aumentou a pressão por aumentos, com novos projetos tramitando nas Assembleias Legislativas. Além disso, o Congresso aprovou reajuste também para militares de Roraima, Rondônia e Amapá, ativos e inativos, que ingressaram nos cargos quando esses Estados eram territórios pertencentes à União.

Empresa dos EUA anuncia resultado inicial positivo da vacina do coronavírus


A Moderna, empresa de biotecnologia dos EUA, anunciou nesta segunda-feira(18) que testes preliminares com uma possível vacina para o novo coronavírus tiveram resultados positivos.
Oito pacientes receberam doses pequenas e médias da vacina e desenvolveram níveis de anticorpos semelhantes ou superiores aos encontrados em pacientes já recuperados da doença.

Coronavírus: RN registra 133 infectados e 3 mortes nas últimas 24h


De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde neste domingo (17), casos confirmados no Rio Grande do Norte chegam a 3.137, são 133 a mais que no sábado.
O total de vítimas do covid-19 no RN chega a 139 – são 3 óbitos a mais que a atualização do boletim de sábado (16) da Sesap.

Campanha contra gripe inicia nova etapa de vacinação nesta segunda


Começa nesta segunda-feira(18) a segunda etapa da terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que pretende imunizar até o dia 5 de junho mais 36,1 milhões de pessoas, número que corresponde a 90% do público-alvo dessa etapa.
Nesta etapa, a campanha tem como foco principal os professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. Já a primeira etapa (da terceira fase da campanha) teve como público-alvo pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e mães no pós-parto até 45 dias.

A crise da pandemia e o PIB latino

FMI prevê queda de 5,2% do PIB latino-americano em 2020

Coronavírus: Total de mortes no Brasil chega a 16.118, casos confirmados são 241.080


Ministério da Saúde divulgou neste domingo (17) o mais recente balanço dos casos de novo coronavírus no Brasil.
Os principais dados são:
16.118 mortes, eram 15.633 mortes no sábado (16).
Foram mais 485 novos registros de mortes acrescentados em 24 horas.
241.080 casos confirmados, eram 233.142 no sábado (16).
Foram 7.938 casos incluídos no balanço em 24 horas.