CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sábado, 25 de junho de 2016

SEPARAÇÃO DO REINO UNIDO PREOCUPA GOVERNO TEMER

índice 

Nos bastidores, há uma avaliação do governo Michel Temer de que a decisão do Reino Unido de se separar da União Europeia criará mais turbulência econômica no cenário internacional por meses até que o divórcio seja concluído. Isso é ruim para o Brasil, que enfrenta dois anos seguidos de recessão e que ensaiava uma recuperação a partir do segundo semestre. Ou seja, pode complicar a retomada do crescimento.

Também poderá dificultar as negociações para o Mercosul fechar um acordo comercial com a União Europeia. Essas tratativas deverão ter de aguardar uma estabilização das relações entre o Reino Unido e a Europa. A separação pode ter influência no debate a respeito da flexibilização de regras do Mercosul. Temer disse hoje que o Brasil avalia propor uma mudança na norma que dificulta o fechamento de acordos bilaterais.

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, é um crítico antigo do Mercosul. Ele avalia que o bloco emperra o fechamento de acordos bilaterais. Hoje, o próprio Serra admitiu a possibilidade de o Brasil se aproximar mais do Reino Unido após a decisão de separação da União Europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário