CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

terça-feira, 5 de março de 2019

Idade mínima para a aposentadoria já subiu em 55 países

Resultado de imagem para lula e dilma defendem a reforma da previdencia
CLIC > https://www.youtube.com/watch?v=b5C8XSopCLs
Clic no link e veja o Lula defendendo a Reforma da previdencia

A definição de uma idade mínima na aposentadoria, de 62 anos para mulheres e 65 para homens, como prevê a reforma da Previdência proposta pelo atual governo, é realidade em vários países.
Estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que pelo menos 55 deles aumentaram a idade para pedir o benefício entre os anos de 1995 e 2017.
Na Europa e na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), muitos países estão reformando seus sistemas de seguridade social desde a década de 1990.
No caso dos países emergentes, a reforma no Chile, na década de 1980, acabou servindo de modelo para diversos países na América Latina e para nações em desenvolvimento, afirmaram os pesquisadores Rogério Nagamine e Otávio Sidone.
O levantamento mostra que há tentativas de estabelecer uma idade mínima no Brasil desde a década de 1990.
As tentativas, frustradas, ocorreram nos governos FHC, Lula, Dilma e Temer. Os pesquisadores do Ipea afirmam que dados da Fiap (Federação Internacional dos Administradores de Fundos de Pensão) mostram que, entre 1995 e 2017, pelo menos 76 países aumentaram a taxa de contribuição previdenciária.
Além disso, 55 elevaram a idade de aposentadoria e 60 ajustaram a fórmula de cálculo dos benefícios, reduzindo o valor pago aos segurados.
Na proposta do governo, a aposentadoria vai exigir, além da idade mínima, 20 anos de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O valor do benefício será igual a 60% média salarial do segurado, mais 2% para cada ano de contribuição acima dos 20 anos mínimos. Dessa forma, para ter a aposentadoria integral, será preciso ter contribuído por pelo menos 40 anos para a Previdência.

Confira alguns países que mudaram as regras
Austrália: A idade mínima é de 65 anos e está subindo gradualmente para 67 de 2017 até 2023. A alíquota de contribuição está aumentando de 9% para 12%, entre 2013 e 2020.
Bélgica: A idade da aposentadoria é de 65 anos. Há previsão na lei para subir para 66 anos, em 2025, e 67 anos, em 2030.
Coreia do Sul: A idade mínima está em 61 anos e aumentará para 65 anos até 2034.
Dinamarca: A idade será elevada de 65 para 67 anos, entre 2019 e 2022. Até 2030, deverá subir para 68 anos.
Estados Unidos: A idade mínima é de 66 anos, subindo, aos poucos, para 67 anos até 2027.
Grécia: Não havia idade mínima e, em 2012, foi estabelecida em 67 anos para homens e mulheres. A partir de 2021, será ajustada de acordo com mudanças na expectativa de vida a cada três anos.

Folhapress

Bactérias podem estar ligadas à depressão, diz estudo

O intestino é considerado nosso segundo cérebro. Por esta razão, cientistas resolveram olhar mais de perto como o equilíbrio da microbiota intestinal afeta a saúde mental e concluíram, em um novo estudo, que as bactérias presentes no intestino podem afetar o equilíbrio mental e, sobretudo, as chances de sofrer de depressão.
Uma equipe de pesquisadores belgas analisou amostras de fezes de mais de mil voluntários e descobriu que duas famílias de bactérias eram sistematicamente menores em pessoas depressivas, incluindo naquelas estavam recebendo tratamento.
Adicionalmente, um outro estudo que incidiu sob uma população de controle de mil holandeses validou essas conclusões, que estabelecem uma relação causal estatística entre o número de certas bactérias e o nível de bem-estar e saúde mental, explica o artigo publicado na revista científica Nature Microbiology.

Bolsonaro defende Lava Jato da Educação: ‘há algo de muito errado’


O presidente Jair Bolsonaro defendeu a “Lava Jato da Educação” em seu perfil do Twitter na manhã desta segunda-feira, 4. Para embasar seu ponto de vista, ele citou que o Brasil gasta mais em educação em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do que a média de países desenvolvidas, mas ocupa as últimas posições na Programa Internacional de Avaliação (PISA). Segundo ele, em 2003, o Ministério da Educação (MEC) gastava R$ 30 bilhões em Educação, e, em 2016, gastou quatro vezes mais, chegando a R$ 130 bilhões.
“Há algo de muito errado acontecendo: as prioridades a serem ensinadas e os recursos aplicados. Para investigar isso, o Ministério da Educação junto com o Ministério da Justiça, Polícia Federal, Advocacia e Controladoria Geral da União criaram a Lava-Jato da Educação.”
Segundo Bolsonaro, os dados iniciais da investigação revelam “indícios muito fortes” de que a máquina está sendo usada para a manutenção de “algo que não interessa ao Brasil”. Ele ainda completou que sabe que isso pode acarretar greves e movimentos coordenados, “prejudicando o brasileiro”.

Papa abrirá em 2020 os arquivos secretos do Vaticano sobre a 2ª Guerra


O papa Francisco anunciou nesta segunda-feira, 4, que abrirá os arquivos secretos do Vaticano referentes à 2.ª Guerra e ao papa Pio XII, acusado por alguns historiadores de manter silêncio sobre o Holocausto.
Organizações judaicas pedem há décadas pela abertura desses documentos e acusam o pontífice da época de fechar os olhos para as perseguições a judeus promovidas pelos nazistas.
“A Igreja não tem medo da História”, disse Francisco a membros dos Arquivos Secretos do Vaticano, acrescentando que os documentos do período do papado de Pio XII (1939 a 1958) serão abertos no dia 2 de março de 2020. Ele destacou que o legado de Pio XII é tratado com “certo preconceito e exagero”.
De acordo com o Vaticano, Pio XII utilizou da diplomacia nos bastidores para salvar judeus diante dos muitos católicos que viviam em regiões ocupadas por nazistas.

Sobe para 23 o número de mortos em decorrência do tornado nos EUA


Aumentou o número de vítimas do tornado que atingiu o estado do Alabama, nos Estados Unidos. O último balanço revela que 23 pessoas morreram, incluindo crianças. A estimativa é que este número pode ser mais elevado, sobretudo a zona de Lee County, pois as buscas continuam.
As imagens das emissoras locais mostram várias casas reduzidas a escombros e dezenas de árvores caídas. Bill Harris, médico legista no Alabama, disse aos media locais no domingo ao início da noite que as pessoas “continuam a ser retiradas dos escombros”. “Vamos ficar aqui a noite toda”, disse o responsável.
Ainda não há um balanço oficial do número de feridos, mas o Centro Médico do Alabama na cidade de Opelika confirmava que tinha assistido mais de 40 pessoas em resultado do tornado. No estado vizinho da Geórgia, pelo menos 21 mil pessoas ficaram sem eletricidade.
Agência Brasil

Como bloquear o WhatsApp se seu celular for roubado ou perdido


Carnaval é época de muita folia e aglomerações, de modo que não é raro sair de um bloco de rua ou de um desfile de escola de samba e perceber que seu fiel companheiro, o smartphone, foi esquecido em algum lugar ou até mesmo roubado.
Então você perdeu o acesso ao seu celular e ao seu chip. Não importa se ele foi roubado, furtado ou você simplesmente acabou perdendo o aparelho, é recomendável bloquear o acesso ao WhatsApp o quanto antes para impedir que estranhos tenham acesso ás suas conversas particulares.
Por isso, é importante bloquear o WhatsApp no seu celular desaparecido o quanto antes. O problema é fazer isso sem acesso físico ao aparelho. O jeito mais fácil seria cadastrar o aplicativo em um novo celular com o seu número antigo, mas isso pode ser um problema por dois motivos: você pode demorar para conseguir um chip novo, ou você pode demorar para conseguir um celular novo. As informações são do Olhar Digital.

Guaidó volta à Venezuela e entra pelo principal aeroporto do país


O líder opositor Juan Guaidó anunciou, às 12h23 desta segunda-feira (hora local, 13h23 no Brasil), que voltou à Venezuela e entrou no país. “Já em nossa terra amada! Venezuela, acabamos de passar a Imigração e nos mobilizaremos onde esteja nosso povo”, disse pelo Twitter. “Entramos na Venezuela como cidadãos livres.”
Guaidó chegou pelo Aeroporto Internacional Simón Bolívar, o principal do país, localizado na cidade de Maiquetía, vizinha a Caracas. Vários embaixadores de países europeus, entre eles Alemanha, França e Espanha, foram esperá-lo no desembarque.
O líder opositor estava no exterior desde 22 de fevereiro, véspera da data marcada para a entrada de ajuda internacional na Venezuela, plano da oposição que fracassou ao não atingir o objetivo de levar a cúpula militar a romper com o governo de Nicolás Maduro.
No domingo, Guaidó convocou uma série de protestos por toda a Venezuela para as 12h de Brasília (11h locais) desta segunda-feira. Ele deve participar de uma manifestação em Catia Mar, localidade perto do aeroporto, e de outra em Caracas.

Governo lamenta morte do ex-medico e ex-deputado e decreta luto de três dias


Em nota, o Governo do RN lamentou a morte do ex-deputado e médico Pedro Lucena. Em respeito à memória do ex-parlamentar, que faleceu nessa segunda-feira (4), o Estado declarou luto oficial por três dias.
Pedro Lucena tinha 97 anos e faleceu enquanto dormia. Desde 2017, ele apresentava problemas renais e respiratórios, motivos pelos quais foi internado diversas vezes. Viúvo, deixou cinco filhos, 13 netos e nove bisnetos.
O sepultamento está marcado para as 9 horas desta terça-feira (5), no Cemitério Parque de Nova Descoberta, em Natal.
“Neste momento de profunda dor, o Governo do Estado manifesta sentimento de pesar e solidariedade aos familiares e amigos pela irreparável perda”, destacou o governo na nota.
Depois entrou na carreira política, chegando a ser um dos fundadores do MDB no RN. Foi deputado estadual por duas legislaturas, de 1963 a 1970 (atuou como vice-presidente da mesa diretora e chegou a assumir o cargo de vice-governador do RN) e deputado federal por três, de 1971 a 1982. Foi considerado pela imprensa um dos melhores parlamentares da Câmara Federal. É de autoria o projeto contra o fumo, que teve a publicação do livreto “Os perigos do fumo”, além dos projetos da participação das mulheres nas Forças Armadas e da arborização intensa das cidades com árvores frutíferas.