CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quinta-feira, 10 de março de 2016

EQUIPE DA TV É FEITA REFEM POR MEMBROS DO MST EM QUEDAS NO PARANÁ


A repórter Patrícia Sonsin e o cinegrafista Davi Ferreira foram feitos reféns, na tarde desta quarta(09), por membros do Movimento Sem Terra (MST), que ocuparam uma propriedade rural em Quedas do Iguaçu, no interior do Paraná. A equipe de jornalismo se aproximava da área para coletar imagens quando cerca de 50 pessoas, do MST armados com escopetas, facões e pedras, se aproximaram do carro da emissora.

Eles ameaçaram quebrar os equipamentos de gravação e os celulares, além de coagirem os profissionais. A equipe foi obrigada a seguir os integrantes do movimento até uma espécie de acampamento onde receberam novas ameaças de agressão física. Os repórteres não revidaram e depois de uma reunião entre os Sem Terra, os profissionais foram liberados. A ação durou cerca de 20 minutos. A Polícia Militar de Quedas do Iguaçu foi comunicada do ocorrido, mas disse que não tem acesso as propriedades pra poder tomar alguma atitude.

REAJUSTE DOS MEDICAMENTOS DEVEM SER DE 12,5%, DIZ ASSOCIAÇÃO DA INDUSTRIA


Cálculos da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) indicam que os medicamentos podem ficar até 12,5% mais caros a partir do próximo dia 31. Se o aumento for confirmado, vai superar, pela primeira vez em 10 anos, a inflação, que fechou 2015 em 10,67%. “As oscilações do câmbio e o aumento expressivo da energia elétrica tiveram grande influência na mudança”, destaca nota da Interfarma.

No ano passado, nesta mesma época, o ajuste autorizado foi de 7,70%, 6,35% e 5% nos preços de remédios, dependendo da categoria do produto. O governo ainda não divulgou oficialmente de quanto será o reajuste em 2016 e informa que o processo está em consulta pública.


ESPOSA E MARQUETEIRO DO PT DEVEM SER OUVIDO PELA PF NESTA QUINTA(10)



O publicitário João Santana e a mulher dele Monica Moura devem ser ouvidos pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (10), em Curitiba

O casal é alvo da 23ª fase da Operação Lava Jato e está detido desde o dia 23 de fevereiro. As investigações apontam que ele e a mulher receberam em conta secreta no exterior dinheiro da empreiteira Odebrecht e do engenheiro Zwi Skornicki. Santana e Monica estão presos preventivamente, sem prazo para sair.

De acordo com blogs e portais os interrogatórios estão marcados para começar às 10h na Superintendência da PF, no bairro Santa Cândida. O publicitário baiano João Santana foi marqueteiro das campanhas da presidente Dilma Rousseff e da campanha da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006.

LULA ACUSA AMIGOS E COLEGAS: "ESTÃO QUERENDO ME INCLUIR DE TODO JEITO, MAS PRESTEM ATENÇÃO: TODOS NÓS PODEMOS ESTAR NO MESMO BARCO, AVISOU.

Aceitando ministério, Lula está admitindo culpa mas sai ganhando.

AGENC GM * Caraubas/RN - Com aval da presidente Dilma Rousseff, ministros e parlamentares petistas intensificaram nesta quarta(09/03) a pressão para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assuma um ministério. O intocável retornou a SP ainda sem sinalizar par um sim.

Se aceitar, Lula obterá foro privilegiado para que não seja processado nem ir preso ­ pelo juiz Sergio Moro, um dos homens mais criticado pelo governo e o PT, que comanda a investigação de corrupção na Petrobras. 

No café da manhã com senadores, Lula apontou excessos na investigação, e alertou que "todos nós podemos estar no mesmo barco".  

“Estão querendo me incluir de todo o jeito”, disse aos parlamentares.


MINISTRO DA JUSTIÇA TERÁ 20 DIAS PARA DEIXAR CARGO APÓS STF PUBLICAR DECISÃO



Por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, deve deixar o cargo em até 20 dias após a publicação da ata do julgamento, prevista para a segunda-feira (14). Na sessão de hoje (9), seguindo voto do relator, Gilmar Mendes, os integrantes da Corte aceitaram recurso do PPS e entenderam que Silva, por ter cargo vitalício de procurador do Ministério Público (MP) da Bahia, não pode ocupar o cargo.

Silva foi empossado na pasta no dia 3 deste mês no lugar de José Eduardo Cardozo, que migrou para a Advocacia-Geral da União (AGU). O prazo de 20 dias também vale para 22 membros do Mnistério Público que estão afastados das funções para exercer atividades em secretarias de governo nos estados

LULA QUER SER MINISTRO PARA GOZAR DE FORO PRIVILEGIADO?



O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, questiona se o ex-presidente Lula “teme” o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato.
Em entrevista a Rádio Bandnews FM, ele analisou a possibilidade do petista ser nomeado ministro do governo Dilma Rousseff, ganhando assim foro privilegiado, notícia que não foi confirmada ou negada pelo Palácio do Planalto.
“Não passa pela minha cabeça que um ex-presidente deixe de ser ex-presidente para ser auxiliar da presidente em exercício. Talvez se pudesse cogitar a falta de razoabilidade do drible para ter-se a prerrogativa de foro”, disse o ministro do STF.
Marco Aurélio Mello ainda indagou se o ex-presidente Lula “teme tanto o juiz Sérgio Moro” e acrescentou o ditado popular: “quem não deve, não teme”.
Nomeação do novo ministro da Justiça
Durante a entrevista, o decano do Supremo ainda afirmou que a Constituição não permite que um membro do Ministério Público seja nomeado para outra função pública, incluindo ministro do Executivo Federal ou secretário de Estado.
Ele deu indícios de que deve votar contra a posse do procurador baiano Wellington César Lima e Silva, nomeado para o cargo de ministro da Justiça, na sessão de hoje no STF, como já fez o relator do processo Gilmar Mendes.
Questionado sobre o caso do secretário de governo do Estado de São Paulo, Saulo de Castro, que é procurador de Justiça afastado, o ministro do Supremo apenas reafirmou que a jurisprudência do STF só permite que um membro do MP assuma função pública em caso de “aposentadoria ou desligamento total”.

CÂMARA APROVA PROJETO QUE DISCIPLINA USO DA "PILULA DO CANCER"


Foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4.639/16, que autoriza a produção e o uso da fosfoetanolamina sintética aos pacientes com câncer. Através deste projeto fica permitida que a chamada pílula do câncer tenha a sua liberação para uso mesmo antes de concluídas as pesquisas voltadas para seu registro definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Deputado Antônio Jácome (PTN/RN), um dos autores do projeto e presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, diz que a fosfoetanolamina é uma chama de esperança contra o câncer que mata mais de 190 mil brasileiros. Assinado por 25 parlamentares de diversas legendas, o projeto seguirá agora para o Senado Federal.