CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Brasil supera China e agora é o segundo país que mais vacina no mundo


A campanha nacional de vacinação segue surpreendendo o mundo e o Brasil chegou a ocupar segundo lugar no ranking mundial ao ultrapassar a China na média de vacinas aplicadas contra covid no início do mês, de acordo com o portal Our World in Data. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O resultado da manutenção da média de cerca de 1,5 milhão de doses diárias é a queda contínua nas mortes e novos casos, enquanto outros países sofrem com nova onda.

Entre os dias 5 e 10 de outubro, só a Índia aplicou mais vacinas contra covid que o Brasil, que viu a média diária cair durante o feriadão.

O número de doses aplicadas no Brasil é superior à registrada em toda a Europa, fazendo a média diária cair para 10 mil casos e 350 mortes.

Enquanto a pandemia arrefece por aqui, países como Reino Unido e Rússia enfrentam uma nova disparada nos casos e mortes por covid.

Espanha vai extraditar ex-espião chefe da Venezuela para os EUA

O tribunal superior da Espanha decidiu que o ex-chefe da espionagem da Venezuela, Hugo Carvajal, deve ser extraditado para os Estados Unidos.

Carvajal enfrenta acusações de tráfico de drogas e colaboração com o grupo terrorista Farc da Colômbia.

Mas ele também poderia ter provas incriminatórias contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro, um grande adversário dos Estados Unidos.

Carvajal desentendeu-se com Maduro e fugiu da Venezuela para a Espanha em 2019.

Carvajal negou repetidamente ter qualquer ligação com traficantes de drogas ou os rebeldes das Farc marxistas, e disse que as acusações contra ele têm motivação política.

A decisão do tribunal espanhol segue uma decisão do Ministério do Interior de recusar o asilo a Carvajal. No entanto, esse processo ainda não foi concluído, pois Carvajal pode apelar.

A extradição também pode ser adiada por outro processo judicial em que Carvajal poderá testemunhar.

Envolve o suposto financiamento ilegal da Venezuela ao partido espanhol Podemos.

Seis governadores gastam mais do que poderiam com servidores públicos

 

Gastos com servidores públicos ultrapassam o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em 6 Estados. O excedente inclui os recursos direcionados a folha de pessoal do Executivo, Legislativo e Ministério Público.

De acordo com a LRF, um Estado só pode gastar 49% de sua RCL (Receita Corrente Líquida) —os valores que recebe, menos o que é repassado as cidades— com o pagamento de servidores do Poder Executivo. Mas no 2º quadrimestre o Rio Grande do Norte gastou 53,5%, o Amazonas, 50,06%, o Acre, 49,85% e Minas Gerais, 49,72%.

Já para o Legislativo, o limite é de 3% da RCL. Apenas Roraima descumpriu a determinação, gastando 3,38%.

Para o gasto com os salários do Ministério Público, o limite é de 2% da receita. No Maranhão foi gasto 2,24%.

Os dados são do Relatório de Gestão Fiscal com foco nos Estados e no Distrito Federal, publicado pelo Ministério da Economia. As informações do 2º quadrimestre, de maio a agosto, foram divulgadas na quarta-feira (20).

Apesar do desrespeito a LRF, a situação econômica dos Estados melhorou em comparação com os 4 primeiros meses de 2021. No relatório do 1º quadrimestre, outros 2 Estados também ultrapassavam o limite com gastos do Executivo: Paraíba, com 49,6% e Rio de Janeiro, 57,1%. Agora, gastam 48,7% e 44,3%, respectivamente.

RN registra nenhum óbito por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 54


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (21). São 371.447 casos totalizados. Na quarta-feira (20) eram contabilizados 371.278, ou seja, 169 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 54 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.369 no total. Com registro de nenhum óbito ocorrido nas últimas 24h. Na quarta (20) eram 7.368 mortes. Óbitos em investigação são 179.841.

Recuperados são 260.484. Casos suspeitos somam 179.841 e descartados são 749.111. Em acompanhamento, são 103.594.

Barrado pelo Facebook e Twitter, Trump anuncia planos de lançar a TRUTH, sua própria rede social

 

Ex-presidente americano tem destacado o tema desde que foi impedido de acessar suas contas no Facebook e Twitter

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (20), a intenção de lançar sua própria rede social, que se chamará TRUTH Social, e deve apresentar sua versão beta para “convidados” no próximo mês.

 A plataforma será propriedade do Trump Media & Technology Group (TMTG), que também pretende lançar um serviço de assinatura de vídeos sob demanda com programação de entretenimento “non-woke”, informou o grupo em um comunicado. O termo “woke” se refere à abordagem de temas como raça, gênero ou orientação sexual.

– Eu criei a TRUTH Social e o TMTG para me defender da tirania das ‘Big Tech’. Vivemos em um mundo onde o Taleban tem uma presença enorme no Twitter, no entanto, seu presidente americano favorito foi silenciado. Isso é inaceitável – disse Trump, em alusão às grandes empresas de tecnologia, segundo o comunicado.

Trump tem falado sobre lançar seu próprio site de mídia social desde que foi impedido de acessar o Twitter e o Facebook. Ao longo dos últimos anos, diversas redes sociais têm se apresentado como alternativas para o público conservador, como o Parler, lançado oficialmente em setembro de 2018, e o GETTR, que veio a público em julho deste ano.

*Com informações AE

 

De olho em 2022: Pacheco comunica ao DEM que vai se filiar ao PSD

O destino do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), parece mesmo estar traçado para 2022 — e deve passar pela disputa ao Palácio do Planalto. O parlamentar já comunicou aos dirigentes de seu atual partido, o Democratas (que recentemente se fundiu ao PSL, formando uma nova legenda, o União Brasil), que se filiará ao PSD, partido comandado pelo ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Gilberto Kassab.

A ideia do PSD é lançar Pacheco à Presidência da República no ano que vem. Kassab acredita que o atual comandante do Congresso Nacional teria condições políticas de se viabilizar como o possível nome da autoproclamada “terceira via”, com capacidade de furar a polarização entre Jair Bolsonaro e o petista Luiz Inácio Lula da Silva, que aparecem à frente nas pesquisas de intenção de voto.

Segundo informações da colunista Bela Megale, do jornal O Globo, Pacheco comunicou sua decisão pessoalmente à cúpula do DEM. O senador é aguardado em um evento do partido neste fim de semana, no Rio de Janeiro. “Será uma honra se ele vier”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também recém-filiado ao PSD.

Brasil tem 50% da população com vacinação completa contra a Covid-19

O Brasil alcançou, nesta quarta-feira (20), a marca de 50% da população geral com imunização completa contra a Covid-19. A informação é de um levantamento realizado pela Agência CNN com base em dados das secretarias estaduais de Saúde de todo o país.

O índice inclui vacinados com o esquema de duas doses (Pfizer, AstraZeneca e Coronavac) e a dose única (vacina da Janssen). Segundo o balanço, 106.764.063 pessoas já receberam a segunda dose ou dose única no país.

Em relação à população apta para a vacinação, que considera os indivíduos acima de 12 anos, o percentual de totalmente imunizados é de 69,3%. Segundo o Ministério da Saúde, 110.980.594 brasileiros estão com o esquema vacinal completo.

A campanha de vacinação contra a doença causada pelo novo coronavírus teve início no Brasil no dia 17 de janeiro deste ano.

Barroso sobre CPI : ‘Indicação de crimes é mais política do que jurídica’

Em entrevista ao UOL nesta quarta-feira (20), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que a indicação de crimes em um relatório de uma CPI, como a da Covid, tem mais uma conotação política do que jurídica.

O relatório da CPI da Covid, feito por Renan Calheiros (MDB-AL) e apresentado hoje, sugere o indiciamento de 66 pessoas e duas empresas. Entre eles estão o presidente Jair Bolsonaro, que teve 10 crimes atribuídos a ele, como crimes contra a humanidade e crimes de responsabilidade.

“O Ministério Público não estará vinculado a esta tipificação. O Ministério Público deverá trabalhar com os fatos que foram apurados e podem dar, os ministérios públicos, diferente qualificação a esses fatos ou até considerá-los atípicos”, afirmou Barroso.

O também presidente do TSE afirmou que é comum o relatório de uma CPI trazer tipos de crimes ao pedir indiciamento de investigados. Ele, no entanto, reforçou o caráter político da decisão.

Brasil receberá quase 8 milhões de doses da Janssen em novembro para reforço

Entre novembro e dezembro de 2021, como previa o contrato com a Janssen, fechado ainda no primeiro semestre, Brasil receberá 36,2 milhões de doses para reforçar a vacinação de todos com mais de 18 anos.

No próximo mês, virão 7,8 milhões, e, no último do ano, 28,4 milhões. Essas doses devem ser guardadas para 2022.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deu os detalhes do calendário de entrega em evento, no Palácio do Planalto, sobre o Outubro Rosa, nesta quarta-feira (20).

“[Serão entregues] 7,8 milhões em novembro e 28,4 milhões em dezembro. É o que nós temos feito. Trabalhado fortemente para impulsionar uma das maiores campanhas de vacinação pública do mundo”, completou.

Na primeira semana de novembro, chegará o primeiro lote de 2 milhões, que virá entre 2ºC e 8ºC, que faz a validade se estender por 6 meses. Mas, os outros lotes virão a -20ºC, durando 24 meses.

A vacina da Janssen é de aplicação única e também está sendo utilizada, no Brasil, como reforço para idosos e imunossuprimidos. Em junho, recebemos um adiantamento de 1,8 milhão de doses da Janssen e, também da mesma marca, uma doação americana de 3 milhões de doses.