CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Em 2016, 3,9% das crianças não tinha acesso à educação: Mais de 5 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem aulas em 2020, 2019 era 1,1 milhão

sala de aula0647040820 Mais de 5 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem aulas em 2020

O número de crianças e adolescentes sem acesso a educação no Brasil saltou de 1,1 milhão em 2019 para 5,1 milhões em 2020, de acordo com o estudo Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um Alerta sobre os Impactos da Pandemia da Covid-19 na Educação, lançado nesta quinta-feira (29) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) Educação. As informações são da repórter Mariana Tokarnia, da Agência Brasil.

De acordo com a pesquisa, em 2019, aproximadamente 1,1 milhão de crianças e adolescentes, com idade entre 4 e 17 anos, estavam fora da escola, o que representava 2,7% dessa população. Esse percentual vinha caindo pelo menos desde 2016, quando 3,9% das crianças e adolescentes não tinham acesso à educação.

Em 2020, o número de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos fora da escola passou para 1,5 milhão. A suspensão das aulas presenciais, somada à dificuldade de acesso à internet e à tecnologia, entre outros fatores, fez com que esse número aumentasse ainda mais. Somados a eles, 3,7 milhões de crianças e adolescentes da mesma faixa etária estavam matriculados, mas não tiveram acesso a nenhuma atividade escolar, seja impressa ou digital e não conseguiram se manter aprendendo em casa. No total, 5,1 milhões ficaram sem acesso à educação no ano passado.

“O Brasil vinha avançando no acesso à educação e com redução progressiva da exclusão escolar. Com a pandemia, nesse progresso, que foi alcançado nos últimos anos, de repente, vemos uma volta atrás”, diz a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer.

“A gente está, cada vez mais, deixando as nossas crianças sem vínculo com a escola”, complementa o chefe de Educação do Unicef, Italo Dutra. Ele ressalta que o número de excluídos hoje é semelhante à marca do início dos anos 2000, o que mostra que durante a pandemia, o Brasil corre o risco de regredir duas décadas no acesso de meninas e meninos à educação. “Estamos fazendo um alerta, como diz o título do estudo. Se a situação continuar como está, a gente volta 20 anos nos nossos avanços de acesso à escola. É muito preocupante”.

Chance de morte após vacina da AstraZeneca é de apenas 0,00018%

 GettyImages 1231919299 600x400 1 Chance de morte após vacina da AstraZeneca é de apenas 0,00018%

De acordo com dados da Medicines & Healthcare products Regulatory Agency (MHRA), a agência regulatória do Reino Unido, 41 mortes foram ligadas à vacina de Oxford/AstraZeneca em cerca de 33,9 milhões de doses aplicadas — o que corresponderia a 0,00018% de chance de óbito em decorrência do imunizante.

No último mês, relatos de eventos trombóticos, com formação de coágulos sanguíneos, após a aplicação da vacina têm preocupado a população. No Reino Unido, foram detectados 209 casos de coágulos sanguíneos, sendo 120 em mulheres, e 89 em homens. Há pacientes entre 18 e 93 anos e, entre eles, 41 faleceram.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como as agências regulatórias britânica e europeia, afirmam que a probabilidade de coágulo é muito rara, e que os benefícios do imunizante superam os riscos de desenvolver o problema.

Os órgãos sugerem que as pessoas imunizadas fiquem atentas a sintomas como dor de cabeça, visão turva, confusão mental, falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas, dor abdominal persistente, convulsões ou pontinhos vermelhos no local da injeção. Caso algum dos sinais apareça, a recomendação é procurar um hospital com urgência, já que há tratamento para a condição.

MPF mira Haddad e aliados em investigação sobre improbabilidade administrativa

dkjdkae8ikd1nc7hdlzikui3o MPF mira Haddad e aliados em investigação sobre improbabilidade administrativa

O Ministério Público Federal divulgou que irá abrir uma ação para apurar a conduta de Fernando Haddad e de seus aliados, sobre improbabilidade administrativa . As informações foram apuradas pelo Lauro Jardim, do O Globo.

Inquérito tem como base a delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. De acordo com a MPF , ele contou a “vantagem indevida consistente no pagamento de uma dívida de campanha do então prefeito Fernando Haddad, no valor de R$ 5 milhões, como contrapartida para a continuidade dos contratos da OAS com a Prefeitura de São Paulo”.

Pagamento foi feito a pedidos de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, com o conhecimento de Antônio Donato, ex-secretário de governo de Haddad, e Chico Macena, tesoureiro na época da campanha. A Procuradoria da República em São Paulo investiga ação.

Fiocruz entrega 6,5 milhões de doses da vacina da AstraZeneca nesta sexta, a maior até agora

 xastrazeneca.jpg.pagespeed.ic .Y DG8tWfge Fiocruz entrega 6,5 milhões de doses da vacina da AstraZeneca nesta sexta, a maior até agora

A Fiocruz entrega nesta sexta-feira cerca de 6,5 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 produzidas em Bio-Manguinhos. É a maior entrega deste imunizante já feita pela fundação.

Com a nova remessa, a Fiocruz chegará a 19,7 milhões de doses entregues no mês de abril, superando em quase um milhão a previsão para o mês, que era de 18,8 milhões. O maior fornecimento feito até agora foi o da semana passada, de 5,2 milhões.

Ficou acordado entre a fundação e o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que as entregas semanais de vacinas serão feitas sempre às sextas-feiras.

Para maio, a previsão é fornecer 21,5 milhões de doses. Com a chegada, no sábado passado, de novo lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vindo da China, a fundação tem garantida sua produção até meados de junho.

Bolsonaro aceita convite para almoço com 48 empresárias em São Paulo

bolsonaro entrando no carro Bolsonaro aceita convite para almoço com 48 empresárias em São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aceitou um convite para participar de um almoço com mulheres líderes de empresas, no Palácio do Tangará, em São Paulo, na sexta-feira (29). De acordo com os organizadores do evento, 48 empresárias vão participar do encontro, que ainda irá contar com a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e das ministras Tereza Cristina (Agricultura), Damares Alves (Família e Direitos Humanos) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo).

Segundo a presidente executiva do Grupo Voto e organizadora do evento, Karim Miskulin, a ideia do almoço surgiu após ela notar que nenhuma mulher participava dos encontros recentes do presidente com empresários.

“As mulheres estão mais bem preparadas e ocupando cargos mais importantes nas organizações ano após ano, mas ainda há uma barreira no relacionamento delas com a política e os núcleos estratégicos do poder”, afirmou.

Entre as convidadas para o almoço estão Dulce Pugliese, cofundadora da Amil; Janete Vaz, fundadora do laboratório Sabin; Stella Damha, sócia do grupo de construção civil Damha; Edna Onodera, fundadora da rede de franquias de estética Onoderas; Marina Willisch, vice-presidente da General Motors; Cristiane Lacerda, diretora do Carrefour; e Marly Parra, do Instituto Unidos pelo Brasil e ex-executiva da E&Y e GPA.

Resposta imune da Butanvac tende a ser mais intensa, diz Paulo Menezes

vacina butanvac Resposta imune da Butanvac tende a ser mais intensa, diz Paulo Menezes

O coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus do Governo de São Paulo, Paulo Menezes, afirmou que a Butanvac, vacina contra a covid-19 em testes no Instituto Butantan, tem vantagens em relação à primeira geração de imunizantes, como expectativa de maior eficácia.

“A vantagem da Butanvac é que a resposta imune tende a ser mais intensa do que as [vacinas] com o vírus inativado” como é o caso da Coronavac, produzida em São Paulo em parceria com a chinesa Sinovac, disse Menezes durante a Live do Valor desta quinta-feira.

Segundo ele, o imunizante nacional tende a ser mais adaptável em meio ao surgimento de variantes. “Também é possível trabalhar com mais rapidez na atualização da vacina com novas variantes”, afirmou.

Chega ao Brasil o primeiro lote de vacinas da Pfizer com 1 milhão de doses

 

Chega ao Brasil o primeiro lote de vacinas da Pfizer com 1 milhão de doses

TelegramWhatsAppTwitterFacebookLinkedInEmailPinterest
patria vacinada Chega ao Brasil o primeiro lote de vacinas da Pfizer com 1 milhão de doses

O primeiro lote de 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer chegou hoje (29) no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 19h30. Segundo o Ministério da Saúde (MS), as doses deverão ser usadas prioritariamente nas capitais em razão das condições específicas de armazenamento, que precisa ocorrer em temperaturas muito baixas.

De acordo com o Ministério da Ssaúde, os entes federados receberão as doses de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC. A conservação, nessa faixa de temperatura, pode ser feita apenas durante 14 dias. Se mantidas em temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, da rede frio dos estados, o prazo para aplicação das doses diminuiu para cinco dias.

Em razão das especificidades dessa vacina, o ministério informou que enviará ao estados as doses em duas etapas. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, à primeira e segunda doses que cada cidadão deverá receber. Até serem despachadas aos entes da federação, as doses ficarão a -85ºC em 16 super geladeiras do Centro de Distribuição Logístico do Ministério da Saúde, em São Paulo.

“É uma logística específica para essa vacina por conta da cadeia de frio. Mas o Sistema Único de Saúde do Brasil está preparado para distribuir a vacina da Pfizer e todas as outras que forem aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nas redes sociais do ministério.

O governo brasileiro comprou 100 milhões de doses do imunizante da Pfizer. Em março, em reunião com a farmacêutica, o MS apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões.

Agência Brasil

Sem licitação: Ô rabo cheio pra gestores!

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (29) o Projeto de Lei que permite que órgãos públicos possam comprar, sem a necessidade de licitação, insumos e medicamentos contra a Covid-19 durante a Pandemia, desde que tenham eficácia comprovada.

A matéria agora será enviada ao Senado Federal e ainda está pendente de regulamentação. A Dispensa de Licitação também será permitida para bens e serviços utilizados no tratamento de pacientes infectados pelo novo Coronavírus.

PS: Isso é uma rabo cheio para os prefeitos e gestores. O que já estava bom ficou melhor. Agora o “escancaramento” vai ser grande.

Presidente da CPI da Covid é investigado por desvio de recursos para Saúde no AM

27abr2021 em pronunciamento a mesa presidente eleito da cpi da covid senador omar aziz psd am Presidente da CPI da Covid é investigado por desvio de recursos para Saúde no AM

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, é investigado por desvios de recursos para a saúde quando foi governador do Amazonas.

Aziz foi alvo de uma operação do Ministério Público Federal chamada “Maus Caminhos”, deflagrada em 2016, que teve uma série de desdobramentos. O objeto principal da investigação é o desvio aproximadamente R$ 260 milhões de verbas públicas da saúde via contratos milionários firmado com o governo do Amazonas. 

Omar Aziz é investigado porque parte desses contratos foi firmada quando ele era governador, e um relatório parcial da Polícia Federal, o da Operação Vertex, um desdobramento da Maus Caminhos, cita seu nome 256 vezes em 257 páginas. 

Em um dos trechos consta que “os indícios da atuação de OMAR AZIZ para a criação e manutenção da organização criminosa formada em torno do Instituto Novos Caminhos são robustos e permeiam toda a investigação”.

Em outro, destaca-se a parte em que uma colaboradora dos investigadores aponta que o senador recebia propina: “XXXX diz que, após o início das atividades da OS, o valor que deveria ser entregue a OMAR AZIZ era de 500 mil reais. Esse valor era entregue toda vez que a OS ia recebendo do Estado do Amazonas e que os valores eram entregues de forma fracionada. XXXX já realizou entrega de parte do valor destinado a OMAR. AZIZ para funcionários do Senador.” 

Os autos foram encaminhados ao Supremo Tribunal Federal devido ao fato de Aziz ser senador, mas o novo entendimento da corte sobre foro privilegiado fez com que, em junho de 2018, retornassem ao Amazonas. A investigação contra o parlamentar atualmente está na Justiça Federal do Amazonas. Ainda não há decisão da Justiça no processo.