CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Após abalo sísmico na quarta-feira, município de Caraúbas-RN registra novo tremor de terra nesta sexta-feira (04)

A terra voltou a tremer no município de Caraúbas, no estado do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (4). Às 14h21 UTC (11h21, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar 2.0 mR, foi registrado no município potiguar. Segundo informações de um morador da cidade, que entrou em contato com Eduardo Menezes, técnico do Laboratório Sismológico do UFRN, diversos moradores da região sentiram o evento desta sexta-feira.

O último evento registrado no município de Caraúbas ocorreu na última quarta-feira (2), às 21h38 UTC, de magnitude preliminar 1.5 mR. Antes disso, no dia 31 de maio, um evento, de magnitude preliminar 1.3 mR, também foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo LabSis.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no Rio Grande do Norte e na região Nordeste do país.

Com LabSis

Bolsonaro lidera corrida presidencial no RJ; Lula tem maior rejeição

 

A maior rejeição ficou com Luiz, onde 49,5% pontuou que não votaria nele de jeito nenhum para presidente do Brasil. 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lidera a disputa presidencial em 2022 no estado do Rio de Janeiro. É o que mostra o levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, sob encomenda do Bahia Notícias. Em dois cenários distintos em pesquisa estimulada, o atual presidente venceria, deixando em segundo lugar o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT).

No primeiro cenário, Bolsonaro alcança 34,2%, na liderança. Lula (PT) fica em segundo lugar com 30,3% da intenções de voto. Na sequencia, Sérgio Moro com 4,5%, Ciro Gomes (PDT) com 4,1%, Luciano Huck com 3,5%, João Dória (PSDB) atingiu 2,0%, João Amoedo (Novo) e Mandetta (DEM) ambos com 1,9% e Cabo Daciolo com 1,4%. Brancos e nulos com 12,7% e não sabe ou não respondeu com 3,5%.

Em outro cenários, Bolsonaro chegou a 35,2%. Lula atingiu 32,2%. Já Ciro Gomes (PDT) chegou a 5,1%, João Dória (PSDB) com 2,9%, Mandetta com 2,7%, Jão Amoedo (Novo) com 2,3% e Cabo Daciolo alcançou 1,7%. Brancos e nulos chegou a 14% e não sabe ou não respondeu com 3,9%.

A pesquisa também analisou o potencial eleitoral dos candidatos que melhor pontuaram no estado: Jair Bolsonaro (sem partido) e Luis Inácio Lula da Silva (PT). A maior rejeição ficou com Lula, onde 49,5% pontuou que não votaria nele de jeito nenhum para presidente do Brasil. Já Bolsonaro teve 47,8% de rejeição.

Anvisa analisa nesta sexta-feira pedidos de importação das vacinas Covaxin e Sputnik V

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne na tarde desta sexta-feira (4) para analisar os pedidos de importação de duas vacinas contra a Covid-19: a russa Sputnik V e a indiana Covaxin. O encontro está previsto para começar às 14h.

Os dois imunizantes já tiveram pedidos de importação negados pela agência. Atualmente, as únicas vacinas que têm autorização para aplicação no país são CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen.

Covaxin

Em março, um pedido protocolado pelo Ministério da Saúde para a importação de 20 milhões de doses da Coxavin foi rejeitado em decisão unânime. À epoca, a Anvisa considerou que faltavam documentos e dados para a liberação da vacina.

A agência também negou a certificação de boas práticas à Bharat Biotech, empresa de biotecnologia indiana que desenvolveu a Covaxin.

Segundo a Anvisa, o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos, que negocia a vacina no país, “seguiram em tratativas com a agência a fim de adequar os aspectos que motivaram o indeferimento”.

A empresa indiana protocolou um novo pedido de certificação de boas práticas, referente à linha de produção. Esse pedido está sendo analisado, segundo a Anvisa. No mês passado, o órgão autorizou testes da fase 3 no Brasil.

Deputados estaduais criticaram decisão da governadora sobre Copa América em Natal (RN) - Aglomerar em protestos contra o presidente pode, né?

Mesmo com o anúncio definitivo que o o Rio Grande do Norte não seria sede dos jogos da Copa América no Brasil, o assunto voltou a ser debatido na sessão de quarta-feira, 2,  da Assembleia Legislativa.

Deputados de oposição como Tomba Farias (PSDB), Getulio Rego (DEM) e Coronel Azevedo (PSC) criticaram a recusa antecipada da Governadora Fátima Bezerra (PT).

Getulio Rego, que é médico, ressaltou a importância para o desenvolvimento do estado nesse momento de crise econômica:

Eu só médico, mas assim como defendi a reabertura das academias de ginástica por questão de saúde, agora defendia a realização dos jogos aqui.

Seria importante para uma das atividades mais importantes de nosso Estado, o Turismo. 

Mais enfático ainda foi o deputado Tomba Farias, pretenso candidato ao Governo do RN:

Não sei o que se passa na cabeça da Governadora Fátima Bezerra e qual foi o mal que os empresários fizeram ao RN.

Qual foi o mal que a hotelaria potiguar e o empresariado fez para o estado? 

MANIFESTAÇÕES DE ESQUERDA E INCOERÊNCIA 

O deputado ainda questionou onde estavam os críticos do Comitê Científico do Governo Fátima quando nada falaram, segundo ele, durante as manifestações contra o Governo Bolsonaro no último sábado:

Reunir quatro, cinco mil pessoas, pode? Não é aglomeração? 

TL

A Coluna desta sexta feira(04): – Que saudade do tempo que opinião não era crime.

– O PT “refuga” os nomes de Vivaldo Costa e Henrique Eduardo. São “carregados”. Procurem outras legendas para disputar o pleito de 2022.
– “Os mais endinheirados têm condições de buscar outras alternativas para enfrentar a Pandemia da Covid-19″, diz Fernando Mineiro.
– Deputados de oposição como Tomba Farias (PSDB), Getulio Rego (DEM) e Coronel Azevedo (PSC) criticaram a recusa antecipada da Governadora Fátima Bezerra (PT).
– Acidentes no Seridó: Culpa dos buracos de Fátima Bezerra que não conserta as estradas. Faz só prometer.
– O Prefeito de Caicó (RN) Dr Judas Tadeu está usando de promoção pessoal em página oficial em nome do Município que teoricamente é administrada pela “Mídia Chapa Branca” que ele controla. Ou seja, mantida com recursos públicos.
– É verdade quem disse que tá na hora de um “lockdown” na grande imprensa.
– Que saudade do tempo que opinião não era crime.
– Prefeito Álvaro Dias lança projeto desafiador: “Limpa Natal!
– O feriado de Corpus Christi bombou nos Bares, Restaurante e Similares de Natal (RN) e Grande Natal (RN). Nunca houve tanta fartura. Muita desobediência as regras sanitárias. Não em todos é claro. Fiscalização? Nenhuma!
– A Dispensa de Licitação continua em alta na grande maioria dos contratos feitos pelas Prefeituras do Rio Grande do Norte (RN). Escancaradamente.
– A política do RN amanhece, outro dia, com pouca novidade.
– Apenas que os nomes de Rogério Marinho e Fábio Faria estão caindo de moda.

Operação Sangria: Secretário e empresários do Amazonas são transferidos para presídios

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, e quatro dos cinco empresários detidos na quarta-feira (2), em caráter temporário, durante a quarta fase da Operação Sangria, da Polícia Federal (PF), foram transferidos na manhã desta quinta-feira (3) para o sistema prisional estadual.

Campêlo e os empresários Nilton Costa Lins Júnior; Sérgio José Silva Chalub, Frank Andrey Gomes de Abreu, Carlos Henrique Alecrim John são suspeitos de desviar dinheiro público destinado a ações que o governo amazonense implementou para combater a covid-19, como a construção de um hospital de campanha. O próprio governador Wilson Lima é um dos alvos da investigação.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), após passarem a noite na superintendência da PF, em Manaus – onde prestaram depoimentos –, os cinco investigados foram transferidos para o Centro de Recebimento e Triagem (CRT). De lá, Campêlo e Costa foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPM II) e Chalub, Abreu e John para o CDPM I. O sexto investigado detido na operação, Rafael Garcia da Silveira, está preso em Porto Alegre (RS).

Campêlo foi detido por policiais federais, no meio da tarde de ontem, ao desembarcar de um avião no Aeroporto Eduardo Gomes, na capital manauara. Outro dos detidos, o empresário Nilton Costa Lins Júnior, está sendo acusado de receber a tiros os policiais federais que foram a sua casa cumprir os mandados de prisão e de busca e apreensão de eventuais provas que possam auxiliar na apuração.

“Foi uma situação bastante constrangedora e perigosa lá em Manaus […] Uma situação muito sui generis que eu nunca tinha visto acontecer”, comentou a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, responsável pelo caso na Procuradoria-Geral da República (PGR), durante sessão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), pouco após ser informada da ocorrência.

Juliana Paes diz que não se identifica com direita ou esquerda e sofre ataque nas redes

Juliana Paes diz que não se identifica com direita ou esquerda e sofre ataque nas redes

Atriz publicou vídeo em que responde a colega não identificada, que a acusou de "não se posicionar politicamente" em meio à pandemia da Covid

 Desde esta quarta-feira (2), a atriz Juliana Paes, de 42 anos, está sendo atacada nas redes sociais por um vídeo respondendo a uma colega, que a acusou de “não se posicionar politicamente” em meio à pandemia da Covid.

Embora o alvo da resposta não tenha sido explicitado, sites que fazem cobertura de TV afirmam que se trata de Samantha Schmutz, que contracenou com Juliana na novela “Totalmente Demais”, da Globo, e ironizou as posições da colega.

A polêmica começou quando Juliana criticou o tratamento de integrantes da CPI da Covid à médica cloroquiner Nise Yamaguchi em seu depoimento na última terça (1º). Em seguida, a atriz publicou o vídeo em que diz não ser “bolsominion” nem de direita, mas não apoiar “os delírios comunistas da extrema esquerda”.

“Cara colega, apesar de eu ter sido agredida por suas palavras caluniosas, de ter sido invadida pela sua mensagem de noite, de ter sido acusada de ser covarde, desonesta, criminosa, eu me dispus a te responder por todas as cenas que eu me emocionei do seu lado”, disse Juliana na gravação.

A atriz prossegue defendendo a vacinação contra a Covid e sua decisão de não militar publicamente, “escolhendo um dos lados políticos nesse debate todo”.

 

Juliana Paes, ao que parece —e como muitos brasileiros—, quer uma terceira via. Ousar não gostar de Lula como “alternativa” a Jair Bolsonaro não é crime.

Exército decide não punir Pazuello por participação em evento e arquiva processo disciplinar

O Exército Brasileiro informou nesta quinta-feira (3) que decidiu não punir o general e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, por sua participação em um evento político ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no último dia 23 de maio.

De acordo com a corporação, Pazuello “não restou caracterizada a prática de transgressão disciplinar” por parte do ex-ministro. Com isso, o processo disciplinar foi arquivado.

A presença de Pazuello no evento, no qual ele chegou a fazer um discurso, foi criticada por militares, incluindo o vice-presidente Hamilton Mourão, que defendeu a regra que impede a participação de militares da ativa em atos políticos.

Caso fosse punido, o ex-ministro poderia receber uma advertência ou até ir para a prisão. O presidente defendeu que Pazuello não recebesse a punição.

Depois vão dizer que são robôs: Bolsonaro dispara na frente de Luiz nas Redes sociais

Pesquisas eleitorais recentes apontam Jair Bolsonaro rivalizando com o ex-presidente Lula na disputa pela à Presidência da República em 2022. Mas, nas Redes Sociais, a história é outra. Nas quatro principais plataformas, os perfis oficiais de Bolsonaro somam 43,3 milhões de seguidores, o quádruplo dos 9,9 milhões do petista condenado em várias instâncias e que cumpriu pena por corrupção e lavagem de dinheiro.

No Instagram, a rede social mais popular, Bolsonaro tem 18,3 milhões de seguidores, enquanto Lula soma quase sete vezes menos: 2,7 milhões.

No Facebook, a maior rede social do mundo, o presidente Bolsonaro acumula 14 milhões de seguidores. O petista, 4,6 milhões.

No Twitter, a rede predileta dos jornalistas, pois ganham perfil “verificado”, Bolsonaro tem 6,7 milhões de seguidores. Lula, 2,6 milhões.

No Youtube, a rede social que mais tirou telespectadores da imprensa tradicional, Bolsonaro tem 3,4 milhões de assinantes. Lula, só 322 mil.

Cláudio Humberto

Brasil registra 1.682 óbitos e 83 mil novos casos de COVID-19 nas últimas 24h

O Ministério da Saúde que tem na pasta o Dr Marcelo Queiroga divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira(3):

– O país registrou 1.682 óbitos nas últimas 24h, totalizando 469.388 mortes;

– Foram 83.391 novos casos de coronavírus registrados, no total 16.803.472 milhões pessoas já foram infectadas.