CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sábado, 27 de novembro de 2021

Todas as capitais do Nordeste serão conectadas pela internet 5G até julho de 2022, diz Fábio Faria

O Nordeste vivenciará um salto de conectividade nos próximos anos, após a conclusão do leilão do 5G.

Com os compromissos definidos na licitação, Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE) serão beneficiados com infraestrutura de telecomunicações, que irá ampliar, exponencialmente, o acesso à internet.

Entre os principais serviços que vão chegar: 5G em todos os municípios, 4G em localidades com pouca (ou nenhuma) conexão e em trechos de rodovias sem cobertura de rede móvel.

Todos os investimentos serão feitos pelas operadoras que arremataram os lotes das faixas de radiofrequência leiloadas: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz.

No entendimento do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, a chegada de novas operadoras é fundamental para ampliar a concorrência e pode implicar na redução dos preços praticados hoje no setor de telefonia móvel.

A mais nova geração de internet móvel chegará a todas as 1.794 sedes municipais do Nordeste, gradualmente, até 2029. As capitais nordestinas serão as primeiras a receber o 5G, até julho do ano que vem. Em seguida, as cidades com mais de 500 mil habitantes serão atendidas até o início de 2023 e, de forma escalonada, a cobertura se estenderá às demais cidades. Os compromissos preveem ainda a cobertura 5G em 1.148 localidades (que não são sede municipais) da região – isso representa 67% das 1.700 localidades priorizadas no Brasil. O Nordeste também concentra 32% de todos os municípios brasileiros que terão 5G.

COBERTURA 4G – O edital do leilão ainda estabeleceu compromissos para ampliar a cobertura 4G, assumindo que esse é o novo padrão mínimo de conectividade. No Nordeste, até 2029, a rede 4G chegará a 3.096 localidades – equivalente a 41% de todas as localidades com o serviço previstas pelo edital – e a 30 municípios (ou seja, 7% de todas as cidades brasileiras listadas para receber esse benefício).

Liberação de uso de máscaras no RN

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN) apresentou nessa sexta-feira (26) um novo relatório sobre o cenário da pandemia no Rio Grande do Norte (RN). No documento o Lais recomenda a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos quando o estado ultrapassar 80% da população totalmente vacinada contra a Covid-19 (duas doses), o que deve acontecer na segunda semana de dezembro.

No mesmo documento, destaca a necessidade de se exigir o uso de máscaras em ambientes fechados (quando não estiver se alimentando) e no transporte público até alcançar 85% de toda a população do RN completamente vacinada

Polícia cumpre 10 mandados de prisão contra tráfico de drogas, roubo a bancos e ataques a carros-fortes no RN; Inclusive no Seridó

Policiais civis deflagraram a Operação Interestadual de Repressão Qualificada com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, roubo a bancos e ataques a carros-fortes, todos ligados a uma facção criminosa. As diligências, que integram a 8ª fase da “Operação 1814”, tiveram início na manhã desta quinta-feira (25) e foram concluídas nesta sexta-feira (26), nas seguintes cidades: Natal (RN), Patos (PB) e Fortaleza (CE)

A ação foi realizada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), com apoio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/PCCE) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/PCPB).

Foram cumpridos os mandados de prisão preventiva em desfavor de: Carlos Alexandre Martins Salviano, mais conhecido como “Nem da Abolição”, e Fernanda Belarmino da Silva, esposa de “Nem”; Thiago Marques de Araújo, mais conhecido como “Nino”, que era o chefe do tráfico de drogas do “Nem” e de Fernanda Belarmino; Pablo Diego Marcolino da Costa, mais conhecido como “Chupeta”, apontado como o chefe geral na atuação dessa organização no traficante de drogas, que inclusive importa entorpecentes de fora do país e os distribuía no RN; Mayksamy dos Santos Pontes, mais conhecido como “Makita”, apontado por atuar com roubos a banco e tráfico de drogas, em Tangará e cidades circunvizinhas;Edson Gonçalves de Macedo, mais conhecido como “Loprão”, é apontado como um dos chefes de uma facção criminosa e por ser um dos principais fornecedores de drogas no RN, com maior atuação no Seridó.

Não há registro de casos da nova variante no Brasil

Ministério diz que Brasil não tem registro de casos da ômicron e pede  monitoramento de rede de vigilância | Coronavírus | G1

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (26) que não foi identificado nenhum caso da variante B1.1.529 do novo Coronavírus no Brasil. 

“A pasta está em constante vigilância e analisa, de forma conjunta com vários órgãos do governo federal, as medidas a serem tomadas”, acrescentou, por meio de nota.

Pesquisadores do LAIS dizem que 4ª onda da Covid-19 é “pouco provável” e que é seguro fazer carnatal só com vacinados

Pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), da UFRN, consideram “pouco provável” que o Brasil vivencie uma nova onda de casos de Covid-19, com hospitalizações e mortes, como está acontecendo em países da Europa.

Relatório publicado nesta sexta-feira (26) pelo laboratório (veja abaixo) aponta diferenças entre as realidades brasileira e a europeia, chegando à conclusão de que a situação da pandemia está caminhando para ficar sob controle no Estado e que há condições para realização de eventos como o Carnatal.

O Lais/UFRN destaca que, diante da situação da Europa, não há motivos para “criar alarmes desnecessários na população”. Isso porque, na maioria dos casos, países europeus voltaram a registrar surto de Covid por causa da baixa cobertura vacinal. “Esse fenômeno inclusive foi intitulado de ‘pandemia de não vacinados’ ou ‘Europa não vacinada’”, destaca o documento.

Com 61,7% da população brasileira com o ciclo vacinal completo, os pesquisadores concluem que a situação no País deve ser diferente da europeia. Para que a situação continue favorável, o laboratório defende que a vacinação seja ampliada.

“Recentemente, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos em números relativos de pessoas adultas totalmente vacinadas, aspecto que mostra a robustez do Programa Nacional de Imunização (PNI), e que hoje garante uma distribuição satisfatória dos imunizantes contra a Covid-19”, ressalta.

Desaceleração da pandemia

Enquanto países europeus vivem nova onda de casos e mortes por Covid, o Brasil segue com desaceleração da doença. Atualmente, o País tem uma média móvel de 217 mortes por dia, quando já teve uma média de mais de 3 mil óbitos em abril deste ano. O número de novos casos também está em queda, com média inferior a 10 mil casos por dia. Essa média já esteve perto de 80 mil, no auge da pandemia.

“Diante deste cenário mais favorável, é correto afirmar que em 2021 as festas de final de ano serão realizadas em um contexto muito mais seguro do que foram as do final do ano de 2020. É importante lembrar que o maior evento de massa de 2020 foram as eleições realizadas no mês de novembro. Elas mobilizaram milhares de pessoas em único dia simultaneamente em todo o país e aqui no estado, período em que não havia vacinas contra a Covid-19 disponível para população brasileira”, pontua o Lais/UFRN.

Carnatal

O Lais/UFRN também comentou sobre a realização do Carnatal, maior micareta fora de época do Brasil, que está previsto para acontecer entre os dias 9 e 12 de dezembro. Para o Lais, como o evento será apenas para vacinados e os índices de hospitalização estão dentro de limites aceitáveis, há segurança para que o evento aconteça.

“Sobre a realização do Carnatal, esse é um cenário mais complexo, pois trata-se de um evento com grande aglomeração de pessoas, todavia, diante das atuais condições epidemiológicas e assistenciais do RN com relação a covid-19 é seguro afirmar que as condições são favoráveis a realização do evento. Os principais motivos para isso são o baixo número novos de casos diários, a baixa demanda por leitos de UTI Covid-19 e a consequente redução do número de óbitos”, finaliza o laboratório.

O Lais complementa: “Como o Carnatal é um grande evento de massa, que promove aglomerações, e por se tratar de uma festa tradicional as pessoas tendem a ficar mais relaxadas. Por esse motivo, é fundamental que todos os participantes estejam com o seu esquema vacinal completo, ou seja, primeira e segunda dose.”

98 FM