CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 22 de março de 2021

RN contabiliza 10 óbitos por covid nas últimas 24h; novos casos são 1.301

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (22). Foram mais 1.301 casos confirmados, totalizando 185.208. Até domingo (21) eram 183.907 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.168 no total, sendo 10 mortes registradas nas últimas 24h, em Natal(05), além de Parnamirim, Extremoz, Boa Saúde, Assu e Lagoa de Velhos.

A Sesap ainda registrou outros 13 óbitos ocorridos após a confirmação de exame laboratorial (Outubro-2020 (1); Fevereiro-2021 (2) e março 2021 (34)). Até domingo (21), eram contabilizados 4.145 mortos. Óbitos em investigação são 888.

Casos suspeitos somam 63.198 e descartados 395.021. Recuperados são 138.506.


Não procede a informação de que o RN recebe menos vacina. Tem 11ª taxa mais alta de doses de vacinas recebidas por Estados

vacina azul linda 11 Não procede a informação de que o RN recebe menos vacina. Tem 11ª taxa mais alta de doses de vacinas recebidas por Estados

Não procede a narrativa que o RN recebe “menos vacinas” que outros estados. De forma geral, baseado na população total e nas doses recebidas, o RN tem a 11ª taxa de doses recebidas. A média nacional é de 13,82%. O RN recebeu o equivalente a 13,42%, praticamente na média. Segue a lista:

AM 24,97%
RR 20,78%
RS 16,93%
RJ 15,73%
MS 15,12%
AC 15%
MG 14,9%
SP 14,84%
PB 14,43%
BA 13,71%

RN 13,42%

DF 13,35%
PE 13,19%
CE 12,87%
AL 12,27%
SC 12,25%
GO 12,08%
PI 11,98%
ES 11,24%
PR 11,02%
PA 11%
AP 10,8%
TO 10,6%
MT 9,6%
RO 9,4%
SE 9,33%
MA 8,9%

Ressalto que os envios do Ministério da Saúde devem seguir a proporcionalidade dos públicos alvos da campanha. Porém, o levantamento mostra que o RN não está sofrendo boicote. Outra observação pertinente é que para análise de população a ser atingida pela vacinação, os índices acima basicamente devem ser divididos por 2, já que as vacinas são em 2 doses.

Por Bruno Aquino

Apresentador Geraldo Luís recebe alta após passar 22 dias internado

 geraldo luis2 Apresentador Geraldo Luís recebe alta após passar 22 dias internado

O apresentador Geraldo Luís recebeu alta após ficar 22 dias internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Em publicação no Instagram neste domingo (21), ele informou que voltou para casa no sábado (20) e agradeceu à equipe médica, em especial a cardiologista Ludhmila Hajjar, que chegou a ser cotada para assumir o Ministério da Saúde na última semana.

Viva a vida! Depois de 22 dias internado, tive alta ontem à noite. Passei uma travessia como de um rio turbulento que aos poucos foi acalmando. Agradecer toda equipe de enfermeiros, médicos e minha amiga que diretamente foi a responsável pelo meu tratamento (quais remédios ou qual o protocolo hospitalar na cura?) que me trouxe de volta. “Mulher determinada a salvar vidas @draludhmilahajjar que tanto cuidou de mim”, escreveu.

“O que senti quando elas entraram no quarto? Uma voz de Deus interna em mim, vocês que oraram tanto por mim muito obrigado, que Jesus cuide de vocês. A gratidão por voltar vivo pra casa”, completou.

Bolsonaro quer aprovar ensino domiciliar no 1º semestre

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) pretende aprovar no Congresso, ainda no 1º semestre de 2021, a regulamentação do ensino domiciliar.

Já há acordo com lideranças da Casa para que o projeto de lei vá direto ao plenário, sem passar pela Comissão de Educação, onde poderia haver um aprofundamento das discussões.

A prioridade dentro do governo abriu uma ​disputa entre os ministros Milton Ribeiro (Educação) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). Ambos querem ser protagonistas do tema que, segundo especialistas, carece de relação com os principais desafios da educação brasileira.

O chamado homeschooling é uma pauta histórica de grupos religiosos. Por isso, o governo quer, com a aprovação, dar um aceno à sua base de apoio guiada por princípios cristãos e ideológicos.

“O governo publicou lista de prioridades e lá está o homeschooling e outras pautas conservadoras, de costumes. É a prioridade e vamos aprovar”, disse à Folha o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). O governo tem gozado de maior influência no Legislativo com a aproximação de Bolsonaro com o centrão.

FOLHA

Congresso pede que STF rejeite ação do PT contra autonomia do BC

 i335306 Congresso pede que STF rejeite ação do PT contra autonomia do BC

O Congresso pediu para que o STF rejeite a ação direta de inconstitucionalidade movida pelo PT e PSOL contra a lei que estabeleceu a autonomia do Banco Central.

Em manifestação enviada ao Supremo, o Senado afirmou que os partidos fizeram um questionamento “genérico” da lei, sem apontar claramente quais artigos podem ser considerados inconstitucionais.

“Não se deve subtrair as escolhas políticas dos agentes eleitos para levá-las, indevidamente, ao Poder Judiciário — que não tem função política e, portanto, não ostenta legitimidade constitucional para tomar decisões pertinentes ao governo da República”, diz o Senado.

O Antagonista

Datafolha: 57% consideram condenação de Lula justa e 51% acham que Fachin agiu mal

Quem disse que condeno o LULA? Quem... - Padre Zezinho, scj | Facebook

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta segunda-feira (22) mostra que 57% dos brasileiros consideram justa a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá. E 51% acham que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), agiu mal ao anular essa e outras decisões envolvendo o petista em da Operação Lava Jato.

O levantamento foi realizado com 2.023 brasileiros adultos, que possuem telefone celular, em todas as regiões e estados do país, entre os dias 15 e 16 de março. 

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja os números da pesquisa sobre a condenação:

  • 57% consideram justa a condenação de Lula no caso do triplex (era 54% em abril de 2018)
  • 38% consideram injusta a condenação de Lula no caso do triplex (era 40% em abril de 2018)
  • 5% não sabem responder (era 6% em abril de 2018)

Anulação de condenações

Em 8 de março, Fachin considerou que a Justiça Federal do Paraná não tinha competência para analisar as investigações contra Lula e anulou as condenações do ex-presidente nos casos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia. A decisão atinge ainda dois processos que apuram doações ao Instituto Lula e que ainda não foram.

Veja os números da pesquisa sobre a decisão de Fachin de anular as condenações:

  • 42% acham que Fachin agiu bem ao anular as condenações de Lula
  • 51% acham que Fachin agiu mal ao anular as condenações de Lula
  • 6% não sabem responder

Fábio Dantas, ex vice governador do RN: "Fátima tem dinheiro em caixa. Não usa com a saúde porque não quer"

fabio dantas uern Fátima tem dinheiro em caixa. Não usa com a saúde

Fátima Bezerra tem 160 milhões de reais do Fundo Nacional de Saúde para gastar com a Saúde como bem entender.

Não o faz porque não quer.

É o que revelou o Ex-Vice-governador do RN, Fábio Dantas.

Gastos com viagens do governo federal caem 85,9%

37595420645 c1014bba9f b Gastos com viagens do governo federal caem 85,9% na pandemia

O governo federal gastou, desde o início do ano, pouco mais de R$ 64,6 milhões com viagens a serviço dos servidores públicos civis e militares, além dos chamados “colaboradores eventuais” como os membros de conselhos.

O valor pode parecer alto, mas equivale a uma redução de 85,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a pandemia ainda não tinha mostrado sua força.

Ainda assim, foram mais de 30 mil deslocamentos pagos com dinheiro do contribuinte em 2021.

A maior parte das despesas do governo federal com viagens é com as diárias pagas aos funcionários: R$ 45,9 milhões, 71% do total.

Outra para os negacionistas de plantão: Aspirina pode reduzir risco de internação em UTI e morte por Covid, diz estudo

 

aspirina Aspirina pode reduzir risco de internação em UTI e morte por Covid, diz estudo

O uso de doses baixas de aspirina pode ajudar a proteger os pulmões e reduzir a necessidade de colocar pacientes em ventiladores, afirma um estudo feito por pesquisadores da George Washington University, dos Estados Unidos, publicado na revista Anesthesia & Analgesia.

Segundo o estudo, o remédio também pode ajudar a manter pacientes fora da UTI e reduzir o risco de morte, provavelmente evitando pequenos coágulos sanguíneos.

A aspirina é um dos medicamentos de venda livre mais amplamente disponíveis no mercado. Seu custo, de apenas alguns centavos por dose nos Estados Unidos, é muito pequeno em comparação com outros medicamentos usados no tratamento da Covid-19, como o Remdesivir, por exemplo, que pode custar milhares de dólares.

A aspirina pode ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos, e é por isso que as pessoas que tiveram um ataque cardíaco costumam ser aconselhadas a tomar aspirina infantil todos os dias.

“A razão pela qual começamos a olhar para a aspirina e Covid é porque, na primavera, todos nós percebemos que todos esses pacientes começaram a ter muitas complicações trombóticas, ou muitos coágulos sanguíneos que se formaram em seus corpos”, disse à CNN Jonathan Chow, professor-assistente de anestesiologia e medicina intensiva na Escola de Medicina e Ciências da Saúde da George Washington.

“É por isso que pensamos que o uso de um agente antiplaquetário, ou um diluente do sangue, como a aspirina, pode ser útil no Covid-19“, complementou.

Análise

A equipe analisou os registros de 412 pacientes internados em vários hospitais dos Estados Unidos entre março e julho de 2020.

Cerca de 24% dos pacientes receberam aspirina nas primeiras 24 horas depois de serem hospitalizados ou nos sete dias anteriores à admissão hospitalar. A maioria, 76%, não recebeu o medicamento.

O uso de aspirina foi associado a uma redução de 44% na ventilação mecânica, a uma redução de 43% de internação na UTI e a uma redução de 47% na mortalidade hospitalar, apontam os pesquisadores.

Outros estudos fizeram descobertas semelhantes. Um deles, publicado na revista PLOS One, analisou mais de 30 mil veteranos norte-americanos com Covid-19 e descobriu que aqueles que já tomavam aspirina tinham metade do risco de morrer do que aqueles que não receberam as pílulas diárias.

Os responsáveis pelo estudo, porém, pediram cautela com os resultados, pois a equipe ainda não selecionou pacientes para os testes clínicos randômicos com aspirinas e placebos.

Segundo Chow, um estudo desenvolvido no Reino Unido deve apontar se a aspirina melhora definitivamente os resultados em comparação com pacientes que não tomam a droga.

CNN Brasil

Novo estudo prova eficácia da vacina da AstraZeneca

vacina Novo estudo prova eficácia da vacina da AstraZeneca

AstraZeneca anunciou nesta segunda-feira o resultado de um novo estudo sobre sua vacina, realizado com 32 mil voluntários nos Estados Unidos, Chile e Peru.

A vacina mostrou-se 79% eficaz contra o vírus e, melhor ainda, 100% eficaz contra as formas graves da Covid19.

Entre as pessoas com mais de 65 anos, a taxa de sucesso foi igual à das outras faixas de idade: 80%.

Número de vacinados com 1ª dose no Brasil supera hoje o total de casos de covid

 Número de vacinados com 1ª dose no Brasil supera hoje o total de casos de covid

Com mais de 16 milhões de vacinas aplicadas até domingo, o número de pessoas que receberam ao menos uma dose supera 12 milhões e esta segunda (22) marca a virada, superando o total de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Apesar de estarmos enfrentando a segunda onda, que já afligiu EUA e europeus, dados do vacinabrasil.org mostram que o ritmo de vacinação é cinco vezes mais rápido que a proliferação do vírus.

Neste domingo (21), o Brasil chegou à marca de 16.005.701 de vacinas aplicadas, das quais 11.839.295 foram primeira dose, enquanto o número de contaminados por covid atingiu 12.002.173 casos totais. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Em 5 de fevereiro, quando começaram as segundas doses, a média diária de vacinas aplicadas era de 211 mil. Na sexta, fechou em 380 mil. O ritmo aumentará muito após o Ministério da Saúde liberar os Estados de fazer estoque para segunda dose. Estas serão fornecidas a tempo.