CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

314 prefeitos eleitos acumulam dívidas, que totalizam R$ 16,7 milhões



Com menos de 24 horas para o fim do prazo para a prestação das contas eleitorais, um levantamento feito com base nos dados apurados até esta segunda pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que 314 prefeitos eleitos gastaram mais do que arrecadaram durante a campanha. O saldo negativo soma R$ 16,7 milhões. 

Pelo prazo da Justiça Eleitoral, os candidatos têm esta terça (15) para informar os valores de todas as doações obtidas, além das despesas contratadas. No grupo considerado no levantamento, há ainda 129 candidatos que não informaram o total das doações ou o total das despesas.

Foi culpa da campanha (da governadora e dos prefeitos)

 

Escrito por Robson Pires: A segunda onda de Covid-19 se tornou realidade no Brasil graças às campanhas eleitorais. Em Natal (RN), a situação estava sobre controle até o decreto baixado pelo prefeito Álvaro Dias proibindo a campanha para evitar aglomerações. Ele perdeu para o Judiciário que liberou tudo.

O prefeito estava certo. ***Agora os prefeitos querem impor a força restrições.

Mesários faltosos poderão ser condenados

 

Termina hoje (15) o prazo para que os mesários que faltaram ao trabalho no primeiro turno das eleições municipais apresentem uma justificativa para a ausência. Segundo o calendário eleitoral, os mesários têm um mês para fazer a justificativa após cada turno. Neste ano, o primeiro turno foi realizado no dia 15 de novembro. 

O mesário que não apresentar uma justificativa poderá ser condenado pela justiça eleitoral ao pagamento de multa de até um salário mínimo. A punição para o descumprimento pode ser de suspensão de até 15 dias de trabalho se o mesário foi servidor público ou funcionário de autarquias.

Partidos correm contra o tempo

 

O prazo para entrega das prestações de contas eleitorais dos candidatos eleitos vai até esta terça-feira (15). Os candidatos que disputaram as Eleições Municipais de 2020, bem como os partidos políticos aos quais estão filiados, não devem deixar para a última hora a apresentação da prestação de contas.

Os candidatos eleitos só serão diplomados, desde que tenham efetuado o envio dos metadados da sua respectiva prestação de contas à Justiça Eleitoral.

Os candidatos não eleitos e os diretórios dos partidos políticos devem fazer a entrega presencial das mídias no período de 7 de janeiro a 8 de março de 2021. Os dados das prestações de contas são divulgados pelo TSE, na página de cada candidato no sistema DivulgaCandContas.

Fígado criado em laboratório dos EUA prolonga a vida de cobaias

Fígado artificial prolongou a vida de cobaias

Pesquisadores conseguiram fazer com que organoides realizassem funções semelhantes às que o órgão realiza em humanos adultos 

Cientistas das Universidades de Pittsburgh e John Hopkins, nos Estados Unidos,  criaram um fígado artificial que, de acordo com estudos, prolongou a vida de cobaias nas quais foi transplantado. 

A descoberta foi feita através de técnicas de engenharia genética, incluindo a CRISPR (Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e regularmente Interespaçadas), que permite que cientistas modifiquem genomas com precisão.

Leia mais: Fígado – Características, funções e doenças relacionadas ao orgão

A partir disso, Mo Ebrahimkhani e Patrick Cahan, autores do estudo, transformaram um tecido em formação feito de células-tronco humanas no que a equipe chamou de "organoides projetados de fígado”. Com o amadurecimento destes órgãos criados em laboratórios, o seu funcionamento passou a apresentar melhoras.

O órgão artificial se mostrou capaz de armazenar energia, acumular gordura, realizar atividade enzimática e também de produzir proteínas. Todas essas funções foram realizadas de maneira bem semelhante como a que ocorreria no fígado de um ser humano adulto, mesmo que não tenham alcançado o funcionamento perfeito.Depois deste processo, os organoides foram transplantados em camundongos que possuíam o fígado danificado e o resultado foi considerado um sucesso pela equipe de cientistas. Isso porque o órgão artificial teve as atividades normalizadas e prolongou a vida dos roedores.

Covid-19: Registro de 433 óbitos nas últimas 24h

 

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (14):

– Registro de 433 óbitos nas últimas 24h, totalizando 181.835 mortes;

– Foram 25.193 novos casos de coronavírus registrados, no total 6.927.145 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do Coronavírus é 6.016.085, com o registro de mais 33.132 pacientes curados. Outros 729.225 pacientes estão em acompanhamento.

Sou americano mesmo, eu torcerei por ele: Colégio Eleitoral oficializa Joe Biden como presidente eleito dos EUA


Joe Biden foi oficializado nesta segunda-feira (14) como o 46° presidente dos EUA. A confirmação veio após as votações no colégio eleitoral. A chapa democrata, composta por Biden e advogada Kamala Harris, governará o país a partir de 2021.

De acordo com as regras do sistema eleitoral norte-americano estabelecidas na Constituição, são os 538 membros do Colégio Eleitoral que, na prática, oficializam quem comandará o país durante quatro anos.

Dessa forma, apesar de a chapa democrata formada por Joe Biden e Kamala Harris ter sido declarada vitoriosa nas projeções da mídia desde 7 de novembro, apenas a partir desta segunda-feira, após a votação do Colégio Eleitoral, eles são considerados oficialmente presidente e vice-presidente eleitos dos EUA.

Continue lendo

Hidrelétrica Armando Ribeiro é ativada em Itajá (RN)

 

A Hidrelétrica Armando Ribeiro, localizada na barragem homônima do município Itajá (RN), na Região de Assu (RN), entrou em fase de testes na tarde desta segunda-feira (14) após ser energizada pela Companhia Energética do RN (Cosern). Com capacidade para gerar 4,7  megawatts, esta é a primeira usina hidrelétrica instalada no estado.

O coordenador de desenvolvimento energético Hugo Fonseca e a analista de dados Emília Casanova, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec), estiveram presentes durante o procedimento, quando 25% da capacidade da Usina foi ativada. Os representantes do Estado foram acompanhados pelo engenheiro Nivaldo, responsável pela operação e manutenção do novo equipamento.

Continue lendo

Tio Valdemar, Um homem honesto e organizado. O ultimo remanescente de quatro irmãos (Beatriz, Raimunda e Delmar).

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, área interna e comida

Ele gostava das músicas do Roberto Carlos,

Um dia areias brancas meus pés irão tocar, irão molhar meus cabelos na água azul do mar... Eu te proponho... Eu tenho tanto pra te falar mas são palavras não sei dizer...

Valdemar Carlos da Costa, *1939 +Dez/2020, filho de João Pedro Carlos da Costa e Maria Marques Leal (minha vó), casado com Vânia Maria Dantas da Costa, pai de 7 filhos, como ele, honesto e correto são poucos que eu vi e está em extinção...                                                                                                    um tio/primo amado, organizado, responsável, homem de família, honesto, justo, íntegro, sincero, amigo, leal, bom filho, bom pai, bom esposo que ensinava e se preocupava com os filhos partiu deixando saudades e lembranças tendo cumprido sua missão como assim nosso Deus o quis e determinou a hora (14:15min) e o dia (14/12 e enterro dia 15/12). Com ele aprendi que a honestidade é essencial na vida de um homem. Aprendi que se deve considerar familias, embora muitos não o faziam como ele. Aprendi que a amizade é compartilhar, com ele aprendi muito quando morava na casa de mãe e até sair pra se casar. 
Até breve, tio. Foram bons os momentos de lazer contigo. Recordarei...
No silencio, a dor forte invade a alma, os bons momentos vividos no acalanta e acalma. No filme, curta metragem da vida, lembranças vem, recordações ficam. As fotografias amareladas pelo tempo nos faz ver que o que foi vivido se desbotam mas não se apagam. Hoje 15 e as cortinas se fecharão rompendo o ciclo da vida. O verde fez parte de sua vida, como aluizista histórico honrou a tradição até a ultima foto e a ultima passeata/comicio que pode ir ver.

Osimar Silva Da Costa
está se sentindo triste.

"HOJE FOMOS PEGOS POR UMA NOTICIA TRISTE, NOTICIA ESSA QUE NINGUEM GOSTARIA DE RECEBER: NOSSO PAIZINHO PARTIU PRA MORADA ETERNA E FOI MORAR COM DEUS, SÓ NOS RESTA AGORA AS BOAS LEMBRANÇAS QUE TIVEMOS AO SEU LADO. VAI FICAR SEU LEGADO DE HOMEM BOM, SIMPLES, HONESTO, EXEMPLO DE BOM FILHO, BOM PAI, UM SER HUMANO DECENTE, BACANA PARA COM TODOS. DEUS O RECEBA DE BRAÇOS ABERTOS EM SUA MORADA, NÓS FAMILIARES  PARENTES E AMIGOS FICAREMOS COM SUA SAUDADE PARA SEMPRE. VÁ COM DEUS PAI".