CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Argentina avalia suspender Sputnik V, vacina comprada por governadores do Nordeste

 

Se os nordestinos fossem esperar pela vacina russa já teria morrido mais de 1 milhão

A Argentina, um dos primeiros países a usar amplamente a vacina russa Sputnik V, aumentou a pressão sobre o governo da Rússia e ameaçou romper o contrato de compra por causa dos atrasos na chegada de segundas doses. Os atrasos começaram a comprometer sua campanha de inoculação contra a covid-19.

A Argentina fechou um acordo com a Rússia de cerca de 30 milhões de doses da Sputnik V, das quais recebeu 11,86 milhões, segundo a assessora, que viajou junto com a ministra da Saúde, Carla Vizzotti, várias vezes à Rússia para supervisionar o contrato. 

Até agora, chegaram à Argentina 9,37 milhões da primeira dose, mas apenas 2,49 milhões do componente da segunda dose da Sputnik V.

Nordeste lidera em número de separações de casais na pandemia

Em meio ao cenário da pandemia, o isolamento social levou muitos relacionamentos amorosos à crises. O ano de 2020, ficou marcado em nossas vidas e algumas pessoas decidiram colocar de vez um ponto final em uma relação. Seguindo a tendência nacional, o Ceará registrou o maior número de divórcios no Nordeste, com 2.060 casos, ficando na frente da Bahia (1.606), do Maranhão (1.300) e de Pernambuco (1.339). Apesar disso, apresentou queda de 14,7% em relação à 2019, quando foram contabilizados 2.416 divórcios, segundo o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF).

Vereador de São Miguel diz que governadora Fátima Bezerra “atira com pólvora alheia”

Diante da agenda que a governadora Fátima Bezerra deve cumprir na região do Alto Oeste a partir desta sexta-feira (23), o vereador do município de São Miguel, Alan Campos, é taxativo: vem atirar com a pólvora alheia. 

O vereador do PSD micaelense afirma que a governadora vai inaugurar obras e serviços que não foram feitos por ela e, sim, por gestões passadas. Exemplo disso, segundo ele, é a Central do Cidadão de São Miguel, obra orçada em R$ 2.3 milhões.

“Essa obra é uma luta do deputado estadual Galeno Torquato desde 2015. É dele a busca por recursos e a autoria do requerimento que solicita a construção, iniciado pelo governador Robinson Faria. Lembrando ainda que o terreno para a instalação da Central foi cedido pela Prefeitura durante a gestão de José Gaudêncio Torquato”, afirma o vereador Alan Campos.

O vereador destaca ainda o Centro de Treinamento da Emater, equipamento que já esteve em funcionamento, mas que hoje está em estado de abandono. “Essa foi mais uma obra que contou com a iniciativa do deputado Galeno e do ex-governador Robinson, mas que hoje está abandonada. A impressão que fica é que a governadora gosta de atirar com a pólvora alheia e receber o mérito de coisas que não fez”, avalia o vereador.

Bolsonaro veta projeto petista para dar dinheiro público a ONGs

O presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar integralmente o Projeto de Lei 4.113/2020, que visava assegurar o repasse de ao menos 70% dos recursos previstos para parcerias com o terceiro setor durante a pandemia de covid-19. A intenção da proposta era evitar que os repasses públicos para as organizações não governamentais (ONGs) fossem congelados ou interrompidos.

O projeto era de autoria da bancada do PT, de notórias ligações às ONGs, que, apesar de “não governamentais”, vivem de repasses dos cofres públicos.

A matéria foi aprovada pelo Senado em 29 de junho e seguiu para sanção. O Executivo, no entanto, alegou inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público para instituir o veto, que está publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira (23).

Segundo o Palácio do Planalto, apesar de meritória, a proposta causaria insegurança jurídica ao pretender regular ajustes negociais ocorridos em momento anterior à data de edição da lei sugerida, “medidas essas que só poderiam ser adotadas no plano material e examinadas em caso concreto”.

Além disso, conforme a justificativa do veto, a proposição contraria o interesse público, “uma vez que afasta indevidamente a realização do chamamento público, além de ter incidência ampla, de forma a alcançar, indistintamente, ajustes, prazos e metas que, em princípio, não possuem indícios de que teriam sido impactados pela pandemia de covid-19”.



EUA alertam investidores sobre instabilidade econômica na Argentina

O governo dos Estados Unidos emitiu um comunicado voltado a investidores norte-americanos. Na quinta-feira 22, a Casa Branca advertiu empresários sobre a instabilidade econômica na Argentina e as políticas intervencionistas dos peronistas Alberto Fernández e Cristina Kirchner. O Executivo salientou que são fatores que impedem os hermanos de maximizarem o seu potencial. 

A informação consta em documentos que analisam o clima para aportes em 170 países e potenciais economias para os EUA investirem.

“O governo peronista aumentou os impostos sobre o comércio exterior, apertou ainda mais os controles de capital e iniciou ou renovou programas de controle de preços”, salientou a papelada. “O governo também expandiu os gastos fiscais, que foram principalmente direcionados a mitigar o impacto econômico da pandemia de covid-19”, acrescentou a Casa Branca, ao criticar as leis trabalhistas argentinas, que engessam ainda mais o mercado, sobretudo a entrada de capital estrangeiro. “Criaram distorções de mercado.”

EUA: Incêndio florestal já atinge área equivalente a 20 mil campos de futebol

Pelo menos dez casas foram destruídas e o governo pediu que os moradores abandonem as áreas de risco. As chamas atingem os estados da Califórnia e Nevada. Mais de mil bombeiros estão atuando na região. Apenas 17% do fogo está controlado.

Segundo as autoridades, apenas 4% do foco foi contido até agora. Dezenas de casas foram destruídas, mas não há registro de mortos, nem de feridos.

Cerca de 21 mil bombeiros estão empenhados para conter o fogo em várias partes do país.

O estado de montanha tem o maior número de incêndios: são 17 até agora. A fumaça tem piorado a qualidade do ar em vários pontos do país.

Do outro lado da fronteira, no Canadá, os moradores da Columbia Britânica enfrentam uma situação parecida, em meio a uma forte onda de calor e baixa umidade.