CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Governo do RN solta nota de esclarecimento depois da decisão do juiz Luiz Alberto Dantas Filho

GOVERNADORA RECUA E ABRE COMERCIO A FORÇA DA JUSTIÇA
Nota:
O Governo do RN vem mantendo o diálogo com a Associação dos Supermercados do RN e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, desde o último dia 11 de abril, no sentido de entrar em acordo quanto aos dias e horários de funcionamento dos supermercados e fechamento. Em reunião com o Ministério Público do Trabalho nesta segunda-feira, 13, ficou acertado que os supermercados de todo o RN poderão funcionar de segunda-feira ao sábado, até 22h, fechando aos domingos e abrindo aos feriados. 
Uma nova avaliação da norma será feita no próximo dia 23 de abril.
Em relação ao comércio, fica mantida a decisão de fechamento do comércio não essencial, com alteração da vigência, que passa a ser do dia 15 a 23 de abril, além da redefinição da lista dos bens e serviços essenciais no artigo 13 do decreto Nº 29.583 alterado no decreto Nº 29.600.
O diálogo com os setores envolvidos terá continuidade nesta terça-feira (14) sempre com consultas às autoridades sanitárias.

Maiores produtores de petróleo firmam acordo histórico e põem fim na guerra de preços

Os principais produtores de petróleo do mundo firmaram neste domingo (12) um acordo histórico para cortar a produção do barril e pôr fim à guerra de preços.
Opep e aliados reduzirão a produção global em cerca de 10%, cortando a produção de 9,7 milhões de barris diários.
Trata-se do maior corte na produção de petróleo de todos os tempos. A redução é quatro vezes maior, por exemplo, do que a praticada durante a crise de 2008.
Como as medidas de isolamento para conter a pandemia do novo coronavírus destruíram a demanda por combustível, os preços do barril de óleo cru atingiram a mínima em 18 anos.
Isso ameaçou a indústria de xisto dos Estados Unidos e a estabilidade de países dependentes da commodity.
O Antagonista

"Há pessoas que estão torcendo pelo vírus", diz Fábio Faria

 O Brasil conseguiu transformar a crise causada pelo Codiv-19 em mais uma disputa política, colocando em lados opostos apoiadores e críticos do presidente Jair Bolsonaro
A situação, na opinião do deputado federal Fábio Faria tem levado a algo “inacreditável“, segundo o parlamentar: 
“Há pessoas que estão torcendo pelo vírus”. Tudo para atacar o governo o Governo do Presidente Jair Bolsonaro, declarou o deputado federal Fábio Faria.

Covid-19: um quarto dos mortos está fora do grupo de risco

O Brasil, um quarto dos mortos por Covid-19 desde o primeiro registro da doença no país não faz parte dos chamados grupos de risco — ou seja, 25% das vítimas fatais são pessoas com menos de 60 anos e sem comorbidades que agravam os sintomas. 
Esse número disparou nos últimos 15 dias, conforme mniistério da saude em seus bancos de dados
Até o dia 27 de março, apenas 11% dos óbitos foram vistos entre pessoas com menos de 60 anos, e somente 15% das vítimas fatais não apresentavam comorbidades. Agora, porém, esses índices aumentaram — 25% das mortes ocorrem entre pessoas com menos de 60 anos, e 26% dos óbitos foram em pacientes sem registro de doenças preexistentes, como diabetes, cardiopatias e pneumopatias.

Coronavírus afeta atendimento no Samu/RN

A pandemia do Coranavírus também afetou o atendimento no Samu no Rio Grande do Norte. O grande número de atendimentos tem feito cada vez mais o serviço demorar para se deslocar de um local para outro. Se não bastasse isso, ainda tem um protocolo de segurança para higienização do espaço que dura em média 45 minutos.
O que fazer ? O jeito é aguardar ou ir direto para o Hospital!

Brasil tem boas chances de recuperação após a pandemia, diz diretor da Organização Mundial do Comércio

A entrevista ao diretor do CNN Brasil Business, Fernando Nakagawa, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, falou sobre as projeções do efeito do novo coronavírus na economia mundial e, especificamente, na brasileira.
A OMC já havia revelado a expectativa de recuo entre 13% e 32% no comércio global por causa da pandemia, mas Azevêdo afirmou que, apesar de também ser afetado, o Brasil tem boas chances de recuperação.
“Seguramente o impacto será forte nas exportações brasileiras, mas ao contrário daquelas grande crises que vimos no passado, essa é uma crise principalmente de saúde. Com a retomada da economia mundial, a brasileira também pode se recuperar, sobretudo com a melhora dos preços das commodities se a demanda subir”, disse.
O diretor da OMC admitiu que houve receio, principalmente nos dias subsequentes ao surgimento da COVID-19, quando alguns países começaram a anunciar restrições de exportações de bens alimentícios.
“Isso acabou não se espalhando muito, ficou bem limitado. A parte [brasileira] de alimentos e agronegócio não deve sofrer muito, mas outros fatores indiretos, sim: transporte, colheita e produção por causa da redução da oferta de trabalho. Também a área logística, navios, aviões, o custo pode ser afetado. (…) Mas não acho que sejam coisas que irão derrubar os números de forma geral.”

Covid-19: Novo balanço mostra que Brasil tem 22.169 casos e 1.223 mortes


O novo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, no domingo de Páscoa (12/4), revelou que o Brasil tem 22.169 casos confirmados do novo coronavírus e 1.223 casos fatais da doença.
De ontem para hoje, 1.442 pessoas foram diagnosticadas e 99 mortes registradas.
São Paulo (588), Rio de Janeiro (170) e Pernambuco (85) são os estados com o maior número de óbitos pela doença. Somente Tocantins não confirmou mortes pela Covid-19.
Os estados que têm a taxa de incidência 50% acima da taxa nacional continuam sendo os mesmo já informados pelo ministério: 
Amazonas, Amapá, Distrito Federal, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro. 
A incidência nacional do vírus é de 105 casos por 1 milhão de pessoas.
A região Sudeste segue sendo a que mais tem casos confirmados com 12.799 pacientes diagnosticados. 
Em seguida, está o Nordeste com 4.246 casos, o Sul com 2.159, o Norte com 1.898 e o Centro-Oeste com 1.067.
Neste domingo, os dados do Ministério da Saúde foram divulgados sem a coletiva de imprensa.

Covid-19 no RN: são 15 novos casos nas últimas 24 horas; 304 no total e 15 óbitos no RN

A Secretaria Estadual de Saúde Pública divulgou hoje (12), domingo, nova atualização dos números do Covid-19 no RN:
– Casos confirmados: 304 (289 até ontem)
– Casos suspeitos: 2.871 (2.881 até ontem)
– Casos descartados: 1.314 (1.146 até ontem)
– Óbitos: 15