CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Pfizer pede à Anvisa para usar medicamento de artrite para tratar Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu nesta quarta-feira (28), da farmacêutica Pfizer, a solicitação de uso emergencial do medicamento Xeljanz (citrato de tofacitinibe) para tratamento da covid-19. Esse medicamento já é usado no tratamento de artrite reumatóide, artrite psoriática e colite ulcerosa. Segundo a agência, o prazo de análise é de 30 dias.

Nas primeiras 24 horas, a equipe da Anvisa fará uma triagem do processo para verificar se os documentos necessários para avaliação estão disponíveis. Se verificarem a ausência de informações importantes, a agência reguladora poderá solicitar as informações adicionais ao laboratório.

“A análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar que envolve especialistas das áreas de Registro, Monitoramento e Inspeção de medicamentos. A equipe vem atuando de forma integrada em todos os processos de avaliação de medicamentos e vacinas para combate à Covid-19”, informou a Anvisa, em nota.

Proxalutamida

Além disso, o órgão também informou que foram autorizados dois estudos clínicos para realização no Brasil com a Proxalutamida (GT-0918) para tratamento da covid-19. Os estudos, patrocinados pela empresa Suzhou Kintor Pharmaceuticals, sediada na China, avaliam a eficácia do medicamento em pacientes do sexo masculino com o vírus.

Na documentação apresentada à Anvisa, foi citado um estudo conduzido no Brasil para covid-19 de iniciativa de pesquisadores independentes, cujos dados não foram disponibilizados. Também foi comunicado à Anvisa que estava em andamento um estudo em pacientes graves, mas nenhum relatório ou resultado foi apresentado. Por isso, esses estudos não foram para a anuência do órgão para a pesquisa clínica a ser realizada.

Janaína escancara oportunismo de Doria: “Se elegeu na onda conservadora, mas abraçou o PSOL”

Em uma série de postagens na sua conta do Twitter na última terça-feira (27), a deputada estadual de São Paulo, Janaína Paschoal, fez um desabafo sobre o governo de João Doria.

Ao comentar um evento de ‘diversidade linguística’ que ocorreu no Museu da Língua Portugesa, Janaína demonstrou preocupação com a ‘linguagem neutra’:

“Ontem, houve um evento denominado Diversidade Linguística: Entre a Celebração e a Resistência, no Museu da Língua Portuguesa. Assustador constatar que não foi convidado nenhum participante que questione a tal linguagem neutra. Como um monólogo pode se pretender diverso?”, questionou a deputada.

Em seguida, ela apontou a atual proximidade entre os posicionamentos do governador João Doria e as pautas do PSOL:

“Dória se elegeu na onda conservadora, mas abraçou todas as pautas do PSOL. Aliás, o PSOL parece governar o mundo!”, comentou ela, salientando a discrepância entre a fase pré e pós candidatura do governador.

Benes ‘pode devolver ao RN a dignidade soterrada pela falta de gerência’, diz deputado

Cumprindo agenda no alto Oeste potiguar, o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos), esteve na cidade de Severiano Melo, na manhã desta quinta-feira (29), onde foi recebido pelo prefeito da cidade Jacinto Lopes e o deputado estadual Getúlio Rego. Durante o encontro, que contou com a presença de vereadores, apoiadores e população, o deputado Getúlio Rêgo assegurou apoio ao projeto de candidatura de Benes ao Governo do RN. 

“Benes tem experiência administrativa. E tem no meu conceito um projeto para devolver ao Estado do Rio Grande do Norte a dignidade que está soterrada pela falta de gerência do nosso Estado. Eu lhe abraço nessa sua pretensão que é minha também Deixo o meu compromisso e a minha vitalidade para ser batedor de esteira na sua luta”, disse o deputado Getúlio.

Grande Ponto

Enquanto Bolsonaro ZERA, Governador do PT aumenta ICMS da gasolina e revolta população; valor do combustível aumentará em 1º de agosto

Um aumento abusivo no preço da gasolina será decretado no dia 1º de agosto na Bahia. O governador Rui Costa elevará o ICMS do combustível no estado, mas de forma sigilosa. Em denúncia feita ao Terra Brasil Notícias, os valores foram repassados e revelados.

Nas redes sociais apoiadores do Presidente Bolsonaro reagiram à postagem da advogada bolsonarista baiana Rebeca Martins (PTB) com a informação divulgada pelo Sindcombustiveis acerca do aumento do ICMS da gasolina com previsão para o dia 1° de agosto.

“De acordo com as informações do Sindcombustíveis, a partir do próximo dia 1º de agosto, o ICMS da gasolina na Bahia vai subir em 7,14%. O custo da carga tributária estadual será de R$ 1,7060 por litro, representando um aumento acumulado no ano de 32% ou R$ 0,40 no custo de aquisição do produto; Papai Rui Ama Vcs!”

Em coletiva de imprensa, 5 de julho, o gestor baiano sugeriu que apenas a saída do presidente Jair Bolsonaro será capaz de baixar os valores. “Eu sozinho não posso agir. Mas nós podemos. Ano que vem teremos uma grande oportunidade, trocando o presidente da República, teremos gasolina mais barata. Não fizemos nenhuma mudança de ICMS na Bahia”, discursou, durante a entrega da 18ª Policlínica Regional de Saúde, em Brumado.

Estádios do Rio serão abertos ao público em setembro

Autoridades se reúnem para discutir volta de público aos estádios do Rio de  Janeiro - Flamengo | Coluna do Fla

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou na tarde desta quinta-feira que os estádios da cidade poderão receber público à partir do dia 2 de setembro. Nesse primeiro momento, a ocupação permitida será de 50%. No entanto, só terão acesso aos estádios os torcedores que estiveram vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid-19. Paes também afirmou que será obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento.

Em outubro está prevista uma segunda fase de flexibilização na cidade, marcada para o dia 17. Nessa etapa, será permitida a ocupação de 100% dos estádios, ainda mantendo a obrigação dos torcedores estarem com o sistema vacinal completo e com a obrigação do uso de máscaras.

Já a partir do 15 de novembro, dia previsto para o início da terceira fase de flexibilização, o uso da máscara deixará de ser obrigatório. A checagem da vacinação será feita por fiscais da vigilância sanitária através do aplicativo ConecSus do Ministério da Saúde.

O prefeito afirmou que ainda não há uma decisão tomada sobre se permitirá que clubes de outras cidades e estados mandem seus jogos no Rio de Janeiro:

— Essa coisas vamos regulando. Tem uma série de detalhes que vão mudando.

Paes também disse que quer organizar uma partida de futebol, provavelmente no Maracanã, que será batizado de Taça Renasce Rio. No entanto, ele não revelou quais times participarão do jogo.

Comissão pode votar PEC do Voto Impresso na próxima quinta-feira (5)

A Comissão Especial do Voto Impresso (PEC 135/19) se reúne na próxima quinta-feira (5) para votar o parecer do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR). A reunião está marcada para as 14 horas, em plenário a definir.

Os integrantes da comissão vão analisar um substitutivo elaborado por Filipe Barros. Apresentado no final de junho, o texto exige a adoção de um tipo de urna eletrônica que permita a impressão do registro do voto. Esse registro será uma espécie de cédula em papel, a ser depositada em recipiente indevassável, assegurada a conferência pelo eleitor, mas sem qualquer contato manual.

Segundo o texto do relator, a apuração se dará após a votação e ainda nas seções eleitorais, por meio de equipamento automatizado para contagem dos registros dos votos, aptos à verificação visual. Para garantir o sigilo do voto, será proibido o uso de qualquer elemento de identificação do eleitor na cédula impressa.

Votos em separado
Até agora, foram apresentados quatro votos em separado. Dois, capitaneados pelos deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Fernanda Melchionna (Psol-RS), são contrários a mudanças nas regras atuais. Os outros, dos deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS) e Paulo Ganime (Novo-RJ), apoiam algumas alterações.

A PEC foi apresentada originalmente pela deputada Bia Kicis (PSL-DF). O texto original determina que, em processos de votação e apuração das eleições, independentemente do meio empregado para o registro do voto, será “obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor”.

Brasil registra 1.318 óbitos e 42 mil novos casos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes nas ultimas 24h sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (29):

– O país registrou 1.318 óbitos, totalizando 554.497 mortes;

– Foram 42.283 novos casos, no total 19.839.369.

O Ministério da Saúde estima que cerca de 18,5 milhões de brasileiros já se recuperaram da covid-19.

A média móvel de mortes nos últimos sete dias está em 1.069, no menor patamar desde a última semana de fevereiro.

A média móvel de novos casos está em 45.094, também nos níveis observados em fevereiro, antes dos dois picos ocorridos em março e junho.