CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Russos tomam usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia

A região de Chernobyl, onde fica onde fica o reator nuclear que explodiu em 1986, em Chernobyl, no Norte do país, próximo à capital Kiev, foi tomada por tropas russas, segundo o governo da Ucrânia. As autoridades ucranianas afirmam que não é possível saber as condições das instalações e do lixo radiativo, após batalha entre forças militares na região. Segundo o assessor do chefe da usina de Chernobyl, Mykhailo Podoliak, as tropas russas tomaram conta da central de energia nuclear de Chernobyl. “Após uma batalha feroz, o controle ucraniano sobre o local de Chernobyl foi perdido. A condição da antiga usina nuclear de Chernobyl, confinamento e instalações de armazenamento de resíduos nucleares são desconhecidas”, disse. O conselheiro da Presidência da Ucrânia, Christopher Miller, completou a mensagem dizendo que esse é “um desfecho terrível”. O enviado especial da Band para a Ucrânia, Yan Boechat, afirma que a capital Kiev está cada vez mais isolada.

“Estadão” destaca que Ciro Gomes não vai apoiar “bandido” em um eventual segundo turno. E Carlos Eduardo vai apoiar “bandido”?

Segundo publicou o jornal “Estadão”, o pré-candidato a presidência do Brasil, Ciro Gomes (PDT), declarou, durante um evento organizado pelo BTG Pactual, que não fará mais campanha para bandido, ao descartar a possibilidade de apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) num eventual segundo turno com o presidente Jair Bolsonaro. A declaração do presidenciável do PDT deixa uma pergunta no ar: e o seu correligionário e presidente do PDT no Rio Grande do Norte, ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, vai apoiar a candidatura do “bandido” que Ciro Gomes se referiu no evento do Pactual? Embora cotado para ser o “Senador” da governadora petista do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, Alves ainda não deu uma declaração enfática sobre se vai ou não votar em Lula nas eleições de 2022. Talvez esse seja um dos motivos que levam os petistas “raiz” e nomes históricos do partido a olharem com desconfiança a aliança já praticamente sacramentada entre Carlos Eduardo e Fátima Bezerra, assim como a participação do correligionário de Ciro Gomes na chapa majoritária da governadora do RN. Ciro Gomes é candidatíssimo à Presidência da República e acredita que vai estar no segundo turno das eleições. No entanto, até o momento, o presidenciável do PDT não manifestou qualquer opinião sobre o fato de seu principal aliado no Rio Grande do Norte caminhar para uma aliança com o PT, que vai brigar por todos os votos necessários para reconduzir Lula de volta para o Palácio da Alvorada em Brasília. Perguntas ficam no ar: Carlos Eduardo vai votar no “bandido” que Ciro Gomes se referiu? Carlos Eduardo vai trair Ciro Gomes, o candidato do seu partido? Quando Carlos Eduardo vai deixar transparente a sua posição política, até mesmo para os novos “camaradas” do PT? Aliás…. Uma coisa é certa: o nível de confiabilidade no “senador de Fátima” dentro do próprio PT é abaixo de zero. FM

Faleceu o empresário Francisco Souto Filho, o Soutinho, ex-dono do Banco Mossoró

Faleceu em Mossoró (RN) na noite desta quinta feira (24), Empresário Francisco Souto Filho, o Soutinho, aos 95 anos. Era um dos donos do Banco Mossoró que tinha Matriz em Mossoró (RN) e filiais em Natal (RN), Caicó (RN) e João Pessoa (PB). Também tinha outras atividades empresarias como a Indústria de Sal F. Souto. O Banco Mossoró encerrou suas atividades do RN num momento em que o País enfrentava uma grave crise econômica. A exemplo da APEN e Bandern.

Bolsonaro promete proteção aos brasileiros que estão na Ucrania: ‘Vou proteger’

O presidente Jair Bolsonaro usou uma nota do Itamaraty para afirmar que está empenhado em proteger os brasileiros que se encontram nesse momento na Ucrânia e que a embaixada continua aberta. “Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia. Nossa embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente”, escreveu o presidente. Ainda nas redes, o presidente reforçou que os brasileiros que estiverem no leste da Ucrânia e em outras regiões em conflito, mantenham contato diário com o governo brasileiro por meio da embaixada. “Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações do serviço consular da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam”, disse. Bolsonaro não tomou partido sobre a invasão russa em nenhum momento, mas em nota o Itamaraty manifestou “grave preocupação” com a invasão.

Brasil registra 971 óbitos e 93 mil casos de Covid-19 nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (24). – O país 971 óbitos nas últimas 24h, totalizando 647.390 mortes; – Foram 93.757 novos casos de coronavírus registrados, no total 28.578.647; A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 784, e a média móvel de novos casos é de 91.545. O ministério da Saúde calcula que mais de 25,9 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Biden anuncia “maior sanção econômica da história” contra a Rússia

Em pronunciamento na Casa Branca nesta quinta-feira (24), Joe Biden (foto) anunciou “a maior sanção econômica da história” contra a Rússia, em represália à invasão da Ucrânia determinada por Vladimir Putin. O presidente americano voltou a dizer que o autocrata russo “é o agressor. Ele começou guerra” e afirmou que, diante do ataque, estava autorizando “sanções fortes sobre o que pode ser exportado”. “A Rússia não poderá negociar em dólares, nem em euros, nem em ienes. Vamos invalidar sua capacidade de fazer parte da economia. É a maior sanção econômica já vista na história”, prometeu Biden. O presidente também prometeu congelar os ativos nos EUA dos principais bancos russos, assim como cortar financiamento à tecnologia, com impacto direto na indústria aeroespacial russa a longo prazo. E voltou a enfatizar sua ação coordenada com os países do G-7 e os integrantes da Otan, a aliança militar ocidental, cujas defesas prometeu reforçar: “Ataque a um de nós [Otan] é ataque a todos nós”. Disse ainda que o autocrata russo se tornou um pária, e qualquer país que o apoie agora ficará manchado pela associação. “A agressão de Putin à Ucrânia trará custos altos, tanto econômicos quanto estratégicos, para a Rússia”, acrescentou Biden —que, no entanto, negou por enquanto a exclusão da Rússia do sistema Swift de transferências internacionais. O Antagonista

PF apreende 5,67 kg de cocaína remetidos via Correios em Parnamirim (RN)

A Polícia Federal prendeu em flagrante na manhã dessa quinta-feira, 24/2, em Parnamirim (RN), Região Metropolitana de Natal, um homem de 55 anos, suspeito de tráfico de drogas. Com ele foram encontrados 5,67 kg de cocaína. A ação aconteceu após a PF tomar conhecimento de que uma “encomenda suspeita” havia sido postada em Rondônia e que estaria à espera de ser retirada numa agência dos Correios de Parnamirim. Os policiais então ficaram acompanhando a movimentação e viram quando um homem se apresentou no balcão para recebê-la. Ao sair, ele foi abordado e pedido que abrisse a encomenda, onde estavam 5 tabletes prensados com características de cocaína. O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido para autuação na sede da PF, no bairro de Lagoa Nova. Ao ser interrogado, ele declarou que recebeu a encomenda atendendo ao pedido de uma pessoa que não sabe o nome, tendo essa afirmado que a encomenda se tratava de um ventilador. Indiciado nos artigos da Lei Antidrogas, o suspeito foi submetido a exame de corpo de delito no ITEP e se encontra custodiado na Superintendência da PF, à disposição da Justiça.