CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Um em cada 4 pacientes com coronavírus tem “língua de Covid”, diz pesquisa

lingua agora deles Um em cada 4 pacientes com coronavírus tem “língua de Covid”, diz pesquisa

Um em cada quatro pacientes com coronavírus apresenta alterações na língua, de acordo com um novo estudo publicado no British Journal of Dermatology. Entre as principais modificações, os pesquisadores identificaram inchaço, feridas, protuberâncias na superfície da língua, reentrâncias e/ou manchas descoloridas. A sensação de queimação na boca também foi observada em uma pequena porcentagem dos participantes.

O estudo feito envolveu 666 pacientes com Covid-19 e pneumonia leve ou moderada do Hospital Universitário de La Paz, em Madri (Espanha). De modo geral, os sintomas apareceram em conjunto com a perda de paladar, sinal que já se tornou comum em pacientes infectados por Sars-CoV-2.

A alteração lingual mais comum observada na pesquisa foi a papilite lingual transitória, uma inflamação das pequenas saliências na superfície da língua. Mais de 6% dos pacientes tinham glossite, inflamação ou infecção que causa inchaço e mudança de cor na língua.

Outros 7% apresentaram estomatite aftosa, condição causada por úlceras bucais benignas e não contagiosas e 4% dos voluntários tinham saburra (camada composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares que aderem à superfície da língua) branca irregular.

Bula indica que Coronavac é contraindicada para algumas pessoas; saiba quais são

 para imunizar vacina da coronavac precisa ser aplicada em duas doses Bula indica que Coronavac é contraindicada para algumas pessoas; saiba quais são

A bula da Coronavac mostra que a vacina tem poucas contraindicações e causa reações adversas principalmente em pessoas com alergia a algum componente usado em sua produção. A CNN teve acesso ao documento que é enviado a profissionais de saúde com dados do imunizante.

Um dos pontos destacados na bula diz respeito a quem deve procurar um médico antes de receber a vacina: pacientes com doença aguda, início de enfermidade crônica e histórico de epilepsia ou convulsão.

Caso a pessoa tenha alergia a algum componente da vacina e não saiba até o momento de aplicação, o Instituto Butantan afirma que os pontos de vacinação têm doses de adrenalina para reverter um possível choque anafilático.

Pelo regulamento, o Instituto deve garantir pronto-atendimento por trinta minutos após a aplicação. “A orientação é que, se a pessoa não tem certeza se é alérgica a algum componente ou não, ela fique no local por 30 minutos”, diz Luiz Gustavo de Almeida, microbiologista da USP e coordenador do Instituto Questão de Ciência.

Gestantes e lactantes não devem se vacinar neste primeiro momento, simplesmente, porque as pesquisas e estudos não contemplaram esse grupo.

Estudo constata infecção simultânea por duas linhagens do coronavírus

 coronavirus 4833754 1920 Estudo constata infecção simultânea por duas linhagens do coronavírus

Um estudo feito com pacientes do Rio Grande do Sul constatou que uma pessoa pode ser infectada ao mesmo tempo por diferentes linhagens do novo coronavírus, que causa a covid-19. A pesquisa foi feita pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do Ministério de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Feevale e pela Rede Vírus.

A constatação foi feita ao analisar amostras de 92 pacientes do Rio Grande do Sul. Pelo menos duas pessoas registraram a chamada coinfecção, ou seja, a infecção simultânea por linhagens diferentes do novo coronavírus. Segundo os pesquisadores, a coinfecção com a variante E484K não havia sido descrita até o momento.

Ainda de acordo com os pesquisadores, a coinfecção é preocupante porque mistura genomas de diferentes linhagens, permitindo recombinações que resultam na evolução do vírus. Apesar disso, os dois pacientes tiveram apenas quadro leve e moderado e estão se recuperando sem necessidade de hospitalização.

Bolsonaro afasta dois Ministros para votar em Lyra

Os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania) foram exonerados nesta sexta-feira (29). Deputados federais pelo DEM, eles foram afastados temporariamente dos cargos para votar na eleição à presidência da Câmara. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União.

O afastamento faz parte da estratégia do Palácio do Planalto para garantir a vitória de Arthur Lira (PP-AL). A eleição na Câmara acontece na próxima segunda-feira (1º) e será por meio de votação secreta.

Natal é o 8º destino turístico mais procurado do mundo, diz plataforma de viagens

Natal RN O Que Fazer Praias Capa Natal é o 8º destino turístico mais procurado do mundo, diz plataforma de viagens

Natal segue sendo um dos principais destinos turísticos do mundo. A capital potiguar aparece na 8ª posição no ranking de lugares em alta da plataforma de viagens Tripadvisor. A premiação Traveller’s Choice Awards leva em consideração popularidade e avaliações positivas, que motivam novas visitas e inspiram o retorno de quem já esteve a passeio na Cidade do Sol.

Dos 25 destinos em alta, segundo levantamento do site, apenas dois ficam no Brasil: Natal (8º) e Campos do Jordão (20º).

O Tripadvisor é uma plataforma que fornece informações de viagens e opiniões relacionadas ao turismo, com cerca de 859 milhões de avaliações sobre acomodações, restaurantes, companhias aéreas e experiência de viagem.

Ou privatiza o dê aos politicos: Banco do Brasil: de mal a pior no atendimento telefônico

caixa banco do brasil Banco do Brasil: de mal a pior

Algum cliente já tentou um contato telefônico com sua agência do Banco do Brasil? É um absurdo o tempo de espera. Não atendem nem a pau. Quando AINDA atende diz: vou transferir. No VOU transferir, já era. A ligação cai e lá vai você tentar pela centésima vez. Falta de respeito total. Ou o cliente vai na agência ou não resolve nada. Na maioria das vezes, os funcionários prestam um péssimo atendimento. Isso já era pra ter sido privatizado.

Agora vão inventar de fazer greve por causa do fechamento de algumas agências do RN. Desconta nos salários. Pega pelo bolso. (Robson Pires)

México chega a 155.145 mortes por Covid e é o 3º país com mais óbitos

 20set2020 manifestantes protestar contra o presidente mexicano andres manuel lopez obrador México chega a 155.145 mortes por Covid e é o 3º país com mais óbitos

O México contabilizou 1.506 mortes em decorrência da Covid-19 nesta quinta-feira (28). O total de óbitos atingiu 155 145, superando os 153.847 da Índia. Com isso, o país passou a ter a terceira maior contagem do mundo, atrás dos Estados unidos (432.971) e do Brasil (221.547).

O México também registrou 18.670 novos casos da doença. Desde o início da pandemia, o país contabiliza 1,82 milhão de infectados pelo novo coronavírus.

 

É igual a leite condensado, quanto mais bate, melhor fica: Bolsonaro lidera todos os cenários para 2022 e vence nomes como Lula, Moro e Ciro

jair bolsonaro continencia exercito mauro pimentel afp 960x540 660x372 1 Bolsonaro lidera todos os cenários para 2022 e vence nomes como Lula, Moro e Ciro

O presidente Jair Bolsonaro sai na frente nas intenções de voto na eleição presidencial de 2022 em cenários em que compete com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido) e Ciro Gomes (PDT). É o que mostram dados levantados pelo Instituto Paraná Pesquisas.

No cenário 1, Bolsonaro aparece com 30,5% das intenções enquanto Moro ocupa o segundo lugar com 12%. Ciro aparece na terceira posição com 10,6%. Pontuam ainda Fernando Haddad (9,5%), Luciano Huck (8,1%), João Doria (5,4%), Guilherme Boulos (3,5%) e João Amoedo (2,9%).

No segundo cenário, Bolsonaro repete a posição de vantagem e soma 31% das intenções de voto. O nome do ex-presidente Lula teve 17,3% e ficou em segundo lugar. Moro teve 12,1% e Ciro Gomes 9,2%.

Já no cenário de número 3, a disputa exclui Lula e Moro. A vantagem de Bolsonaro cresce e vai a 33,7%. Ciro Gomes aparece em seguida com 12,1% e Fernando Haddad se aproxima ao somar 11,7% das intenções de voto. Aparecem ainda Luciano Huck com 9,4%; João Doria com 6,7%; Mandetta com 3,8%; João Amoedo com 3,1% e em último lugar Flávio Dino e seu 1%.

SEGUNDO TURNO

O Instituto Paraná Pesquisas também levantou dados sobre um eventual segundo turno, com embates diretos entre os nomes.

Quando a disputa é entre Jair Bolsonaro e Lula, o atual presidente do Brasil chega a 42,4% e o petista 35,7%. Brancos e nulos 18,5% e não souberam 3,4%.

Já entre Bolsonaro e Moro, o cenário fica tecnicamente empatado. O presidente soma 39,1% e o ex-ministro da Justiça 37,6%.

A pesquisa Paraná ouviu 2002 eleitores durante os dias 22 a 26 de janeiro de 2021. A margem estimada de erro de aproximadamente 2,0%


Boa atitude: EUA anunciam ajuda para crise sanitária em Manaus

29 01 2021 07 27 27 EUA anunciam ajuda para crise sanitária em Manaus

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou, na noite de quinta-feira (28), uma doação de R$ 1,6 milhão do governo americano para ajudar no enfrentamento da crise sanitária em Manaus (AM).

O valor será empregado na construção de usinas de produção de oxigênio para apoiar os hospitais públicos da região, por meio do programa Unidos Contra a Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o Grupo +Unidos, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a UNA+ formaram a iniciativa Juntos Pelo Amazonas para adquirir insumos hospitalares e para apoiar as ações de enfrentamento e combate à Covid-19 no estado do Amazonas. Até o momento, a iniciativa arrecadou, por meio da parceria com o Mercado Pago, mais de R$ 300 mil em doações diretas.

“Estamos trabalhando com parceiros brasileiros e norte-americanos para oferecer diferentes tipos de apoio às instalações médicas e aos residentes do Amazonas”, diz a nota da embaixada.