CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

domingo, 19 de agosto de 2018

Meu Brasil tem jeito? Partidos apostam em velhos conhecidos em 23 estados

Resultado de imagem para Partidos apostam em velhos conhecidos em 23 estados

Em 23 dos 27 estados brasileiros, governadores ou ex-governadores disputarão mais um mandato neste ano, publica a Folha.

No Maranhão, Roseana Sarney tenta desbancar Flávio Dino. Antonio Anastasia enfrentará Fernando Pimentel em Minas. Fernando Collor disputa o governo de Alagoas com Renan Filho.

Em três estados, ex-governadores disputam o cargo sem a sombra dos atuais mandatários: Anthony Garotinho, no Rio; Renato Casagrande, no Espírito Santo; e José Maranhão, na Paraíba.

Antigos ou atuais governadores também lideram pesquisas em Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará e Tocantins.

Tendência de recorde de votos brancos e nulos deve exigir menos para eleição de deputado


Rechaçados em cidades de porte médio e grande por um a cada três eleitores com quem interagem, deputados federais e estaduais que lutam pela reeleição têm de redobrar os argumentos para demonstrar o que fizeram nas respectivas bases eleitorais.

Mas se por um lado conquistar o apoio popular está mais difícil, por outro, parlamentares projetam um menor aproveitamento dos votos, – com o aumento de abstenções, votos brancos e nulos – o que também provocará a queda do quociente eleitoral: candidatos precisarão de muito menos votos para reconquistar a mesma cadeira do que em eleições anteriores.

Em Minas, as projeções sugerem a queda de participação político-eleitoral e dos votos válidos para 50% do conjunto do eleitorado de 15.700.966 aptos a votar, o que levará a uma redução de aproximadamente 30% do quociente eleitoral registrado nas eleições gerais de 2014 para deputado estadual e deputado federal.

Dos 198 candidatos a governador, ao menos 47 respondem a processos

 Resultado de imagem para Dos 198 candidatos a governador, ao menos 47 respondem a processos

Dos 198 candidatos na disputa pelos governos estaduais nas eleições 2018, ao menos 47 respondem a processos na Justiça por corrupção, peculato ou improbidade, ofensas contra administração pública. 

O levantamento foi feito pelo Estado com base no sistema processual dos tribunais estaduais, regionais federais e superiores do País, no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e no aplicativo Vigie Aqui, do Instituto Reclame Aqui.

A conta não inclui eventuais processos que tramitam em sigilo ou segredo de Justiça, pois não constam nos sistemas de acompanhamento processual. O fato de responder a ações ou inquéritos não inviabiliza a candidatura destes políticos.

 Pela Lei da Ficha Limpa, em vigor desde 2010, somente condenados em segunda instância ou agentes públicos que tenham renunciado para evitar a cassação serão considerados inelegíveis.

Paracaima: Até que enfim Temer convoca reunião de emergência sobre assaltos em Roraima por venezuelanos


O presidente Michel Temer convocou para este domingo, 19, às 10 horas, no Palácio do Jaburu, sua residência oficial, uma reunião de emergência para avaliar a situação em Roraima, onde brasileiros e venezuelanos entraram em conflito neste sábado, depois de um comerciante de Pacaraima ter sido assaltado, supostamente por quatro venezuelanos.
Revoltados com o fato de as ruas da cidade estarem tomadas por acampamentos improvisados de venezuelanos, expulsos de seu país por conta da crise econômica, social e política, provocada pelo governo Nicolás Maduro, os moradores de Pacaraima, depois do violento assalto, resolveram reagir à presença dos venezuelanos, tocando fogo nos acampamentos e pertences deles e forçando-os a deixar o Brasil. O clima é de tensão e preocupa as autoridades brasileiras.

5 presos são encontrados mortos dentro da Penitenciária de Alcaçuz neste domingo(19)


Pelo menos quatro presos foram encontrados mortos, na manhã deste domingo (19), dentro do Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga, conhecido como pavilhão 5 de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal. Os corpos foram achados com sinais de enforcamento.
De acordo com agentes penitenciários, os quatro homens eram ligados ao PCC e haviam deixado a facção criminosa para se filiar ao Sindicato do Crime – facção rival. Esse pode ser um dos motivos das mortes.
As circunstâncias das mortes e a identificação dos mortos não foram divulgadas ainda pela Secretaria de Justiça e Cidadania, que também não confirmou o caso oficialmente, ainda.
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi palco de um massacre em janeiro de 2017 que deixou 26 mortos. Foram 14 dias seguidos de rebelião que deixou a unidade prisional praticamente destruída. Segundo relatórios do meio
Após a retomada do controle, o governo do estado dividiu a penitenciária ao meio. Um muro de concreto foi erguido separando as facções rivais. De um lado, ficaram os pavilhões 1, 2 e 3, com os presos do ‘Sindicato’. Do outro, o pavilhão 4 e o Presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como pavilhão 5, com os do PCC. Só então deu-se início à obra de reforma da penitenciária.
Atualmente os presos ocupam os pavilhões 1, 2 e 3 da Penitenciária de Alcaçuz, e o Rogério Coutinho Madruga. Juntas, as duas unidades abrigam mais de 2.600 presos. Palco da matança, o Pavilhão 4 é o único que não foi reformado e permanece desativado.
REFORMA
O governo do estado anunciou neste mês de agosto uma reforma de R$ 18 milhões no complexo prisional, com a construção de mais dois pavilhões e geração de mais 416 vagas. Uma empresa foi contratada com dispensa de licitação, para realizar a obra. O Rio Grande do Norte se encontra em estado de calamidade no sistema prisional.
A decisão de ampliar a Penitenciária de Alcaçuz veio após o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) reprovar o projeto de construção de uma cadeia pública em Afonso Bezerra por “inviabilidade técnica”.
G 1 (RN)