CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sexta-feira, 26 de março de 2021

Evangélicos rechaçam Lula e consolidam apoio a Bolsonaro para 2022, revela pesquisa


Representando cerca de 30% dos brasileiros, os evangélicos sempre foram alvo de cobiça pelos candidatos à presidência da República. Para a disputa de 2022, o presidente Jair Bolsonaro já desponta como favorito por este grupo e deve manter o apoio conquistado ainda nas eleições de 2018.

Um levantamento do instituto Inteligência, Pesquisa e Consultoria (Ipec), divulgado no começo de março, mostrou que, 40% dos eleitores evangélicos avaliam o atual governo como “ótimo ou bom”. Neste segmento, apenas 27% consideram o governo “ruim ou péssimo”.

Recentemente, líderes religiosos das principais igrejas evangélicas estiveram no Palácio do Planalto para reforçar o apoio ao presidente Bolsonaro. A ideia do grupo foi de mostrar que nem mesmo a possibilidade de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula deve afastar os evangélicos do atual governo.

“O Lula não terá espaço com os evangélicos”, garantiu o pastor Silas Malafaia logo após o encontro em Brasília. Na mesma linha, o líder da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), aproveitou para se declarar satisfeito com Bolsonaro.

“Nunca tivemos um governo que começa e termina o dia falando em Deus. É um pouco difícil falar qualquer coisa contra esse governo. O Lula já começou declarando que é contra evangélico, que é contra a igreja”, afirmou Cezinha ao Antagonista.

No primeiro discurso após recuperar os direitos políticos, o possível candidato petista afirmou que “o papel das igrejas é orientar as pessoas, não é vender grão de feijão ou fazer culto cheio de gente sem máscara”. Integrante da frente evangélica, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) rebateu a fala de Lula. “Lava a boca pra falar da igreja, cachaceiro!!!”, publicou em suas redes sociais.

Não tem jeito pra esse partido: A farsa da compra de de sacos hospitalares pelo Governo do RN eonde Promotores federais pedem afastamento da governadora e o secretário

fatima e cipriano vacina A farsa da compra de de sacos hospitalares pelo Governo do RN

Promotores Federais, requerem em seu pedido formulado a Procuradoria da República, que a Governadora Fátima Bezerra e o Secretário de Saúde Cipriano Maia, sejam afastados temporariamente dos seus cargos.

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte, solicitou a abertura de Inquérito Civil contra a Governadora Fátima Bezerra e o Secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, por ato de improbidade administrativa, na contratação por dispensa de licitação da Empresa A C Comercio de Produtos de Limpeza – EPP, que fica sediada na Rua Jose Peixoto – s/n, Bairro Emaús – Parnamirim (RN), na aquisição de R$ 1.318.900,00 em sacos plásticos hospitalares.

Em sua denúncia os Procuradores da República alegam que a Empresa A C Comercio de Produtos de Limpeza – EPP, foi constituída 03/07/2020, e foi contratada por meio de dispensa de licitação em 28/08/2020, ou seja um mês após a sua abertura, cujo valor contratual foi de R$ 1,3 milhão, com vigência de 180 dias.

A empresa A C Comercio de Produtos de Limpeza – EPP, que usa o nome de fantasia de LIMPAC – Limpeza e Descartavel, tem como proprietária a advogada Anna Clara Miranda de Azevedo Peixoto Cunha, e usa o mesmo endereço da firma Cobel Distribuidora de Bebidas, que pertence a pessoa de Francisco Jose Coelho Peixoto.

A COBEL já foi denunciada pelo blogue do Xerife, em um contrato milionário firmado pela Secretária de Administração do Estado, Virgínia Ferreira, na aquisição de água mineral para o Governo do Estado, em 2020.

A advogada Anna Clara Peixoto é sócia juntamente com José Reinaldo Coelho Peixoto Filho da Empresa JC empreendimentos Imobiliários Ltda, que fica também localizada na Rua José Peixoto s/n, em Emaús, e tem cadastrado na Receita Federal do Brasil, o mesmo telefone da A C Comercio de Produtos de Limpeza – EPP, ou seja: 99405-6650.

A polivalente Anna Clara Miranda de Azevedo Peixoto Cunha, é também sócia do escritório Seabra de Moura Advogados Associados, que fica sediado na Rua Angelo Varela, Bairro Tirol, em Natal (RN).

Os Promotores Federais, requerem em seu pedido formulado a Procuradoria da República, que a Governadora Fátima Bezerra e o Secretário de Saúde Cipriano Maia, sejam afastados temporariamente dos seus cargos.

‘Falar que Hidroxicloroquina e Ivermectina matam é falácia’, afirma presidente do Conselho Federal de Medicina

presidente de conselho ‘Falar que Hidroxicloroquina e Ivermectina matam é falácia’, afirma presidente do Conselho Federal de Medicina

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Ribeiro, afirmou que não é verdade a afirmação segundo a qual o tratamento precoce contra a Covid-19 é ineficaz.

A declaração foi concedida nesta quinta-feira 25, durante o programa Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan.

Segundo o presidente do CFM, ‘certos assuntos’ estão sendo impedidos.

“Infelizmente, certos assuntos foram proibidos. Essa história de que está estabelecido na literatura que o tratamento precoce não tem efeito na fase inicial é mentira”, declarou.

Ao ampliar o assunto sobre o tratamento precoce, que tem sido constantemente atacado pela imprensa, mas defendido por milhares de médicos no país, Ribeiro disse que há, sim, trabalhos que apontam benefícios do tratamento precoce na fase inicial.

“Há trabalhos que mostram os benefícios [da terapêutica] na fase inicial, e outros, não. Essa é a realidade. Temos a relação dos trabalhos”, acrescentou o especialista.

De acordo com ele, apesar do surto da Covid-19 ter se espalhado no mundo há mais de 1 ano, ainda há muitas dúvidas sobre a doença.

Ribeiro teceu fortes críticas, inclusive, ao documento da Associação Médica Brasileira, que se posicionou contra a utilização de remédios no enfrentamento ao coronavírus.

“Quem tem atribuição legal de modo a definir o que pode ou não ser utilizado é o CFM”, disparou.

Se resolver entraves, Brasil pode triplicar ritmo e vacinar 1 milhão por dia já no mês de abril

marcelo queiroga 1 Se resolver entraves, Brasil pode triplicar ritmo e vacinar 1 milhão por dia já no mês de abril

A promessa do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de vacinar 1 milhão de pessoas por dia para a Covid-19 implica mais do que triplicar o ritmo de vacinação que se vê em março. Segundo especialistas, o objetivo é razoável, porque o Brasil já conduziu campanhas em ritmo mais intenso, mas depende de as doses chegarem nas datas previstas, o que não tem ocorrido.

Se todas as vacinas elencadas no cronograma divulgado nesta semana forem entregues, em abril o Brasil passa a ter em estoque mais vacinas do que o necessário para manter esse ritmo de vacinação. Em outubro, já terão sido adquiridas doses para vacinar a população inteira. E, com 1 milhão de aplicações por dia, 75% da população será vacinada neste ano.

Os condicionantes para que esse plano se concretize, porém, são vários, afirmam especialistas consultados pelo GLOBO.

— O calendário tem coisas que não têm factibilidade — afirma a epidemiologista Carla Domingues, que coordenou o Programa Nacional de Imunizações (PNI). — Incluiu contratos que nem sequer tinham sido assinados e traz vacinas que ainda não têm registro na Anvisa.

Expectativa x realidade

O ministério, em documento divulgado há seis dias, incluiu no estoque previsto as vacinas Sputnik V e Precisa (Bharat Biotech), que ainda aguardam análise pelo órgão regulador. Domingues afirma que ainda não está claro quando o Brasil começará a produzir o ingrediente ativo das duas vacinas que já estão sendo aplicadas (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca), o que amplia a incerteza nas previsões do ministério.

— Estamos colocando expectativa num calendário que talvez não seja real — diz.

Para Isabella Ballalai, vice presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), apesar das incertezas, o plano parece mais realista do que quando foi divulgada sua primeira versão, em dezembro do ano passado, sem cronograma.

— Tem tudo para dar certo, mas não dá para desconsiderar atrasos, acidentes de percalço e as exigências que a Anvisa pode vir a fazer para registros das novas vacinas — afirma a médica.

Para Ballalai, é importante que aquilo que se inclui no plano sejam recursos já consolidados para que não seja necessário rever o cronograma toda semana.

— É uma responsabilidade muito grande do governo federal que a coisa seja realmente factível, porque isso impacta na confiança da população e dos gestores dos municípios, que fazem o planejamento na ponta do processo.

A previsão de entrega de vacinas até para abril, porém, já foi alterada várias vezes. Os 57 milhões de doses inicialmente previstos foram reduzidos a 47 milhões, depois para 38 milhões na última versão do cronograma (de 19 de março).

Na opinião do sanitarista José Cássio de Moraes, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, outro fator que inspira cautela é o cenário internacional de disputa por lotes de vacina, sobretudo para os produtos da Pfizer e da AstraZeneca.

— Eles têm uma briga na Europa, porque muitos países já compraram a vacina e eles não estão conseguindo entregar no prazo. No meio dessa disputa, o Brasil não vai ser uma prioridade — afirma.

A Índia, por exemplo, que produz insumo para a AstraZeneca e a Bharat, já anunciou que vai adiar alguns lotes de vacina destinados à exportação para acelerar sua vacinação doméstica.

— Este semestre vai ser complicado. Para o próximo existe perspectiva um pouco melhor — diz Moraes.

Gripe em paralelo

Apesar da incerteza, integrantes do governo se dizem confiantes com o fluxo de entrega, porque mais da metade do volume contratado vem da Fiocruz, que produz a vacina Oxford/AstraZeneca no país. Ao menos para abril, a chegada de estoque para vacinar 1 milhão por dia parece certa. A vacinação efetiva das pessoas, porém, depende não só do estoque, mas de o PNI estar preparado para o fluxo. Será preciso organizar bem a vacinação da gripe, que a partir do mês que vem ocorrerá concomitantemente.

Com público alvo de 80 milhões de brasileiros numa campanha de 88 dias, a campanha da gripe pode requerer mobilização de mais infraestrutura e mão de obra para que o PNI dê conta das duas vacinações.

Uma das soluções para evitar atropelo foi a inclusão de crianças e gestantes no primeiro grupo alvo da campanha de gripe, para não haver sobreposição com os idosos que estão buscando a vacina de Covid-19 agora.

Para Moraes, da Santa Casa, a aplicação de até 2 milhões de vacinas por dia ainda é uma meta bastante razoável para o PNI.

— Se for articulada uma campanha com ajuda de pessoal para preencher papel, organizar fila e sobrecarregar menos quem está na sala de vacinação, podemos chegar até a 3 milhões de doses por dia. Já fizemos isso em outras campanhas — diz o sanitarista.

O GLOBO

Fábio Faria diz que “centrão” apoiará reeleição de Bolsonaro

fabio e bolsonato insta Fábio Faria diz que "centrão" apoiará reeleição de Bolsonaro

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirma que o governo de Jair Bolsonaro não tem sido negacionista no combate à Covid-19 e diz que é momento de união contra a pandemia que já matou mais de 300 mil brasileiros. “O momento é de desarmar, porque o inimigo seu é o meu. 

O inimigo do Lula é o mesmo inimigo do Bolsonaro. É o vírus”, disse em entrevista à Folha nesta quinta-feira (25) no Palácio do Planalto.

Deputado federal pelo PSD-RN, Faria minimiza as declarações do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contra a condução da crise pelo governo federal. Segundo ele, Lira é “100% fiel” a Bolsonaro, e o centrão estará apoiando a reeleição do presidente em 2022.

Brasil aplicou nesta quinta-feira 808.287 doses de vacina contra COVID-19

 Brasil aplicou nesta quinta-feira 808.287 doses de vacina contra COVID-19

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, bateu nesta quinta-feira (25) um novo recorde na aplicação de vacinas em todo o País, de acordo com balanço fechado perto da meia-noite, hora de Brasília. De acordo com a plataforma independente de monitoramento vacinabrasil.org, mantida pela Rice University, de Houston (Texas), foram aplicadas 808.287 doses, número próximo à meta de 1 milhão de doses diárias estabelecida pelo novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Nesta quinta-feira, foram aplicadas 693.659 primeiras doses e mais 114.628 segundas doses, perfazendo o total de 808.287. O recorde anterior, de 777 mil doses foi registrada na véspera, quarta (24).

Já são 14.130.032 os brasileiros que receberam ao menos a primeira dose, número 2 milhões maior que o número de infectados pelo coronavírus até hoje. Somam 4.565.036 os brasileiros tiveram também a segunda dose da vacina.

Até agora, o Ministério da Saúde disponibilizou aos Estados um total de 30.163.386 doses, das quais 24.199.946 fora distribuídas aos municípios. Todas as doses administradas, em primeira e segunda doses, chegam a 18.695.068.

MPRN abre investigação sobre preço abusivo de gasolina na capital e no interior

mprn melhor 2 MPRN abre investigação sobre preço abusivo de gasolina na capital e no interior

Após a alta nos combustíveis e a repercussão negativa nas Redes Sociais, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vai atuar a respeito do atual aumento nos preços dos combustíveis nos postos da capital e do interior.

O orgão de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon/RN), bem que deveria fiscalizar situações abusivas aos consumidores que realizarem denúncias.

Procon (RN) deve observar no Seridó preços abusivos da gasolina em Ouro Branco (RN), Jardim do Seridó (RN) e Parelhas (RN)

procon nova agora Procon (RN) deve observar no Seridó preços abusivos da gasolina em Ouro Branco (RN), Jardim do Seridó (RN) e Parelhas (RN)

A Petrobras anunciou redução no valor da gasolina e diesel a ser aplicada desde ontem (25). O valor agora é R$ 0,11 menor em média por litro. A redução ocorre depois de cinco aumentos consecutivos.

De acordo com as informações fornecidas pela estatal, a gasolina passará a ser vendida aos postos por R$ 2,59 o litro e o diesel passa a ter o preço em R$ 2,75. O Procon Estadual, que tem como Coordenador Geral, Thiago Gomes da Silva deve ficar atento.

Os postos de combustíveis com preços abusivos de gasolina no Seridó estão em Ouro Branco (RN) (R$ 6,25/comum), Parelhas (RN) (R$ 6,18/Comum) e Jardim do Seridó (RN) (R$ 6,15/Comum). As três cidades, segundo o aplicativo “Nota Potiguar” e fotos que enviaram ao blogue do Xerife foram as únicas que passam de R$ 6,00 em toda região. Para se ter uma ideia em Caicó (RN), poucos quilômetros dessas cidades tem postos com gasolina aditivada por R$ 5,69. Consumidores apontam que os postos aproveitaram os recentes aumentos anunciados pela Petrobras para subir o preço nas bombas além do necessário.

Será que a esquerda é contra? Dono da HAVAN vai doar 10 milhões de vacinas para o Brasil

Dono da HAVAN vai doar 10 milhões de vacinas para o Brasil

Quero ver a esquerda deixar de lado a politicagem e elogiar a atitude de quem quer o bem do Brasil

Os empresários Luciano Hang, dono da varejista Havan, e Carlos Wizard, da holding Sforza, estiveram nesta quinta-feira (25) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e anunciaram a intenção de doar 10 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para o SUS. O Congresso Nacional aprovou uma lei determinando que todas as doses adquiridas pelo setor privado sejam doadas ao SUS.

Hang e Wizard, porém, lideram um grupo que lançou abaixo-assinado para pressionar por uma mudança na lei para permitir o uso particular das doses, sem contrapartida ao sistema público de saúde. Hoje, a Justiça Federal derrubou obrigatoriedade de doação ao SUS de vacinas compradas por entidades privadas.

Na porta do Ministério da Economia, Wizard disse que, “graças ao apoio do ministro Paulo Guedes”, os empresários terão amanhã pela manhã uma agenda com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Hang, por sua vez, ressaltou que cada funcionário vacinado por fora do PNI “tiraria as pessoas do SUS”. “Nós temos amigos que também querem comprar a vacina e doar para os seus funcionários” afirmou.

Nascidos em setembro podem atualizar dados no Caixa Tem

Nascidos em setembro podem atualizar dados no Caixa Tem

Às vésperas de retomar o pagamento do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal convida os usuários do aplicativo Caixa Tem a atualizar os dados cadastrais no aplicativo. Clientes nascidos em setembro podem fazer o procedimento a partir de hoje (26).

A atualização é feita inteiramente pelo celular, bastando o usuário seguir as instruções do aplicativo, usado para movimentar as contas poupança digitais. Segundo a Caixa, o procedimento pretende trazer mais segurança para o recebimento de benefícios e prevenir fraudes.

Ao entrar no aplicativo, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro”. Em seguida, é necessário enviar uma foto (selfie) e os documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço).

Covid-19: Brasil registra 2.777 óbitos nas últimas 24h


 

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (25):

– O país registrou 2.777 óbitos nas últimas 24h, totalizando 303.462 mortes;

– Foram 100.158 novos casos de coronavírus registrados, no total 12.320.169 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do Coronavírus é 10.772.549, com o registro de mais 82.903 pacientes curados. Outros 1.244.158 pacientes estão em acompanhamento.

Depois da Fiocruz, Butantan prevê para maio a vacina 100% brasileira contra Covid-19

Eduardo Kobra presenteia Butantan e Fiocruz com painéis sobre vacina - A  Crítica de Campo Grande Mobile

"Brasil iniciará produção de vacina totalmente nacional até junho", diz Bolsonaro

São Paulo – O Instituto Butantan prevê para maio a produção de 40 milhões de doses da Butanvac, vacina contra a Covid-19 100% brasileira.

Nesta sexta-feira (26/3), o instituto pedirá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para iniciar a fase 3 de testes da vacina.

Segundo a Fiocruz, nesse momento, Bio-Manguinhos já teria capacidade de executar todo o processamento final da vacina.

Anvisa cobra de Fiocruz e Butantan informações sobre vacinas. Os pedidios adicionais são para uso em caráter emergencial.
Os dois institutos que estão hoje no epicentro da produção nacional de vacinas nasceram em um mesmo contexto de urbanização e imigração 


 

Famílias de baixa renda do RN não pagarão conta de água

conta Famílias de baixa renda do RN não pagarão conta de água

A partir de 1º de abril estarão isentos do pagamento da tarifa de água e esgotos os já cadastrados no sistema da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) como usuários da tarifa social e na categoria de bar, restaurante ou similares. A medida do Governo do Estado vale até 30 de junho de 2021, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira 24. Essa determinação integra conjunto de ações do Governo para beneficiar à população do Rio Grande do Norte, diante da crise sanitária que o Brasil enfrenta.

“Nosso trabalho tem diversos direcionamentos no momento, principalmente no que diz respeito a salvar vidas, equipando o Estado com mais leitos para Covid-19 e demais insumos para o tratamento. Mas, não estamos fazendo somente isso. Estamos investindo também na proteção social, especialmente, àquelas pessoas mais necessitadas. E essa ação da Caern está inserida nesse contexto, para que possamos garantir o mínimo de tranquilidade para essas pessoas, já cadastradas nas tarifas social e popular”, afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT).

O benefício será concedido automaticamente, não havendo necessidade dos beneficiários dirigirem-se à Companhia. Quem já está cadastrado como usuário de baixa renda na Classe de Consumo Tarifa Social terá direito. Assim como os usuários cujas atividades estejam enquadradas, no sistema da Caern, na Classificação Nacional de Atividades Econômicas no grupo 56.1 (restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas).

PF faz operação para investigar vacinação ilegal de empresários em MG

 carro da pf durante operacao no rio de janeiro 930x524 1 PF faz operação para investigar vacinação ilegal de empresários em MG

A Polícia Federal (PF) faz buscas em endereços ligados à Viação Saritur, em Belo Horizonte (MG), na manhã desta sexta-feira (26). A corporação investiga se empresários do setor do transporte foram vacinados ilegalmente contra a Covid-19, conforme denúncia revelada pela revista Piauí.

Policiais cumprem mandados na garagem da empresa, no bairro Caiçara, na Região Noroeste, onde teria ocorrido a vacinação. Imagens internas de segurança serão recolhidas para tentar comprovar o episódio.

Apelidada de Operação Camarote, a investigação objetiva apurar a suposta importação e administração irregular de vacinas. A suspeita é de que houve importação irregular de doses da Pfizer e receptação, segundo a PF.

A 35ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte expediu quatro mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos para angariar provas.

Denúncia

Segundo a revista, um grupo de políticos e empresários, a maioria ligada ao setor de transporte de Minas Gerais, e seus familiares tomaram, na terça-feira (23), a primeira das duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19, em Belo Horizonte.