Conta a história que há mais de 2000 anos atrás, quando o filosofo grego Diógenes de Sinope andava pelas ruas de Atenas em pleno dia com uma lanterna acesa, perguntaram a razão para tal atitude, este respondeu: que estava à procura de um Homem Honesto.
Por coincidência ou não, como na atualidade, naquela época existiu na Grécia um Demóstenes…
Mas o que existe em comum entre os dois Demóstenes, o Grego e o Senador?
Ambos atuaram como políticos de oposição ao Governo vigente, e foram reconhecidos como exímios oradores, de discursos incontestáveis. Mas como dizem que a historia se repete…
Se um foi condenado e preso por corrupção e fugiu de Atenas para o exílio, o outro teve seu mandato cassado por falta de decoro parlamentar e só a justiça dirá pelo desfecho dos seus atos.
De mais de 2000 anos atrás, da Grécia para o Brasil, ambos veem decair tanto sua reputação quanto influência.
O então Senador Demóstenes Torres que veementemente afirmava o seu compromisso com a “ética, honestidade e o mérito”, chegando a ser o Símbolo da Ética, Guardião da Moral, e há pouco Candidato do seu Partido a Presidência da Republica em 2014. Hoje, é vergonhosamente cassado, por 56 votos a favor, 19 contra e cinco abstenções!!
Que seja a ultima com Voto Secreto no Senado. O Povo tem o direito de saber o que seus representantes, bons ou ruins, aprovam ou não.
Quando o Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) se pronunciou: “Ele mentiu para os seus pares e cidadãos e a presunção de inocência para homens públicos deve ser relativizada.” Porém, ele não só mentiu, não só é culpado de quebra de decoro, deve-se passar a limpo toda esta situação de Cachoeiras, Deltas, etc. Que o Poder Judiciário não seja corporativista quanto o Legislativo, a exemplo de uma CPMI que não evolui, e puna a todos que estejam implicados.
O que milhões de brasileiros desejam é um basta nisso. A falta de credibilidade na classe política e suas instituições são devido ao único objetivo dos seus protagonistas de enriquecimento pessoal, e não defender os interesses da sociedade.
É trágico o que muitos Deputados e Senadores fazem questão de não ver: o Congresso está se desmoralizando numa velocidade avassaladora.