CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 5 de abril de 2021

O Instituto Piauiense de Pesquisas recebeu em março R$ 1,3 milhão do Governo de Fátima

O Instituto Piauiense de Opinião Pública, que presta serviços políticos para o Governador Wellington Dias do Estado do Piauí (PI), e que foi contratado pela gestão petista de Fátima Bezerra, para levantar dados sobre a transmissão do COVID-19 no RN, recebeu no dia de março de 2021 a importância de R$ 1.325.600,00 dos cofres estaduais.

Fechadas por causa da pandemia, fábricas da Volkswagem e Toyota retomam produção

Fechadas por causa da pandemia, fábricas da Volkswagem e Toyota retomam produção

As montadores que suspenderam suas atividades no Brasil por conta do agravamento da pandemia, vão retornando aos poucos. A Volkswagen confirmou o retorno da atividade em suas fábricas nesta segunda-feira, com exceção da unidade de Taubaté por conta de feriado municipal. A Toyota informou que as plantas de São Bernardo do Campo, Sorocaba e Porto Feliz retornaram e a de Idaiatuiba nesta terça-feira (6).

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), outras cinco montadoras tinham previsão para retomar hoje: 

GM, Renault, Scania, Volvo e Mercedes.

Ainda de acordo com a Anfavea, outras cinco montadores têm previsão retomar suas atividades até o início da próxima semana. Ao todo, 13 montadoras paralisaram produção nesta fase mais aguda da pandemia, afetando 29 fábricas em todo o país.

Radar Econômico – Veja

Com falta de respeito ao colega, Gilmar deve vetar cultos e missas e levar divergência com Kassio Nunes ao plenário

gilmar mendes reproducao e1460432482557 Gilmar deve vetar cultos e missas e levar divergência com Kassio Nunes ao plenário

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes deve dar nesta segunda-feira (5) parecer proibindo a presença de cultos religiosos com a presença do público. A medida havia sido autorizada pelo também ministro Kassio Nunes.

A decisão de Kassio ocorreu atendendo ao pedindo de uma instituição evangélica, enquanto Gilmar Mendes vai analisar uma ação movida pelo PSD contra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que proibiu celebrações presenciais no estado.

Com os impasses, a questão deverá ser discutida pelos 11 ministros do STF em plenário. A decisão de liberar os encontros, dada por Kassio Nunes, escolhido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pegou de surpresa parte da Corte, devido à pandemia de Covid-19.

Ministros do STF cobram decisão do plenário sobre abertura de igrejas e templos

stf aqui Ministros do STF cobram decisão do plenário sobre abertura de igrejas e templos

A decisão do ministro Nunes Marques de liberar o funcionamento de missas e cultos, em decisão individual, gerou cobrança de outros ministros para que o tema seja levado a plenário. Ministros ouvidos pela CNN afirmaram que a decisão foi na contramão do entendimento firmado pela corte de que prefeitos e governadores podem determinar medidas restritivas durante a pandemia.

Decano da corte, o ministro Marco Aurélio, afirmou que a justiça não pode definir o que abre e fecha. “Isso foge ao Judiciário. É uma questão de administração pública no âmbito do Poder Executivo, as providências tem que ser do Executivo. Nós não temos expertise na matéria. Como vamos nos pronunciar sobre ‘pode abrir isso’, ‘não pode abrir aquilo’. Isso gera uma insegurança muito grande”, disse. Para o ministro, decisões monocráticas caberiam somente se o caso fosse urgente. “Vivendo e desaprendendo”, concluiu em declaração à CNN.

Outros dois ministros, reservadamente, avaliaram que a decisão de Nunes Marques gera confusão e que deve ir imediatamente para o plenário.

Apesar do incômodo interno, o presidente da corte, Luiz Fux, explicou a interlocutores que não pode levar o caso para plenário agora. Falta apresentação de um parecer da Procuradoria-Geral da República antes do caso ser liberado para pauta pelo ministro relator.

Covid-19 no mundo: quase tres milhões perderam vidas em todo o mundo.

A tres dias atrás, (dia 02 de abril), segundo informações de orgãos competentes e oficial tem divulgado que a pandemia da Covid-19 matou pelo menos 2.829.089 pessoas em todo o mundo desde que o início da doença, na China foi conhecido em final de 2019.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 325.284 mortes e 12.839.844 casos, o México com 203.664 mortes (2.244.268 casos), a Índia com 163.396 mortes (12.303.131 casos) e o Reino Unido com 126.764 mortos (4.350.266 casos).

Entre os países mais atingidos, a República Checa apresenta o maior número de mortes em relação à população, com 250 mortes por 100.000 habitantes, seguida pela Hungria (220), Montenegro (205), Bósnia-Herzegovina (203) e Bélgica (199).

A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves., outras com comorbidades, infelizmente enfrentam um quadro dificultoso.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas por COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a COVID-19 e ficar gravemente doente.

 


 

OMS pede que Brasil apoie quebra de patentes de vacinas contra Covid

vacina OMS pede que Brasil apoie quebra de patentes de vacinas contra Covid

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu ao governo brasileiro que apoie a suspensão de patentes de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Durante reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o diretor-geral da OMS, Tedros Gebreyesus, defendeu a proposta. A informação foi revelada pelo colunista do portal UOL Jamil Chade.

Cem países em desenvolvimento querem que a propriedade intelectual sobre esses produtos seja suspensa enquanto a pandemia durar.

O Brasil criticou a ideia, mas hoje sofre pressão cada vez maior, inclusive por parte do Congresso, para apoiar o movimento.

A questão sobre a propriedade das vacinas está em debate na Organização Mundial do Comércio, que vive um impasse diante do racha na comunidade internacional.

Durante a reunião, Queiroga pediu ajuda para que o país consiga mais vacinas nos próximos três meses. Além disso, ele adiantou que fábricas de vacinas para animais podem ser adaptadas para produzirem o imunobiológico contra a Covid-19.

Metrópoles

Reino Unido estuda passaporte de imunização para shows e eventos

boris Reino Unido estuda passaporte de imunização para shows e eventos

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deve anunciar na 2ª feira um “passaporte de imunização” para a liberação de eventos. O número de mortes por Covid-19 diminuiu drasticamente com o lockdown imposto em janeiro. No sábado (3), 10 pessoas morreram pela doença, o menor número diário do país desde 13 de março de 2020.

Segundo a BBC, o governo está testando uma série de medidas “para permitir o retorno seguro de partidas esportivas, eventos e casas noturnas”. O passaporte de imunização, que pode ser um certificado digital ou impresso, mostraria se a pessoa foi vacinada contra a Covid-19 e o resultado do último teste.

Vacinação

As medidas de “retorno à normalidade” são resultado do sucesso do Reino Unido no controle da Pandemia, que está diretamente ligado à eficiente campanha de vacinação. Neste sábado (3.abr.2021), bateu os 5 milhões de vacinados com as duas doses da vacina anticovid-19. Lá, são aplicados os imunizantes da Pfizer e da Oxford/AstraZeneca.

Proporcionalmente, o Reino Unido é o 2º país que mais vacinou sua população. Mais de 46% dos residentes já receberam ao menos uma dose. Israel lidera no 1º quesito (60,7%). Em números totais, a ilha está em 4º lugar, com 36,3 milhões de doses aplicadas, atrás dos Estados Unidos (157,6 milhões).

Poder 360

 

Vacina: O RN de Fátima Bezerra na “rabeira”

fatima foi mal 9 Vacina: O RN de Fátima Bezerra na "rabeira"

Por Robson Pires

A Paraíba (PB) é o 4º Estado com a população mais vacinada contra Covid-19 no Brasil. Os dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa nesse sábado (3) apontam que 10,34% da população paraibana já tomou pelo menos uma dose da vacina contra o novo Coronavírus.

O RN da Governadora Fátima Bezerra lá na rabeira.

Fátima Bezerra enquadra presidente Janeayre Souto e manda ela prestar esclarecimento em delegacia

janieire Fátima enquadra Janeayre "Cabelo de Fogo" Souto e manda ela prestar esclarecimento em delegacia

A presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do Estado, Janeayre Souto, relata que está sendo perseguida pelo Governo do Estado.

“O SINSP sofreu um duro golpe político proveniente de órgãos do Governo do Estado. A presidenta Janeayre Souto foi intimada a prestar depoimento numa delegacia da Polícia Civil do Rio Grande do Norte após denunciar que funcionários de uma escola estadual continuam sendo obrigados a saírem de casa e irem trabalhar mesmo após a Portaria Conjunta n° 01/2021 suspender as atividades presenciais nos órgãos do Estado”, diz a publicação.

“Um ataque não só a instituição sindical SINSP, mas a todos os servidores públicos do Estado do Rio Grande do Norte”, afirma a publicação.

“Essa intimação é ilegal porque caracteriza abuso de poder, vez que que visa criminalizar o pleno exercício da liberdade sindical, assegurada no artigo 8° da Constituição”, informou o assessor jurídico do SINSP, advogado Manoel Batista Neto.

“Vamos continuar denunciando toda e qualquer prática errada contra os trabalhadores. Repito: não nos calaremos”, disse a presidenta do SINSP, Janeayre Souto.

Fiocruz promete novo turno para produzir 1,2 milhão de doses de vacinas por dia

 vacinas Fiocruz promete novo turno para produzir 1,2 milhão de doses de vacinas por dia

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) vai abrir em abril mais um turno da linha de produção de vacinas contra Covid-19 na unidade de imunobiológicos de Biomanguinhos, elevando a capacidade diária de produção para 1,2 milhão de doses, afirmou o diretor da unidade, Maurício Zuma.

Até o momento, Biomanguinhos vem atuando com duas linhas para a produção da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca, mas só uma delas com dois turnos. A segunda linha ganhará um segundo turno neste mês.

“Com esse novo turno, após testes na máquina, certamente vamos passar a capacidade para algo como 1,2 milhão, fácil, ao final de abril”, disse Zuma. “Mais à frente vamos tentar também aumentar o tamanho do lote. Hoje, cada turno produz um lote médio de cerca de 300 mil doses… aos poucos pretendemos elevar o tamanho do lote para 320 mil. Mas isso tem que ser feito com segurança, qualidade e sem aventuras.”

A Fiocruz bateu na semana passada seu recorde diário de produção do imunizante ao alcançar 900 mil doses, segundo Zuma. A inclusão de mais um turno na segunda linha poderá agregar mais 300 mil doses.

A vacina da Fiocruz é responsável atualmente por apenas 20% do total de doses aplicadas no Brasil, enquanto a chinesa CoronaVac, envasada pelo Instituto Butantan, representa os outros 80%.

A meta da Fiocruz é entregar até julho desse ano 100,4 milhões de doses de vacinas produzidas com IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) importados da China, e depois mais 110 milhões de doses até o final do ano com o insumo produzido pela própria fundação. Uma possível demora na entrega dos insumos, mediante a enorme procura internacional, podem afetar a produção, de acordo com Zuma.

“Estamos com receio de suprimento de insumos, tem gente dizendo que está com problema para embarcar insumos e materiais usados em produção”, disse Zuma, acrescentando, porém, que “no curto prazo não há risco de faltar”.

O atraso na chegada dos insumos no começo do ano retardou o início da produção do imunizante na Fiocruz. Os envios depois foram normalizados, garantindo toda a produção prevista para abril.

IFA nacional

Instagram do “Noticias no Face” é derrubado. Exército ligado a Fátima é suspeito da Lei da Mordaça

censurado Instagram do "Noticias no Face" é derrubado. Exército ligado a Fátima é suspeito

O Instagram do Noticias No Face ou NNF, foi alvo de milícia digital e teve seu perfil na Rede Social derrubado, com mais de 140 mil seguidores, o perfil mantinha vários embates com o atual governo petista de Fátima Bezerra, em conversa com o dono do Instagram, Marcos Trigueiro, ele pede que as pessoas sigam sua conta reserva @noticiasnoface_


Bonas não pode. Que peninha!

bonas caricatura 1 Bonas não pode. Que peninha!

Não! Não e Não!

Jean-Paul Prates está fora da concorrência interna do PT para disputa da vaga do Senado em 2022. É que a Deputada Federal Natália Bonavides – a queridinha dos petistas – não terá idade suficiente para concorrer ao cargo.

Ela no próximo ano completará 34 anos e somente pode disputar o cargo pessoas acima de 35 anos.

Que peninha! Bem que Natália poderia dar um jeito de aumentar a idade. Petista é capaz de tudo.

E seu nome é infinitamente superior ao de Paul na preferência interna xiita do PT.

Brasil registra 1.240 óbitos e 31 mil casos de COVID-19 nas últimas 24h


O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (4):

– O país registrou 1.240 óbitos nas últimas 24h, totalizando 331.433 mortes;

– Foram 31.359 novos casos de coronavírus registrados, no total 12.984.956 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 11.357.521, com o registro de mais 51.775 pacientes curados. Outros 1.296.002 pacientes estão em acompanhamento.

MAPA DA VACINA>

28 de mar. de 2021 — Do total, 15.350.110 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 4.686.475 receberam a segunda e já estão imunizadas.