A Fifa anunciou nesta quinta-feira (19/03) que a partida final da polêmica Copa do Mundo do Catar de 2022 ocorrerá no dia 18 de dezembro. Segundo o porta-voz da entidade máxima do futebol, Walter di Gregorio, a duração do torneio, que geralmente ocorre em 32 dias, deve ser encurtada para 28.
"O dia 18 de dezembro é um domingo e também feriado nacional no Catar, portanto, se encaixa perfeitamente", disse di Gregorio ao anunciar a data da final.
O dia em que será realizada a primeira partida ainda não foi anunciado, mas já se especula que ela deva ser marcada para o dia 20 de novembro.
O comitê executivo da Fifa confirmou a alteração no calendário da competição durante reunião nesta quinta-feira em Zurique. Pela primeira vez desde 1930, os jogos ocorrerão em novembro e dezembro – em vez dos tradicionais meses de junho e julho.
A mudança foi recomendada por uma força-tarefa encarregada de estudar as melhores datas para a realização do Mundial no emirado, onde as temperaturas ultrapassam os 40°C no meio do ano, verão no Hemisfério Norte.
Agentes da Fifa haviam rejeitado a possibilidade de realizar a competição entre janeiro e fevereiro porque as datas se chocariam com os Jogos Olímpicos de Inverno.
Os maiores times do futebol europeu chegaram a sugerir que as partidas da Copa acontecessem entre o fim de abril e maio, a fim de evitar transtornos às lucrativas competições nacionais e europeias.
A Fifa anunciou ainda que a França sediará a Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2019. O país disputou com a Coreia do Sul o direito de receber a competição.
MSB/dpa/afp