CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7
segunda-feira, 28 de dezembro de 2020
Bolsonaro: 'Quem já foi infectado, tem que tomar a vacina?'
MEC quer implantar 54 escolas cívico-militares em 2021
O MEC editou portaria que regulamenta a implantação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Ecim) nos municípios, estados e Distrito Federal em 2021. Esses colégios são uma das apostas de Jair Bolsonaro.
Segundo texto publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira, a previsão é de implantar 54 escolas neste modelo no ano que vem. A meta do governo é completar 216 até 2023.
O cronograma prevê a divulgação dos estados e municípios interessados em aderir ao modelo em 25 de janeiro.
Para 2021, segundo o MEC, a prioridade é será priorizada a implantação de duas Ecim em cada um dos estados e no Distrito Federal que manifestarem interesse.
Pelas normas, os entes federativos serão orientados a considerar, para seleção e escolha das escolas que adotarão o modelo, entre outros, alunos em situação de vulnerabilidade social e desempenho abaixo da média estadual no Ideb.
RN registra 31 novos casos de coronavírus; 04 óbitos nas últimas 24 horas
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira(28). Foram mais 31 casos confirmados, totalizando 114.799. No domingo (27) eram 114.768 infectados.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.933 no total. Foram 04 (quatro) mortes nas últimas 24 horas (Natal, Parnamirim, Mossoró e Itaú).
A pasta também registrou um(01) óbito ocorrido em dias anteriores após a confirmação de exames laboratoriais. Até domingo (27), eram contabilizados 2.928 mortos. Óbitos em investigação são 459.
Casos suspeitos somam 56.244 e descartados são 268.993. Recuperados são 68.394.
Instituto Butantan recebe mais 500 mil doses da vacina CoronaVac
O Instituto Butantan recebeu na manhã desta segunda-feira (25) o quinto lote de doses da vacina chinesa contra o coronavírus. As 500 mil doses prontas da Coronavac chegaram ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
O avião, vindo da China, pousou por volta das 11h40. Outro
carregamento com mais 1,5 milhão de doses deve chegar na próxima
quarta-feira (30) totalizando o recebimento de 10,8 milhões de doses.
Mourão passa bem e toma hidroxicloroquina, nitazoxanida e azitromicina contra covid-19
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, passa bem nesta segunda-feira (28) de acordo com nota da assessoria de comunicação da vice-presidência. Ele foi diagnosticado com covid-19 neste domingo (27) após apresentar dores no corpo, dor de cabeça e febre baixa.
Ainda de acordo com a nota, Mourão iniciou o tratamento por recomendação médica com os medicamentos faz uso de hidroxicloroquina, nitazoxanida (Annita), azitromicina e remédios para dor e febre. Ele segue em isolamento no Palácio do Jaburu.
Rosalba vai deixar R$ 183 milhões para Alysson
Da quase beirando ex-prefeita de Mossoró (RN) Rosalba Ciarlini:
“A casa está arrumada, dívidas foram pagas, salários em dia e que muitas obras estão começando e outras estão sendo entregues. Eu vou deixar dinheiro em caixa. Em torno de R$ 183 milhões em caixa, já programados, algumas já licitadas, de obras e ações estruturantes.”
Ao Jornal de Fato (Mossoró-RN)
Instituto do Cérebro mostra que Pandemia influencia os sonhos
A pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, mudou a rotina de todo mundo e tem influenciado, até mesmo o sonho das pessoas. É o que atesta uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto do Cérebro da UFRN.
A pesquisa, desenvolvida por um grupo de 13 pesquisadores, tem supervisão da psiquiatra e neuro cientista Natália Mota. O estudo mostra que os sonhos do período pandêmico são diferentes dos relatos de sonhos anteriores à pandemia.
Os sonhos nesse período tem maior proporção de palavras ligadas à “raiva” e a “tristeza”, além de maior semelhança a termos como “contaminação” e “limpeza” corroborando a hipótese de que os sonhos refletem sofrimento mental, medo do contágio e mudanças no cotidiano.
TN
Liberou: Fazer pagamento de funcionário fantasma não é crime, diz STJ - Parece brincadeira liberar corrupção
O funcionário público que recebe remuneração e, supostamente, não exerce a atividade laborativa que dele se espera não pratica crime. Da mesma forma, pagar salário não constitui desvio ou apropriação da renda pública, pois é obrigação legal. Eventuais fraudes podem ser alvo de sanções administrativas ou civis, mas não de sanção penal.
Com esse entendimento, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça trancou ação penal contra o prefeito de Ilha das Flores (SE), Christiano Rogério Rego Cavalcante, e contra um funcionário fantasma que teria sido contratado por ele, mas, segundo o Ministério Público, jamais desempenhou qualquer serviço público para o Município.
Leia mais no site: http://Justiça Potiguar.
Arqueólogos desenterram banca de comida de rua em Pompéia
Do R7, com Reuters
Arqueólogos em Pompéia, a cidade soterrada por uma erupção vulcânica no ano 79, fizeram a extraordinária descoberta de uma loja de comidas e bebidas quentes
Foto: Pompeii Archaeological Park/Ministry of Cultural Heritage and Activities and Tourism/Luigi Spina/Handout via REUTERS
A família que não tem impressões digitais
BBC
BBC NEWS BRASIL / r7.com
Apu Sarker me mostra a palma da mão aberta durante uma videoconferência de sua casa em Bangladesh. No começo nada parecia estranho para mim, mas quando olhei mais de perto, percebi como as superfícies de seus dedos eram lisas.
Apu, de 22 anos, mora com sua família em um vilarejo no distrito de Rajshahi, no norte do país. Até recentemente, ele trabalhava como assistente médico. Seu pai e avô eram agricultores.
Os homens da família Apu parecem compartilhar uma rara mutação genética que afeta apenas um punhado de pessoas no mundo — eles não têm impressões digitais.
Na época do avô de Apu, não ter impressões digitais não era grande coisa. "Nunca pensei nisso como um problema", disse Apu.
Em 2008, quando Apu era criança, Bangladesh introduziu um documento de identidade nacional para todos os adultos e o banco de dados exigia uma impressão digital.
Funcionários confusos não sabiam se deviam emitir um cartão para o pai de Apu, Amal Sarker. Finalmente, ele recebeu um cartão com o selo "SEM IMPRESSÃO DIGITAL".
Em 2010, as impressões digitais tornaram-se obrigatórias para passaportes e permissões para dirigir.
Após várias tentativas, Amal conseguiu obter um passaporte mostrando um atestado de uma junta médica. Ele nunca o usou, em parte porque teme que haja problemas no aeroporto. E embora andar de motocicleta seja essencial para seu trabalho como fazendeiro, ele nunca obteve permissão para dirigir.
"Paguei a taxa, passei no exame, mas não me deram a licença porque não puderam colher minha impressão digital", explica.