CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sábado, 12 de dezembro de 2020

Eclipse solar total: saiba onde e quando poderá ser visto o fenômeno de 14 de dezembro no Brasil

 

Na segunda-feira, dia 14 de dezembro, haverá um daqueles eventos que só os mais sortudos poderão observar ao vivo.

É um eclipse solar que pode ser visto parcialmente em vários países da América do Sul, como o Brasil, e outras regiões do mundo. Mas que poderá ser visto em sua totalidade em pontos do Chile e da Argentina.

Por 24 minutos, a lua nova vai passar sobre a face do Sol e cobri-lo completamente por pouco mais de dois minutos, explica a astrônoma Tania de Sales Marques, do Observatório Real de Greenwich, em Londres, Reino Unido.

O chamado caminho da Lua faz com que o dia se transforme em noite por alguns minutos.

O professor do departamento de astronomia do IAG, da USP, Roberto Costa disse à BBC News Brasil que no Brasil só será possível visualizar o fenômeno de maneira parcial.

“No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela Lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno dos 40%”, afirmou.

Fátima vai fatiar salário e só anunciar dia 15 janeiro atrazados

 

Durante a audiência do Governo do RN com o Fórum dos Servidores a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que o restante do 13º (60%) será  pago de forma fatiada.

No dia 23 de dezembro será pago para quem recebe até R$ 2 mil bruto para ativos e inativos. Os servidores dos órgãos com arrecadação própria recebem nesta data independente do valor

Já os demais servidores do Governo do RN receberão apenas no dia 5 de janeiro.

Governo prometeu anunciar até ofinal de dezembro o calendário de pagamento de 2021.

Ficou acertado que haverá uma nova reunião entre os dias 5 e 15 de janeiro para anunciar o pagamento dos atrasados.

Blogue do Barreto

Após ação do MPRN, Justiça suspende show da banda Calcinha Preta em Mossoró (RN)

CALCINHA PRETA

Após o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizar uma ação civil pública com o objetivo de combater a propagação do Coronavírus em aglomerações, a Justiça potiguar determinou a suspensão de uma festa que seria realizada neste sábado (12), em Mossoró (RN). O show de forró teria apresentações musicais de Calcinha Preta, Flávio e Pizada Quente e Bonde do Brasil.

Covid-19: Registro de 672 óbitos nas últimas 24h no Brasil

 

COVID-19

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (11):

– Registro de 672 óbitos nas últimas 24h, totalizando 180.437 mortes;

– Foram 54.428 novos casos de coronavírus registrados, no total 6.836.227 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 5.954.745, com o registro de mais 22.968 pacientes curados. Outros 701.045 pacientes estão em acompanhamento.

Decisões judiciais contra Decretos: Juiz autoriza consumo de álcool em bares em Minas Gerais

 

Uma decisão judicial autorizou o consumo de bebida alcoólica em bares e restaurantes de Belo Horizonte, proibida desde segunda-feira (7) por decreto municipal. A informação é da Rádio Itatiaia.

A decisão foi assinada na tarde desta sexta (11) pelo juiz Maurício Leitão Linhares, da 1ª Vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal, em resposta a pedido da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

O juiz condicionou o consumo das bebidas à observância de protocolos sanitários.

Depois de perder 5 milhões na compra de respiradores, Fatima vai gastar mais de 1 milhão para viabilizar compra de vacina não aprovada

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou nesta sexta-feira (11) que o estado já assinou um protocolo de intenções com o Instituto Butantan, para aquisição da vacina CoronaVac – o imunizante ainda não foi aprovado pela Anvisa. 

Fátima já autorizou a compra de equipamentos mesmo com o impasse se a vacina será liberada no Brasil.

A governadora já deu um prejuízo de 5 milhões de reais na compra de respiradores que nunca chegaram e interlocutores dizem ser precipitado esse tipo de gasto agora, tendo em vista que o governo federal deverá suprir qualquer demanda no plano nacional de vacinação

 

Após 10 meses de Pandemia, Itália libera uso de Hidroxicloroquina no tratamento precoce da Covid-19

 

Segundo publicação de um dos maiores jornais da Itália, a hidroxicloroquina passou a ser liberado para tratamento do Covid-19.

O medicamento agora pode ser usada como terapia para Covid-19, mediante prescrição de um médico e em qualquer caso, conforme exigido pelas autoridades de saúde do governo, sem reembolso pelo Serviço Nacional de Saúde. Todos os detalhes legais encontram-se no Despacho do Conselho de Estado nº 7097/2020 publicado hoje (11) pela manhã.

A AIFA – órgão máximo sanitário na Itália – havia emitido nota em 22 de julho proibindo os médicos de prescrever o medicamento. Entretanto, um grupo de clínicos gerais entrou com um recurso contra a medida considerada “irracional” dizendo não haver sequer motivos legais que justificassem a proibição de médicos prescreverem um medicamento já utilizado há tempos no tratamento de outras doenças.

 

Os aproveitadores das Dispensas de Licitações

Tirando o braço da seringa, o Secretário de Saúde do Estado do RN, Cipriano Maia e a sua adjunta Maura Sobreira, deixaram a cargo da Diretora Geral do Hospital Deoclécio Marques de Lucena, Maria José de Pontes, a famigerada Dispensa de Licitação no valor de R$ 816.979,93, beneficiando a empresa Philips Medical Systems Ltda, visando a aquisição de peças e serviços de mão de obra para consertar o Tomógrafo da Unidade Hospitalar.

Parece brincadeira, mas não é.

 

Por Robson Pires