CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Taxa de investimentos em 2015 é revista a 17,8% do PIB, diz IBGE


 

A taxa de investimentos de 2015 ficou em 17,8% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme o cálculo definitivo com base nas Contas Nacionais Anuais, divulgada nesta quinta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A estimativa anterior, com base nas Contas Nacionais Trimestrais, apontava taxa de investimento de 18,2% do PIB.

Cristiano de Almeida Martins, gerente de Contas Nacionais do IBGE, destacou que a taxa de investimento teve elevação de 2006 a 2014. No fim do período, chegou à casa de 20%.

Sesed assina convênio para videomonitoramento em Caraúbas


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) assina, nesta quinta-feira (9), um convênio com a Câmera de Dirigentes Lojistas de Caraúbas (CDL Caraúbas) e a Prefeitura Municipal de Caraúbas para a criação de um sistema de monitoramento de vídeo na cidade. O evento acontece às 19h, no auditório da Prefeitura.
Denominada de ‘Caraúbas Vigilante’, a iniciativa irá utilizar as câmeras de vigilância já existentes no município para apoiar as polícias militar e civil no combate ao crime. “O monitoramento será por demanda, que consiste em cadastrar as câmeras que já existem no comércio da cidade, em uma rede interligada com a Polícia Militar. Essas imagens vão para uma Central de Monitoramento, onde poderão ser acessadas ao vivo ou por armazenamento de arquivos”, destacou o tenente-coronel Kleber Macedo, coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Com essa tecnologia, os policiais poderão acompanhar em tempo real a situação dos principais pontos da cidade, o que irá facilitar para impedir que crimes aconteçam e também auxiliar nas investigações.
O comerciante da cidade que tiver interesse em cadastrar sua câmera no sistema, basta procurar a sede do CDL em Caraúbas, que fica localizada na rua Osório Fernandes Pimenta, número 79, no Centro.

Senado aprova medida provisória que reformula o Fies

 Resultado de imagem para Senado aprova medida provisória que reformula o Fies

O Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a medida provisória (MP) que reformula as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa de crédito para os estudantes de cursos superiores.
As novas regras do programa de crédito valerão para os contratos fechados a partir de 2018.

Uma das principais novidades é que os financiamentos concedidos terão taxa de juros real igual a zero. Hoje, a taxa é de 6,5% ao ano.

Outra mudança é a que acaba com a carência de 18 meses após o término do curso para o estudante começar a pagar as parcelas do financiamento.

Câmara aprova fim da progressão de pena para quem matar policial

 Resultado de imagem para Câmara aprova fim da progressão de pena para quem matar policial

A Câmara Federal aprovou projeto de lei que abole a progressão de pena para quem matar ou ferir gravemente policiais e outros agentes de segurança.

O projeto, que vai agora para o Senado, faz parte do pacote de medidas de segurança pública que tramita com urgência na Casa.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar da Segurança Pública, Alberto Fraga, o fim da progressão de pena valerá também para crimes contra cônjuges ou parentes dos policiais.

TCU recomenda paralisação de 11 obras de infraestrutura

Resultado de imagem para TCU recomenda paralisação de 11 obras de infraestrutura

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou ao Congresso Nacional a paralisação de 11 obras de infraestrutura, por conta de irregularidades graves encontradas em contratos firmados nesses empreendimentos.

Na área de transportes, as obras são a adequação da travessia urbana em Juazeiro, na Bahia, as obras de construção da BR-040/RJ (subida da Serra de Petrópolis) no Rio; os corredores de ônibus da Radial Leste – trecho 1 e trecho 2 em São Paulo; O BRT de Palmas, em Tocantins; e as obras de construção da BR-235/BA (km 282,0 a km 357,4) na Bahia.

O tribunal pede ainda a paralisação de obras em trechos do Canal do Sertão de Alagoas; da construção da fábrica de Hemoderivados e Biotecnologia em Pernambuco; da construção da Vila Olímpica de Parnaíba (PI); da construção do centro de processamento final de imunobiológicos no Rio; e da usina nuclear de Angra III, também no Rio.

Por lei, não cabe ao TCU determinar paralisações, mas recomendá-las ao Congresso, que faz a avaliação final. Essas recomendações fazem parte do levantamento Fiscobras 2017, que reuniu 94 auditorias feitas por auditores da corte de contas. Ao todo, foram analisados empreendimentos que somam R$ 26,2 bilhões. Segundo o TCU, seus apontamentos resultaram em economias de R$ 3,52 bilhões aos cofres públicos.

O Brasil pode explodir, avaliam militares

 Resultado de imagem para O Brasil pode explodir, avaliam militares
General do Exército ameaça "intervenção militar" se Judiciário "não solucionar o problema político"

Os comandantes militares temem que o Brasil possa explodir.

A Folha de São Paulo obteve a ata de uma reunião que eles tiveram na semana passada.
A ata diz:

“É preciso que o país construa o ambiente de tranquilidade necessário para prosseguir no esforço de superação das dificuldades econômicas, essencial para a defesa da soberania e dos interesses nacionais para que tenhamos um processo eleitoral tranquilo no próximo ano.”

De acordo com a reportagem, os comandantes militares avaliam que o Brasil corre o risco de “explodir” economicamente se não forem aprovadas reformas essenciais”.

Papa Francisco critica o uso de celulares na igreja durante a missa


O papa Francisco pediu nesta quarta-feira (8/11) aos fiéis – e também aos sacerdotes e bispos – que mantenham guardados seus celulares e deixem de tirar fotos durante a missa, “que não é um espetáculo”.

Durante sua audiência semanal ante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro no Vaticano, o pontífice recordou o momento durante a missa em que o papa diz “vamos elevar nosso coração”. “Ele não diz ‘vamos elevar o celular para tirar uma foto’. Não, isso é feio”, acrescentou.

Eventos culturais custeados com recursos públicos devem ter 20% de artistas locais

Resultado de imagem para festasb  culturAIS

A participação de artistas locais deverá obedecer ao mínimo de 20% em eventos culturais e artísticos custeados com recursos públicos. Projeto (PL nº 2.063/2014) com este objetivo foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã desta terça-feira (7).

“As expressões culturais locais devem ser valorizadas e reconhecidas, em especial quando o financiamento for feito com recursos arrecadados no DF”, argumentou o autor, deputado Joe Valle (PDT).