CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 15 de junho de 2020

“O verdadeiro Pacto pela Vida que o Governo do RN deveria fazer não está fazendo“, afirma Álvaro em coletiva

O prefeito Álvaro Dias afirmou em coletiva à imprensa que vai marcar uma audiência com a governadora Fátima Bezerra para sugerir ações no Coronavírus.
“O Governo do RN está fazendo uma operação que denomina de Pacto pela Vida. Nada mais é do que fiscalizar e fechar algum comércio que esteja abrindo. O verdadeiro Pacto pela Vida que é abrir um Hospital de Campanha do Estado, fazer testagens em quantidade, dentre outras, o Governo não está fazendo”, afirmou o prefeito.

Por Heitor Gregório

Secretário de Saúde de Natal com Coronavírus

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, testou positivo para a Covid-19
Está bem. Em isolamento domiciliar. Sintomas leves.

43.959 óbitos por Covid-19 no Brasil; 627 óbitos nas últimas 24h

De acordo com a última atualização (sábado para domingo) da plataforma criada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil tem, até o momento, 43.959 mortes em decorrência do novo coronavírus e 888.271 casos confirmados da doença. Nas últimas 24h, foram registrados mais 627 óbitos e 20.647 diagnósticos positivos.
O Brasil é o segundo país do mundo em falecimentos e em registros de pessoas infectadas pela Covid-19, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 
Apesar do número crescente de casos, vários estados estão flexibilizando o isolamento social e reabrindo o comércio.

Recuperados da Covid-19 enfrentaram apagão e têm pesadelos

Perder o controle sobre a própria vida, ver a morte de perto e não contar consigo mesmo nem para respirar são alguns dos traumas pelos quais passam aqueles que acabaram internados por causa do coronavírus. Quem foi e voltou carrega consigo a vitória sobre a doença, mas também marcas profundas da batalha.
A família reunida na porta do Hospital Emílio Ribas (zona oeste), no último dia 5, fez a cozinheira Janekelle Oliveira Santos, 43 , distribuir e receber abraços como não fazia havia mais de um mês. Ela passou 42 dias internada por causa do coronavírus, 25 deles intubada. “Não lembro de nada de quando estava intubada. Só sonhava, todos os dias. Que estava viajando, que estava na minha casa. Nunca deixei de ter os sonhos”, afirma.

Diretórios partidários deixam de prestar contas

A menos quatro em cada dez diretórios de partidos políticos espalhados pelo País não explicaram à Justiça Eleitoral como gastaram o dinheiro público que receberam nos últimos anos. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, em 2017, das mais de 100 mil unidades das legendas em cidades e nos Estados, 41,5 mil (41,3% do total) não apresentaram qualquer prestação de contas. O número foi ainda maior no ano seguinte, quando 50,5 mil (50,7%) órgãos partidários ignoraram a obrigação.
Os partidos políticos são financiados com recursos do Fundo Partidário, mesada paga com dinheiro público para gastos como aluguel de sede, salário de funcionários e também nas campanhas eleitorais. Neste ano, o fundo deverá distribuir um total de R$ 959 milhões às 33 legendas atualmente registradas no País – cabe ao comando nacional de cada uma definir a quantia que destinará aos seus diretórios.

Estado terá que pagar diferenças remuneratórias a servidora em desvio de função

A Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN manteve a condenação do Estado do Rio Grande do Norte ao pagamento de diferenças remuneratórias para uma servidora que estava realizando suas atividades em desvio de função.
Conforme a sentença recorrida, originária da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, a demandante possui o cargo de agente governamental, mas estava realizando as atividades de nível superior referentes ao cargo de gestora governamental desde fevereiro de 2011.
Em seu recurso de Apelação, o Estado alegou que as atividades exercidas pela servidora, mesmo não sendo próprias do cargo público são “compatíveis com a gratificação que percebe, o que não caracteriza desvio de função”.

Isolamento social fica abaixo dos 50% durante o feriadão no RN


O Rio Grande do Norte não conseguiu superar a marca de 50% de isolamento social durante o feriadão. Entre a quinta-feira (11) e o sábado (13), a taxa caiu de 49,9% para 39,75%, respectivamente, segundo levantamento da empresa de tecnologia In Loco.
O feriadão foi marcado pela antecipação para a sexta-feira (12) do feriado dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, que aconteceria apenas em outubro. Neste dia, o isolamento no Rio Grande do Norte atingiu a marca de 41,9% no índice de isolamento social.
Com os resultados dos três dias, o Estado ficou abaixo da meta ideal de 60% pretendida pelo governo estadual. O aumento do isolamento está relacionado com a tentativa das autoridades em saúde para reduzir a curva de contágio entre os potiguares.

Imunidade de curados de covid é incerta e datas como Réveillon e o Carnaval de 2021 devem ser afetadas, diz presidente do Albert Einstein

Iimunidade de quem fica curado da covid-19 é incerta, segundo o presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner. A ciência ainda não tem a resposta sobre o grau proteção de indivíduos que desenvolvem anticorpos para essa doença.
Por essa razão, explica Sidney Klajner, será necessário manter os hábitos mais rígidos de higiene que foram disseminados durante a pandemia do coronavírus. Também será preciso praticar isolamento social nas localidades em que os casos de contaminação sigam em expansão.
Para Klajner (pronuncia-se “Klái-ner”), que tem 52 anos e é cirurgião do aparelho digestivo e coloproctologista, só haverá vacinas contra a covid-19 em massa ao logo do 1º semestre de 2021.
O Einstein foi o 1º hospital a registrar oficialmente casos de covid-19 no Brasil. O presidente da instituição relata que não há ainda como dizer qual é o padrão de imunidade que se manifesta em diversas pessoas que se recuperam depois da infecção pelo coronavírus.
Depois da cura, há pessoas que têm imunidade em até 45 dias. Mas outros indivíduos se curam sem desenvolver esse anticorpo, chamado de IGG (imunoglobulinas classe G).