CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Arroz sobe mais e inflação de outubro é a maior desde 2002

O IBGE divulgou há pouco que o IPCA, índice oficial de inflação, ficou em 0,86% em outubro, acima das previsões do mercado.

É o maior valor para o mês desde 2002.

Em setembro, o indicador havia avançado 0,64%. Em 2020, a carestia acumula alta de 2,22%. Nos últimos 12 meses, o salto é de 3,92%.

Valeu, Fux! Ministro retira de pauta a imposição de Ideologia de Genero nas escolas pelo PSol

 

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou da pauta de julgamento do dia 11 de novembro a ação do PSOL que pretende impor a ideologia de gênero às escolas. Impetrada pelo PSOL, a ADI 5.668 quer, entre outras coisas, banheiros comuns, uso do nome social, aprovação do namoro entre menores de idade do mesmo sexo, aulas sobre teorias de gênero, etc.

Pau dos Ferros: Leonardo Rêgo continua entregando investimentos municipais durante campanha em desrespeito à lei eleitoral

O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo(DEM), candidato à reeleição, continua entregando obras, desrespeitando a legislação eleitoral que veda condutas a políticos e agentes públicos em virtude das eleições. Além de usar bottom de campanha em entrega oficial de obra, o gestor municipal também entregou veículo Zero KM para munícipes que realizam tratamento de saúde fora da cidade.

“Causa perplexidade essa afronta destemida à legislacao eleitoral. Esses atos, divulgados sem qualquer receio nas próprias redes sociais do candidato, deviam causar repulsa do eleitor que vê que investimentos só acontecem agora em busca da reeleição. Precisamos de trabalho efetivo nos quatro anos de gestão e faremos isso com nossa vitória e início de nosso trabalho em 2021”, diz a candidata da coligação “O poder é do povo”, Marianna Almeida (PSD).

TRE-RN mantém indeferimento da candidatura do prefeito de Passa e Fica e não tem mais como substituir


Na sessão de julgamentos desta quinta-feira, 4, a corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) manteve a decisão da 12ª Zona Eleitoral de Nova Cruz ao julgar um recurso do prefeito da cidade de Passa e Fica, Celú Lisboa (PSB), que teve a candidatura à reeleição indeferida.

O Desembargador Claudio Santos e os juízes Carlos Wagner, Ricardo Tinoco e Geraldo Mota divergiram do relator, negando o recurso. Foram vencidos o relator do processo, juiz Fernando Jales, e a juíza Adriana Magalhães.

Os magistrados indeferiram a candidatura do gestor municipal por ele estar enquadrado nos termos do artigo 1º, inciso I, alínea “L” da Lei Complementar 64/90, a Lei da Ficha Limpa.

1.217 municípios poderão sumir do mapa do Brasil

 

Um ponto polêmico presente na proposta do Pacto Federativo, proposto pelo governo federal, compreende a ideia de extinguir municípios para desafogar os orçamentos de estados e municípios. A ideia que matuta na cabeça do ministro da Economia, Paulo Guedes, envolve a união de municípios com menos de 5 mil habitantes e ostensivamente dependentes de repasses da União. Segundo um levantamento do site Virtu News, o Brasil tem 1.217 municípios que poderiam deixar de existir até 2025.

A redução representaria o fim de 2.434 cargos de prefeito e vice-prefeito, além de uma redução nos números de vereadores – seriam extintos quase 11 mil cargos, dos quase 55 mil hoje no país como um todo – e de funcionários municipais (mais de 30 mil cargos seriam fechados). Essas cidades têm em comum a baixa população e a baixa arrecadação de impostos próprios, responsáveis por menos de 10% da receita total.

Continue lendo

Guamaré (RN): Registro da candidatura de Mozaniel pode ser cassado


O Ministério Público Eleitoral através da Promotoria de Justiça da 30 zona eleitoral da comarca de Macau (RN) pede para justiça investigar possível fraude em documentação enviada a Justiça pelo candidato a Prefeito de Guamaré (RN) Mozaniel Rodrigues.

De acordo com o MP, Mozaniel teve seu registro deferido com base em liminar, uma vez que foi condenado pela corte de contas do Estado (TCE- RN), irregularidade essa que impede a candidatura ao cargo de prefeito. Essa liminar foi deferida (unicamente) devido a uma declaração emitida por um cabo eleitoral do candidato, conforme descobriu a Promotoria de Justiça.

No dia 21 de Outubro de 2020, o Ministério Público pediu para ingressar no processo sob a relatoria do juiz Madson Ottoni de Almeida Rodrigues, devendo levar ao conhecimento desse Magistrado a possível fraude apontada pelo promotor eleitoral. Assim, a qualquer momento a liminar pode ser cassada, juntamente com o registro do candidato.

Spray nasal evita infecção por Covid-19 em furões, diz estudo

Boa notícia: um spray nasal que bloqueia a absorção do vírus da Covid-19 protegeu completamente os “furões” nos quais foi testado, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (5) por uma equipe internacional liderada por cientistas da Universidade Columbia, informa o New York Times.

Os furões (“ferrets” em inglês) são animais domésticos da mesma família das doninhas. Eles são tradicionalmente usados por cientistas que estudam gripe e outras doenças respiratórias porque podem pegar vírus pelo nariz de um modo muito semelhante ao dos humanos.

Que lei é essa? É uma bagunça!

As nossas leis são aceleração para... Eanes A. de Souza

As eleições deste ano terão uma novidade em relação às anteriores: a mudança ocorre na forma de se divulgar os votos a candidatos sob judice, ou seja, que aguardam resposta definitiva da Justiça Eleitoral sobre a validade da candidatura.

A divulgação vai incluir, no pleito de 2020, os votos em candidatos indeferidos com recurso, aqueles sobre os quais a situação ainda pode ser alterada. No entanto, para estes candidatos, haverá uma marcação esclarecendo que os votos não são considerados válidos.

Trump: com os votos válidos, “eu ganho com facilidade”

Donald Trump disse na sala de imprensa da Casa Branca que “com os votos válidos, eu ganho com facilidade”.

“Com os votos inválidos, eles podem tentar roubar a eleição da gente”, disse o presidente.

Biden vira sobre Trump e passa a liderar na Geórgia

O candidato democrata Joe Biden virou sobre o republicano Donald Trump na manhã desta sexta-feira (6) na Geórgia, um dos estados decisivos para a eleição dos Estados Unidos, e agora está mais perto da Casa Branca.

Se vencer no estado, Biden terá votos suficientes no Colégio Eleitoral para ser eleito o 46º presidente dos EUA. O democrata tem no momento 264 delegados e, com os 16 da Geórgia, chegaria a 280 — dez a mais que o necessário para vencer a eleição.

Para Trump, o caminho é mais difícil. Ele tem 214 votos no Colégio Eleitoral e agora precisa virar de novo na Geórgia, passar Biden em Nevada e vencer na Carolina do Norte e na Pensilvânia, onde está liderando. Assim, chegaria 271 — um a mais que o necessário.