CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 29 de março de 2021

Bloqueio de vencimentos de cliente gera condenação a banco no RN

 banco do brasil e1545596804125 Bloqueio de vencimentos de cliente gera condenação a banco no RN

A 1ª Câmara Cível do TJRN manteve a sentença proferida pelo Juízo de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Natal (RN), que, nos autos da Ação Ordinária de Obrigação de Fazer, Danos Morais com pedido de Tutela Antecipada (nº 0801239-16.2017.8.20.5001) ajuizada por uma então usuária dos serviços do Banco do Brasil julgou procedente o pedido da cliente para declarar a nulidade das cláusulas que fixam as taxas de juros aplicadas nos contratos firmados e a redução para o limite da taxa média de mercado, correspondente ao dobro da Taxa Selic vigente à época dos ajustes.

A sentença, mantida pelo órgão julgador do TJRN, também reconheceu a nulidade das cláusulas que permitem a exigibilidade e o recebimento dos empréstimos de antecipação de 13° salário através do desconto de valor superior ao limite de 30% da verba salarial mensal recebida pela parte autora ou de outro valor que esta tenha em conta bancária.

“Pelo que reconheço a obrigação do banco réu restituir, de forma dobrada, o valor que foi descontado na conta da autora em montante superior a esse limite de 30%, o qual deverá ser devidamente corrigido pela tabela da Justiça Federal e juros de mora em 1% ao mês, contados da data do desconto”, definiu a sentença, destacada pela relatoria do voto na Câmara, a qual enfatizou o pagamento a título de danos morais, a quantia de R$ 5 mil, acrescida de juros.

O órgão julgador ainda destacou que o banco, por estar inserido no conceito de prestador de serviço, também é responsável objetivamente pelos prejuízos e danos causados ao consumidor. “Logo, basta que se comprove o nexo causal entre o ato perpetrado pela empresa-Ré e o consequente dano oriundo desta conduta para que surja o dever de indenizar o lesado, sem que seja necessária qualquer investigação acerca do elemento culpa”, esclarece o voto.

Agências do INSS não abrirão onde feriados foram antecipados

dfshbsh Agências do INSS não abrirão onde feriados foram antecipados

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não abrirão nas cidades em que os governos locais anteciparam feriados e pontos facultativos, como medida de combate à pandemia. A portaria prevendo a medida foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (29).

Em nota publicada na sexta-feira (26), o instituto informou que suspenderia o atendimento presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro até 1º de abril, seguindo os decretos locais de antecipação de feriados.

O instituto informou também que está entrando em contato com os segurados que tinham atendimento agendados para o período, para reagendar o horário. No entanto, alerta que alguns contatos podem ser inviabilizados devido a desatualizações nos cadastros: “Caso não receba nenhuma ligação do instituto, o segurado que possui horário agendado de 26 de março a 1º de abril deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento. O INSS orienta os segurados a não se dirigirem às agências durante esse período”.

Se ‘oriente” Fátima Bezerra,: Vacine os policiais que estão nas ruas todos os dias

policia essencial Se 'oriente" Fátima Bezerra

Será que a Governadora “desorientada” do RN Fátima Bezerra vai priorizar primeiro os encarcerados para imunização e somente depois os policiais?

Se isso acontecer é o fim do mundo mesmo.

A Associação dos Delegados de Polícia do RN (Adepol/RN), o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do RN (Sinpol/RN) e a Associação dos Escrivães de Polícia do RN (Assesp/RN) enviaram um ofício à governadora Fátima Bezerra na última sexta-feira (26) solicitando o reposicionamento dos polícias na lista de ordem de pessoas a serem vacinadas contra o Coronavírus.

Butantan entrega mais de 5 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

vacina coronavirus Butantan entrega mais de 5 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

O Instituto Butantan entregou, na manhã desta segunda-feira (29), a maior quantidade de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde. Foram distribuídas mais de 5 milhões de doses do imunizante que integrarão o Plano Nacional de Imunização (PNI) do governo federal.

Desde o início da produção da vacina, em 17 de janeiro, o Butantan já distribuiu 32,8 milhões de doses e estima-se que ao final de abril esta quantidade seja de 46 milhões.

O governador de São Paulo, João Doria, e o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, acompanharam a liberação do imunizante na sede do Instituto. O responsável pela pasta disse em entrevista coletiva que o instituto receberá novo lote de insumos vindo da China entre os dias 6 e 8 de abril.

Enxurrada de nomes para as eleições de 2022 no RN

Começa a aparecer uma enxurrada de nomes e convites para candidatos ao Governo e ao Senado nas eleições de 2022.

Como: Rogério Marinho, Fábio Faria, Álvaro Dias, Ezequiel Ferreira, José Agripino, Carlos Eduardo Alves, Garibaldi Alves Filho, Marcelo Alecrim, Fábio Dantas, Rosalba Ciarlini, Luiz Barcelos e outros.

Uns negam veementemente. Outros, ficam em cima do muro e os mais afoitos diz que topa. Há aqueles que fala que o projeto é outro.

E assim vai.

Do lado de lá só Fátima Bezerra e Jean-Paul Prates são candidatos declarados à reeleição.

Por Robson Pires

Contra o governo baiano e contra o lockdown, Morre PM baleado por colegas após " possivel" surto psicótico no Farol da Barra(BA)

Morre PM que 'surtou' e disparou tiros de fuzil para cima na região do Farol  da Barra, diz SSP-BA -

Fizeram mais um "mártir" defendendo o trabalhador contra medidas do governo petista da Bahia:    "Eu não vou deixar, eu não vou permitir, que viole a dignidade e honra do trabalhador".

O policial militar Wesley Soares Goés morreu, na noite desse domingo, 28, após ser baleado durante um surto psicótico no bairro da Barra, em Salvador (BA). O soldado, lotado na 72ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Itacaré, no sul do estado, disparou em direção aos policiais e, em seguida, foi alvejado. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por procedimento cirúrgico, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a ocorrência se iniciou às 14h, quando o militar chegou armado com fuzil e pistola, na Barra. Sofrendo um suposto surto psicótico, o soldado chegou ao local após perseguição policial e invadiu o gramado em frente ao Farol. Após descer do veículo, ele começou a dar tiros para cima. 

Salvador – PM sob surto psicótico é baleado após atirar contra barreira  policial na Barra – Calila Noticias

Ainda conforme a pasta, às 18h35, o militar inicou uma contagem e disparou com um fuzil calibre 5,56, durante as negociações. Ferido por pelo menos 10 tiros, o agente foi cercado por agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), sendo encaminhado, posteriormente, ao HGE.

 Na ação, filmada por jornalistas e moradores da Barra, foram ouvidos mais de 20 disparos.

Em vídeo gravado no local do ocorrido, o deputado estadual Marco Prisco (PSC) acusou o policiais de terem assassinado o colega de farda.

“Mataram um policial, mataram um trabalhador. Até quando vocês vão aceitar isso? Mataram um policial, a hora de parar é agora. Eu convoco vocês. Estou pedindo pela o amor de Deus. Mataram um trabalhador, um pai de família, todo mundo viu. O cara foi assassinado. Quando é vagabundo, a gente se joga na frente, como aconteceu na orla. Não é dessa forma”.

 

Ficará na história por ter tido a coragem de levantar a voz a favor dos mais humildes, do trabalhador, contra um governo que estava sufocando os trabalhadores e empresários.

 

Navio encalhado no Canal de Suez volta a flutuar após seis dias

Screenshot 20210329 074526 Samsung Internet Navio encalhado no Canal de Suez volta a flutuar após seis dias

O cargueiro Ever Given, que está encalhado e bloqueia o Canal de Suez, no Egito, voltou a flutuar parcialmente nesta segunda-feira (29/3), segundo a Inchcape Shipping Services, um provedor global de serviços marítimos.

De acordo com a Inchape, o navio de contêineres voltou a flutuar às 4h30 do horário local (23h30 no horário de Brasília). A embarcação havia se movido no sábado (27/3), mas não o suficiente.

Os responsáveis pela operação que visa liberar a via estratégica que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo esperam que o canal seja liberado já no início desta semana.

Vídeo publicado nas redes sociais indicou que o navio girou, abrindo espaço no canal, segundo a agência Reuters. Outras imagens mostravam comemoração e buzinas vindas dos navios que trabalha na operação para desencalhar o cargueiro.

O Ever Given, operado pela empresa Evergreen, tem 400 metros e pesa mais de 200 mil toneladas. O cargueiro está encalhado na diagonal, na parte sul do canal, após fortes ventos e uma tempestade de areia na região atingirem o navio, na última terça-feira (23/3).

Presidente do Senado defende definição de mandato para ministros do STF

 Presidente do Senado Rodrigo Pacheco DEM MG Foto Waldemir BarretoAgencia Senado 1140x570 1 Presidente do Senado defende definição de mandato para ministros do STF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, revelou ao senador Jorge Kajuru (Cid-GO), durante entrega do pedido de análise do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, que é favorável à fixação de mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal. Sinalizou ainda que o Senado deve aprovar norma dificultando o exame de processos penais no STF, que para ele deve se ater a questões constitucionais.

Tramitam no Senado projetos que alteram forma de escolha de ministros e fixam mandato de até 10 anos. Um deles é do senador Lasier Martins.

Rodrigo Pacheco deixou claro que não vai engavetar a proposta de Kajuru, que inclui a criação da pretendida CPI da Lava Toga.

O abaixo-assinado, criado pelo comentarista Caio Coppola, acumulou 2,65 milhões de assinaturas até o momento da sua entrega.

Para salvar vidas e a economia, Bolsonaro garante antecipação do 13º salário


 

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) receberão o 13º salário de forma antecipada pelo segundo ano consecutivo. 

A boa notícia foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro e confirmada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, após a aprovação do Orçamento 2021 pelo Congresso Nacional na última quinta-feira (25). Parcelas podem ser pagas abril e maio.

Reflexão: para que serve armas? Basta apenas reduzir a qualidade da educação...

OPINIÃO: Não, não é necessário usar bombas atômicas, mísseis, rifles, fuzis e rajadas de metralhadoras contra o povo. existe a guerra silenciosa que mata tanto na educação como na saúde, na ciência. O invisivel que penetra em nossas entranhas fazem a guerra e nos mata lentamente, asfixiado. Editam regras, só temos que obedecer. Cmo é o caso da OMS e ONU. Somos escravos da morte em plena pandemia... 

ReporterGM'7 * Gilmar Marques - Caraúbas/RN.


 

Anvisa pede mais dados da Versamune, vacina de consórcio da USP

 fermentacao Anvisa pede mais dados da Versamune, vacina de consórcio da USP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou mais informações a um grupo de pesquisadores de Ribeirão Preto (SP) para analisar o pedido de autorização para testes clínicos em humanos da Versamune®-CoV-2FC, potencial candidata à vacina brasileira, financiada pelo governo federal.

Segundo a Anvisa, as exigências não suspendem a análise dos demais dados apresentados até agora.

De acordo com Helena Faccioli, CEO da Farmacore, empresa responsável pelo desenvolvimento do imunizante em parceria com a USP, os dados solicitados consistem em resultados de controle de qualidade dos insumos e dos testes pré-clínicos em fase de finalização nos relatórios.

“As exigências são exatamente os documentos que estavam programados para serem entregues e nas datas propostas”, informou, em nota.

Cai indice de morte no Brasil e registros apontam 1.656 óbitos e 44 mil casos nas últimas 24h

 


O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (28):

– O país registrou 1.656 óbitos nas últimas 24h, totalizando 312.206 mortes;

– Foram 44.326 novos casos de coronavírus registrados, no total 12.534.688 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 10.912.941, com o registro de mais 33.314 pacientes curados. Outros 1.309.541 pacientes estão em acompanhamento.

Natal (RN) é o epicentro do Covid-19 no RN

epicentro Natal (RN) é o epicentro do Covid-19 no RN 

Relatório apresentado pelo LAIS (Laboratório de Inovação Tecnológica da UFRN) informa que a Região Metropolitana de Natal (RN) “é o epicentro da Covid-19, no Rio Grande do Norte”.

De acordo com os dados, desde o início de 2021, 342 mortes causadas pelo vírus foram registradas na região, sendo 90 apenas depois do carnaval.

Segundo o estudo,  houve um aumento da taxa de transmissibilidade, o que pode ser associado a eventos que aconteceram no fim do ano, como o reveillon e o veraneio.

Roda Viva

RN contabiliza 14 óbitos por covid nas últimas 24h

covid 19 melhor das fotos 18 RN contabiliza 14 óbitos por covid nas últimas 24h

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (28). Foram mais 8 casos confirmados, totalizando 191.779. Até sábado (27) eram 191.771 infectados.

NOTA: A Sesap informa que em decorrência de instabilidades no sistema E-SUS VE não foi possível proceder com a extração de dados de novas notificações de casos confirmados nos dados parciais de hoje, assim como aconteceu também no sábado (27).

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.413 no total, sendo 14 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (06), Mossoró (03), Coronel João Pessoa (01), Parelhas (01), Extremoz (01), Tibau (01), Campo Redondo (01).

A Sesap ainda registrou outros 5 óbitos ocorridos após a confirmação de exame laboratorial (dos quais, 04 são do dia 26/03). Óbitos em investigação são 933.

Casos suspeitos somam 70.932 e descartados 405.735. Recuperados são 142.776.